J. Bras. Nefrol. 2008;30(3 suppl. 3):221-40.

Pôsteres – Enfermagem

PO001

Ocorrência de hipertensao arterial sistêmica (has) e espumúria nos indivíduos com alto índice de massa corpórea (imc): prenúncio de perda de funçao renal?

SOUZA KC(1); DE DEUS RB(2); CINTRA SM(2); LOPES TR(2); FERRAZ RR(1,2,3)

Universidade Bandeirante de Sao Paulo – UNIBAN(1)
GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(2)
Universidade Nove de Julho – UNINOVE(3)

INTRODUÇAO: A presença de um IMC acima da normalidade (aqui caracterizado como sendo > 24,9 kg/m2), associa-se com alteraçoes na saúde do indivíduo, podendo estar diretamente relacionada à causa e evoluçao da HAS (aqui caracterizada por valores > 120/80 mmHg). Esta, se nao tratada, pode se tornar um fator de difícil reversao e que pode conduzir o indivíduo a perda de funçao renal.
OBJETIVO: Identificar entre indivíduos com IMC > 25 kg/m2 a prevalência de HAS, além de alteraçoes urinárias observacionais indicativas de alteraçoes na funçao renal.
CASUISTICA E MÉTODO: 20 indivíduos com IMC acima da faixa da normalidade foram avaliados usando-se um questionário semi-dirigido e de livre interpretaçao como método de coleta de dados. Neste questionário coletaram-se dados antropométricos, idade e sexo, e ainda obteve-se a informaçao sobre a presença ou nao de hipertensao arterial e urina espumosa.
RESULTADOS: Foram avaliados 73 indivíduos. Destes, 20 estavam com IMC > 24,9 kg/m2 e apresentavam-se da seguinte maneira: 04 (20%) eram hipertensos e 07 (35%) relataram a presença de espumúria. Dos 53 indivíduos com IMC dentro da faixa de normalidade e que foram utilizados como grupo controle, apenas 08 (15%) apresentavam espumúria e nenhum apresentava HAS.
CONCLUSAO: Este trabalho vem ressaltar a importante relaçao entre aumento de IMC, HAS e espumúria. Vale acrescentar a necessidade da reduçao de peso como contribuinte para o melhor controle da HAS e, em conseqüência disso, garantir o bom desempenho das funçoes renais.


PO002

Utilizaçao da escala visual analógica para comparaçao entre homens e mulheres da intensidade da dor na vigência de cólica nefrética e após a instituiçao de tratamento

PORTO DS(1); CINTRA SM(2); LOPES TR(2); DE DEUS RB(2); FERRAZ RR(1,2)

Universidade Nove de Julho – UNINOVE(1)
GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(2)

INTRODUÇAO: Diversas escalas estao disponíveis para avaliaçao da intensidade da dor. Dentre elas, destacamos a visual analógica (Pimenta, 2000), que se baseia na classificaçao da dor em valores de intensidade que variam de 0 (nenhuma dor) a 10 (dor intensa), ou mesmo por uma escala de cores que vai do branco (nenhuma dor), passando pelo azul, verde, amarelo, laranja e, finalmente, o vermelho (dor intensa).
OBJETIVO: Avaliar a intensidade da dor de pacientes com cólica nefrética no momento da sua admissao no pronto socorro e após a instituiçao do tratamento farmacológico para alívio desta dor.
CASUISTICA E MÉTODO: Avaliados 15 pacientes (9F/6M), que deram entrada no pronto socorro com diagnóstico de cólica nefrética. Solicitou-se aos mesmos que avaliassem a intensidade da dor, baseando-se na escala visual analógica, na fase aguda e após tratamento farmacológico.
RESULTADOS: Quanto à idade, 13% dos indivíduos apresentavam entre 20-25 anos, 47% entre 26-31 anos, 13% entre 32-37 anos e 27% entre 38-44 anos. Em relaçao à classificaçao da intensidade da dor na fase aguda pelas mulheres, 11% atribuíram a esta dor a nota 8, 11% a nota 8,5, 11% a nota 9 e 67% a nota 10. Em relaçao aos homens, 17% atribuíram a nota 8,5, 17% a nota 9, 17% a nota 9,5 e 49% a nota 10. Após a instituiçao de terapia farmacológica para alívio da dor, pudemos observar que, em relaçao aos homens, 33% atribuíram à dor residual a nota 3, 17% a nota 2 e 50% a nota 0. Quanto às mulheres, 11% atribuíram a nota 9, 11% a nota 5, 11% a nota 1,5, 22% a nota 1 e 45% a nota 0.
CONCLUSOES: Embora realizado com uma amostra pequena de pacientes, demonstramos que, de acordo com a escala analógica de dor, os homens descreveram a dor na fase aguda como sendo de menor intensidade do que as mulheres. Ainda, após tratamento, os homens relataram um alívio mais efetivo. Acreditamos que a continuaçao deste estudo com um número maior de indivíduos poderá ajudar a elucidar se existem diferenças quanto à classificaçao da intensidade da dor da cólica nefrética entre homens e mulheres tanto na fase aguda quanto após a instituiçao de tratamento.


PO003

Caracterizaçao das alteraçoes urinárias associadas à formaçao de cálculos nos trabalhadores de áreas quentes e área fria de uma metalúrgica da grande Sao Paulo

SOUZA KC(1); DE DEUS RB(2); LOPES TR(2); CINTRA SM(2); FERRAZ RR(1,2,3)

Univrsidade Bandeirante de Sao Paulo – UNIBAN(1)
GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(2)
Universidade Nove de Julho – UNINOVE(3)

INTRODUÇAO: A literatura já demonstrou existir relaçao entre a temperatura ambiente e alteraçoes urinárias associadas com o desenvolvimento da litíase como, por exemplo, a reduçao do volume de urinário. Em indivíduos com sudorese elevada, situaçao comum naqueles que trabalham em áreas quentes, existe uma tendência para que suas urinas apresentem coloraçao amarelo-escura e odor característico.
OBJETIVO: Comparar, baseando-se em observaçoes, características urinárias que podem estar associadas a um maior risco de desenvolvimento de litíase entre indivíduos que trabalham em área quente (temperatura média entre 25-30oC) e área fria (temperatura média entre 18-24oC) de uma indústria metalúrgica da grande Sao Paulo.
CASUISTICA E MÉTODO: Avaliamos 78 trabalhadores por questionário dirigido com enfoque em características observacionais das suas urinas, além da coleta de dados antropométricos.
RESULTADOS: Dos 78 entrevistados, idade média de 32±8 anos (X±DP) e IMC<25 kg/m2, apenas 6 (8%) eram litiásicos. A coloraçao de suas urinas variou do amarelo claro ao amarelo escuro. Destes, 5 eliminaram cálculos espontaneamente e apenas um realizou litotripsia. Ainda, 5 destes indivíduos (83%) relataram ingestao hídrica menor que 2L/dia. Apenas 1 deles relatou a presença de odor urinário forte. Por fim, 5 indivíduos (83%) trabalhavam na área fria e apenas um na área quente. Dos 72 indivíduos nao-litiásicos (45F/35M, 32±8 anos), 16 (22%) trabalhavam na área quente, 36 (50%) na área fria e 16 (22%) na área com temperatura ambiente (média entre 20-22oC). Apenas 4 indivíduos (6%) trabalhavam em ambas as áreas. No geral, apenas 9 apresentavam IMC>25 kg/m2. A coloraçao de suas urinas variou de incolor ao amarelo escuro e 5 relataram a presença de cheiro forte ao urinar. Apenas 19 indivíduos relataram ingestao hídrica maior que 2L/dia.
CONCLUSOES: Os dados obtidos com este trabalho nao foram capazes de evidenciar associaçao entre a temperatura em que o indivíduo trabalha e alteraçoes urinárias observacionais associadas com a litogênese, nem mesmo uma maior prevalência de calculose.


PO004

Histórico familiar de calculose renal num grupo de indivíduos nao-litiásicos. uma questao de tempo para o aparecimento dos cálculos?

SOUZA KC(1); DE DEUS RB(2); LOPES TR(2); CINTRA SM(2); FERRAZ RR(1,2,3)

Universidade Bandeirante de Sao Paulo – UNIBAN(1)
GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(2)
Universidade Nove de Julho – UNINOVE(3)

INTRODUÇAO: É comentado na literatura a existência de uma maior prevalência da formaçao de cálculos urinários em indivíduos que possuem familiares litiásicos. Por isso, o histórico familiar de litíase é considerado um importante fator de risco para a litogênese e deve ser levado em consideraçao quando se busca prevenir a instalaçao de um episódio de cólica nefrética decorrente da formaçao do primeiro cálculo.
OBJETIVO: Verificar numa populaçao de nao-litiásicos a existência de indivíduos aparentados portadores de calculose urinária e procurar traçar um perfil daqueles que apresentam uma probabilidade maior de apresentar o primeiro episódio de cálculo, visando a realizaçao de trabalho preventivo.
CASUISTICA E MÉTODO: 10 indivíduos nao-litiásicos (10F/2M, 31±8 anos), mas com parentes de primeiro e segundo grau portadores de cálculos urinários, foram arrolados para o estudo. Destes, 04 (40%) apresentavam índice de massa corpórea (IMC) > 25 kg/m2, 09 (90%) relataram urina amarelo escura, e 09 (90%) relataram ingestao hídrica menor que 2L/dia. Ainda, 05 (50%) relataram pais litiásicos, 02 (20%) relataram a presença de litíase nos irmaos e 03 (30%) apresentaram litíase em sobrinhos ou tios. Avaliando paralelamente um grupo de 26 indivíduos nao litiásicos (14M/12F, 31±5 anos) sem relatos de litíase na família, 06 (23%) apresentaram IMC > 25 kg/m2, 23 (88%) relataram urina amarelo-escura e 22 (84%) relataram ingestao hídrica menor que 2L/dia.
CONCLUSOES: Estes dados, embora obtidos a partir da observaçao de uma pequena amostra populacional, evidenciam que indivíduos nao-litiásicos com parentes portadores de cálculos renais apresentam IMC maior do que aqueles que nao possuem histórico de litíase na família, ressaltando a possibilidade do alto peso corporal estar associado com aparecimento de cálculos e, por conseguinte, enfatizando a importância da reduçao do IMC como medida preventiva contra a calculogênese.


PO005

Hipertensao arterial sistêmica (HAS) e litíase urinária: existe predominância de acometimento por sexo?

SOUZA KC(1); DE DEUS RB(2); LOPES TR(2); CINTRA SM(2); FERRAZ RR(1,2,3)

Universidade Bandeirante de Sao Paulo – UNIBAN(1)
GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(2)
Universidade Nove de Julho – UNINOVE(3)

INTRODUÇAO: Está estabelecido na literatura que a prevalência de litíase em homens (12%) é o dobro da observada em mulheres (6%). Estudos nao relacionados a essa prevalência tem também levantado a hipótese de que exista algum tipo de relaçao entre a presença de hipertensao arterial sistêmica (HAS) e litíase urinária.
OBJETIVO: Baseando-se em dados obtidos através de entrevistas a uma pequena amostra populacional, buscamos encontrar alguma relaçao entre o sexo e a prevalência de HAS e calculose.
CASUISTICA E MÉTODO: 77 indivíduos, sendo 42 mulheres (33±9 anos, X±DP) e 35 homens (34±7 anos) participaram do estudo. Através de entrevista, os participantes foram questionados sobre a presença de HAS concomitante ou nao à presença de litíase urinária.
RESULTADOS: Entre os 35 homens do estudo, 01 (3%) apresentava-se com HAS e 01 (3%) com litíase urinária. Entre as 42 mulheres, 05 (12%) apresentaram HAS e 05 (12%) apresentaram litíase. Apenas uma dessas mulheres (3%) apresentou as duas patologias concomitantemente.
CONCLUSOES: Estes dados preliminares demonstraram que a prevalência de HAS e litíase em mulheres foi maior do que a prevalência nos homens. Estudos com uma amostra populacional maior poderao ajudar a descrever a real prevalência dessas duas patologias em ambos os sexos, e tentar elucidar se realmente existe algum tipo de relaçao entre estas duas condiçoes clínicas, já que essa questao nao pôde ser respondida com os dados observacionais obtidos com esta pesquisa.


PO006

Prevençao de doença renal: como estamos no momento e como podemos melhorar?

FERRAZ RR(1,2); LOPES TR(1); CINTRA SM(1); DE DEUS RB(1)

GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(1)
Universidade Nove de Julho UNINOVE(2)

INTRODUÇAO: A prevençao é amplamente difundida como sendo a melhor forma de se obter o controle de várias patologias em qualquer sistema do corpo, com tratamentos oportunos e eficazes. Uma das maneiras de difusao deste conhecimento é através de campanhas de conscientizaçao da populaçao. Atualmente, muito tem se comentado à respeito da prevençao das doenças renais. Infelizmente, as campanhas ainda atingem uma parcela reduzida da populaçao. Entre indivíduos enfronhados em conhecimentos da área de saúde, espera-se um comportamento melhor frente às campanhas que buscam esse tipo de prevençao.
OBJETIVO: Coletar dados e avaliar o nível de prevençao de doença renal que vem sendo adotado em uma populaçao mista composta por pessoas leigas e estudantes universitários.
RESULTADOS: Foram selecionados 82 indivíduos de ambos os sexos, sendo 55 mulheres e 27 homens com mediana de idade de 33 anos (mínimo: 16 e máximo: 61) e IMC 25 ± 4 kg/m2. Destes, 60 indivíduos (73,2%) eram leigos, enquanto 22 (26,8%) eram estudantes universitários. A populaçao contava com 16 (19,5%) esportistas e 66 (80,5%) sedentários. 26 indivíduos (31,7%) foram submetidos à dosagem da creatinina sérica. 74 indivíduos (90,2%) realizaram exame de urina I e, finalmente, 25 indivíduos (30,5%) realizaram ultrassonografia renal.
CONCLUSOES: Observamos que, na populaçao estudada, nao houve diferença entre compreensao da necessidade da prevençao entre leigos e universitários. Por isso, observamos a necessidade de melhorar e enfatizar o ensino de prevençao de doenças, em específico aquelas ligados aos rins, em carreiras universitárias ligadas à área da saúde, visando a criaçao de multiplicadores do conceito de prevenir.


PO007

Fé necessária ou necessidade do método científico? três relatos do olhar do renal crônico para sí mesmo: buscando o significado da hemodiálise

DE DEUS RB(1,2); ROSSI AC(2); FERRAZ RR(1); CINTRA SM(1); LOPES TR(1)

GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(1)
Nupsiq – Núcleo de Psicologia e Psiquiatria de Sao Paulo(2)

INTRODUÇAO: A palavra “Fé” vem da palavra grega pístis, que transmite a idéia de confiança e é sinônimo de acreditar, confiar. O método científico é um conjunto de regras bem estabelecidas para desenvolver uma tese, produzir e corrigir conhecimento. Consiste em juntar evidências observáveis e mensuráveis, os resultados sao documentados para que haja reprodutibilidade e usa-se da estatística para verificar a confiabilidade. A pessoa com IRC em hemodiálise convive com o fato de ter uma doença incurável, que a obriga a um tratamento contínuo e que pode provocar limitaçoes na sua vida. A vivência desta realidade é experimentada de formas distintas, como aumento incomensurável da fé pelo divino e pela cura, ou o oposto.
OBJETIVO: avaliar a fala de 3 pacientes sobre maneira de encarar a hemodiálise.
METODOLOGIA: Entrevistas semidirigidas de livre interpretaçao, com duraçao de 40 minutos e por 4 sessoes distintas.
RESULTADOS: Selecionamos 3 pacientes do sexo feminino, idade média de 38±7 anos, negras, do lar, casadas, com 2 filhos, um deles com idade até 11 anos, todas com etiologia de nefroesclerose hipertensiva. A média de tempo em hemodiálise foi de 3±0,4 anos (X±DP). Paciente 1 “sei que preciso conviver bem com a máquina, ela me mantém viva para que eu possa pedir a Deus que me tire dela…” ” toda noite rezo para os meus filhos nao precisarem disso, e também para que as máquinas fiquem mais modernas…” Pac 2 “gosto muito de vir aqui, acredito nas enfermeiras, elas sao muito boas com a gente… também acredito nos aparelhos, só Deus mesmo para agradecer a elas e as máquinas…” Pac 3 “sei que nao adianta rezar, mas peço a Deus que os médicos descubram a cura desta doença através das pesquisas…”.
CONCLUSAO: Em Hb 11-1: diz-se que a fé é a certeza de coisas que se espera a convicçao de fatos que nao se vêem. Podemos entender que existe uma mistura dos conceitos de fé e método científico; a fé existe até onde o conhecimento ainda nao chegou. É importante frisar que a fé é verdadeira, mas os conhecimentos adquiridos sao de suma importância e devem ser considerados, visto que sao os mantenedores racionais da vida.


PO008

A doença é crônica e incurável. morrem os desejos e as vontades? O luto!

DE DEUS RB(1,2); ROSSI AC(2); LOPES TR(1); FERRAZ RR(1); FLORIO L(2)

GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(1)
Nupsiq – Núcleo de Estudos em Psicologia e Psiquiatria(2)

INTRODUÇAO: O processo de luto é uma resposta natural que se apresenta após uma perda importante, e exige do indivíduo uma reorganizaçao interna e externa. A intensidade do impacto relaciona-se ao apego (Bowlby 1984). Bowlby (1985) e Parkes (1998), definem as seguintes fases do luto: entorpecimento, busca ou protesto, desespero e recuperaçao. Ainda, Walsh e McGoldrick (1991) nos permitem olhar em mais detalhes os diversos complicadores que podem estar associados à manifestaçao de uma doença grave. Por fim, Atti (1996) vê o luto como um processo de reaprendizagem ativa.
OBJETIVO: Mostrar a visao do paciente crônico frente à perda e o enlutamento.
METODOLOGIA: Entrevistas semidirigidas a 2 grupos: GI: composto por 21 indivíduos (14M/7F) portadores de doença crônica de caráter incurável (depressao maior e hipertensao arterial) e GII: com 13 indivíduos (8M/5F) portadores de doença renal crônica.
RESULTADOS: Idade do GI: 35 &#61617; 9 anos e do GII: 37 &#61617; 9 anos (X &#61617; DP). Respostas emocionais segundo (Stroebe 1993) e resiliência segundo (Bernard 1995): Conclusao: A perda de uma pessoa pode trazer sentimentos de revolta, culpa e nao-aceitaçao, principalmente quando súbita e traumática. Observamos o comportamento semelhante entre indivíduos com IRC vs. sem IRC, mostrando a aquiescência do luto e a resignaçao. A compreensao desses aspectos mostra a necessidade de se dispensar um especial cuidado no intuito de entender a resposta ao luto em pessoas cujo sistema imunológico pode estar comprometido, permitindo-nos também trabalhar com a possibilidade de que esses recursos importantes para a recuperaçao do enlutado poderao ser adquiridos com o tempo.


PO009

Estaria o esportista preocupado com a sua funçao renal? estudo comparativo com indivíduos sedentários

FERRAZ, RR(1,2); LOPES, TR(1); CINTRA, SM(1); DE DEUS, RB(1)

GEN Grupo de Estudos em Nefrologia(1)
Universidade Nove de Julho – Uninove(2)

INTRODUÇAO: A prática de esportes tem sido cada vez mais estimulada no intuito de se reduzir as conseqüências desagradáveis associadas principalmente às patologias cardiovasculares. Todavia, qualquer indivíduo que pretenda iniciar uma prática esportiva regularmente deve ter o seu estado de saúde avaliado, nao só em relaçao à capacidade cardiovascular, mas também em relaçao à saúde renal, uma vez que muitos deles fazem uso de “suplementos alimentares”.
OBJETIVO: Verificar se os indivíduos que praticam atividade física realizam ou nao propedêutica elementar para avaliaçao de funçao renal e compará-los a populaçao sedentária.
CASUISTICA E MÉTODO: Avaliados 82 indivíduos através da aplicaçao de questionário composto por perguntas dirigidas sobre a realizaçao ou nao de exames de avaliaçao da funçao renal e coleta de dados antropométricos.
RESULTADOS: Levando em consideraçao que esportistas praticam esportes com regularidade, mas nao sao atletas, levantamos os dados demonstrados na tabela.

CONCLUSOES: Estes dados sugerem que a populaçao de esportistas apresenta menor preocupaçao com a saúde renal comparados com indivíduos sedentários (dados corroborados pela baixa porcentagem de indivíduos que dosaram a creatinina sérica ou realizaram US), e este fato pode estar relacionado à descobertas tardias de disfunçao renal, que poderá dificultar o tratamento e interferir negativamente na adesao do paciente às terapias necessárias.


PO010

História de um paciente com insuficiência renal crônica (IRC) em hemodiálise (HD): a necessidade de assimilaçao, encorajamento e aceitaçao como pilares do tratamento

DE DEUS, RB(1,2); ROSSI, AC(2); FERRAZ, RR(1); CINTRA, SM(1); LOPES, TR(1); FLORIO, L(2)

GEN Grupo de estudos em Nefrologia (1)
Nupsiq Núcleo de estudos em psicologia e psiquiatria (2)

INTRODUÇAO: A condiçao crônica de saúde caracteriza-se por incorporar a doença à vida do paciente, e esta adaptaçao pode surgir em qualquer tempo (Trentini 1992). O portador de IRC é peculiar por estar envolvido com a máquina de diálise, que dele toma tempo (Gullo 2000). Os pacientes com IRC convivem muito tempo de suas vidas com a equipe de atendimento. Sendo assim, a adesao do paciente com IRC ao tratamento é fator crucial ao seu bem estar (Stork Silva 2002). Objetivo Analisar os significados da doença renal sob o ponto de vista de um paciente em HD há mais de 05 anos.
METODOLOGIA: entrevistas semidirigidas, com 50 minutos de duraçao, durante e após a sessao de HD em dias subseqüentes, somando 12 entrevistas, utilizando-se respostas objetivas e o discurso livre e observado. Dados de identificaçao: JOS, masculino, negro, 42 anos. Iniciou HD em 1999, acesso: cateter Schilley em subclávia direita – 03 sessoes/semana. A FAV foi feita 01 semana após iniciar HD. Etiologia: Nefroesclerose hipertensiva. Descoberta: “Bom, chegou a hora, fazer o que? Tenho de enfrentar… a enfermeira chegou, arrumou as coisas e o médico foi explicando, fez anestesia, nao conseguia mexer o pescoço; Fui para máquina, estava com dor no pescoço, nas costas, passei muito mal. Havia acabado de entrar em programa de hemodiálise… tudo é novo, conviver com a dor, com o cateter, com o medo, a angústia e a tristeza”. Medo: “Tinha medo que a máquina parasse, e isto aumentava meu medo… Falei “nao volto”… Mas sabia que nao viveria sem a máquina”. Auto-imagem: “Vao pensar que tenho doença ruim. Melhor se eu morresse de uma vez”. Equipe de atendimento: “os auxiliares sao amigos que conversam e brincam, participam de nossos medos, conhecem a nossa história”. Família: “Encontrei minha família preocupada comigo, o que me deixou feliz, pois eu sabia que nao estava sozinho. O meu filho vai algumas vezes comigo até a clínica”. Religiosidade: “No início, nao conseguia ir à igreja; mas com o tempo descobri a importância de Deus na minha vida”. Novos rumos: “E meu filho, como ficará se eu morrer? Nao quero morrer”.


PO011

Comparaçao entre realizaçao ou nao da dosagem de creatinina sangüínea e outros exames preditores da saúde renal em populaçao universitária de estudantes da área da saúde versus populaçao leiga

FERRAZ, RR(1,2); LOPES, TR(1); CINTRA, SM(1); DE DEUS, RB(1)

GEN Grupo de estudos em Nefrologia(1)
Universidade Nove de Julho -Disciplina de Sistema Urinário – Uninove (2)

INTRODUÇAO: O grande entrave à saúde pública no Brasil e no mundo é a falta de informaçao. Existe a necessidade da prevençao de doenças, sua descoberta precoce e o interesse do paciente, para que sejam instituídos os tratamentos adequados visando melhorar a qualidade de vida e a sobrevida, em especial para pacientes com algum grau de disfunçao renal.
OBJETIVO: Avaliar e comparar o conhecimento dos estudantes universitários e da populaçao leiga sobre a prevençao de doenças renais.
METODOLOGIA: Foi utilizado questionário semi-dirigido, de múltipla escolha e livre interpretaçao sobre a realizaçao de exames, além de levantamento de alguns dados antropométricos em ambas as populaçoes descritas.
RESULTADOS: A tabela mostra os dados dos dois grupos descritos, levando em consideraçao que foram considerados “leigos” aqueles indivíduos sem formaçao universitária.

CONCLUSOES: Observamos que a populaçao universitária, composta por alunos da área de saúde e que, teoricamente, deveriam ser informados sobre a importância da realizaçao de exames preventivos, nao se diferencia da populaçao leiga, levando-se em consideraçao o percentual de entrevistados que conhecem a necessidade da realizaçao de exames indicadores da funçao renal. Em suma, este trabalho, embora tenha sido realizado com uma pequena amostra populacional, evidenciou o grau de desinformaçao da populaçao total (universitários e leigos) sobre a importância da avaliaçao periódica da funçao renal como medida de saúde preventiva.


PO012

Características de crianças com baixo peso ao nascer: maior risco de infecçao e possibilidade de acometimento renal futuro

TERRA DL(1); LIMA MF(1); BRAGA C(1); DE DEUS RB(2); FERRAZ RR(1,2)

Universidade Nove de Julho – UNINOVE(1)
GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(2)

INTRODUÇAO: A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é um setor destinado ao atendimento de pacientes pediátricos graves. Na UTIN sao internados, principalmente, os recém-nascidos (RN) de baixo peso (< do que 2,5 kg), que correm risco de morte e necessitam de cuidados 24h por dia. Para que nao haja risco de acometimento, principalmente dos rins, sao importantes os levantamentos e o rastreamento de crianças que se encaixem neste padrao, visando estabelecer programas de prevençao.
OBJETIVO: Avaliar as características dos RN com baixo peso e quantificar a prevalência dos motivos de admissao destes em UTIN. Métodos: Os dados foram obtidos através da observaçao dos RN admitidos na UTIN de um Hospital Público de Sao Paulo, no período de 06 a 30/04/08.
RESULTADOS: Foram selecionadas 32 RN, sendo (54%M/46%F). Quanto às idades, 56% tinham 0 dias de vida, 28% tinham 2 dias e 16% entre 3 e 82 dias. Quanto ao peso, 9,4% apresentavam entre 0,4 e 1 kg, 22% entre 1 e 2 kg, 47% entre 2 e 3 kg, 22% com peso igual ou superior a 3 kg. Quanto à altura, 6% possuíam entre 20 e 30 cm, 3% entre 30 e 40 cm, 88% entre 40 e 50 cm e 3% com mais de 50 cm. Quanto à alta hospitalar, ocorreu apenas 3% de óbitos, 41% receberam alta e 56% permaneceram hospitalizados. Destes, 3,1% foram encaminhados para o programa “Mae Canguru”, 46% à UTI Neonatal e 50% à Unidade de Cuidados Intermediários. Quanto aos diagnósticos, 37% apresentaram Risco Infeccioso , 25% Baixo Peso, 25% Distúrbio Respiratório Pulmonar, 16% Hipoglicemia, 22% RN pré-termo, 19% Icterícia Neonatal e 9% outros achados atribuídos à infecçao.
CONCLUSOES: Observamos que os RN de baixo peso e os pré-termo estao mais susceptíveis ao risco infeccioso e ao distúrbio respiratório pulmonar. Seria prudente que as instituiçoes realizassem levantamentos periódicos dos motivos de admissao em UTIN, busca de alteraçao renal laboratorial e busca ativa de familiares com passado mórbido renal. Essas informaçoes estariam presentes no “cartao do RN”, a ser entregue junto à alta. Posteriormente, a mae levaria este cartao ao pediatra de acompanhamento, visando estabelecer metas de prevençao de doenças renais.


PO013

Serviço de saúde privado versus serviço público de saúde: existe diferença em relaçao à solicitaçao de exames diagnósticos para avaliaçao da funçao renal? Estudo de uma família

SILVA VL(1); BRAGA C(1); DE DEUS RB(2); FERRAZ RR(1,2)

Universidade Nove de Julho – UNINOVE(1)
GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(2)

INTRODUÇAO: No Brasil, o número de indivíduos que adquirem plano de saúde privado aumentou muito nos últimos anos. Isso se deve provavelmente a uma sobrecarga do serviço público e, muitas vezes, ao mau atendimento em algumas unidades. Dados observacionais de unidades da rede pública e privada têm sugerido existirem diferenças em relaçao ao número de indicaçoes de exames preventivos entre os dois tipos de serviço.
OBJETIVO: Comparar o número de indicaçoes para a realizaçao de exames de prevençao das doenças renais entre indivíduos que possuem plano de saúde privado e indivíduos que dependem do Sistema Unico de Saúde (SUS).
MÉTODO: Os dados foram obtidos através de questionário com perguntas objetivas que buscaram obter dados relacionados à idade, sexo, possuir convênio médico, ter feito cirurgia, ter realizado avaliaçao da funçao renal (exame de urina, ultrassonografia (US) e dosagem de creatina sérica).
RESULTADOS: Foram selecionados 29 indivíduos de uma mesma família. Destes, 34% eram do sexo masculino e 66% do sexo feminino, com faixa etária entre 03 a 80 anos. Foram separados dois grupos distintos: Grupo 1, com 18 indivíduos (62%) possuidores de convênio particular, e Grupo 2, com 11 indivíduos (38%) utilizadores do SUS. Observou-se que, no Grupo 1, houve maior percentual de indivíduos que realizaram cirurgias (38%). Em relaçao à realizaçao de exames para avaliaçao da funçao renal, 17% dosaram a creatinina sérica, 17% realizaram US, e 28% exame de urina. Em relaçao ao Grupo 2, 9% realizaram exame de urina, 28% dosaram creatinina sérica e nenhum individuo realizou US.
CONCLUSAO: De acordo com o estudo realizado, foi observado que o SUS é mais efetivo em relaçao à prevençao da doença renal no que tange à realizaçao de exame básico e altamente significativo (dosagem de creatinina sérica) que poderia indicar a presença de perda de funçao renal. Tal exame nao é solicitado rotineiramente no serviço privado de saúde. Isso poderia possibilitar o aumento da prevalência de doenças renais e sua progressao quando presente, pela falta prevençao entre os usuários do sistema privado.


PO014

O significado para o paciente renal crônico da fístula arteriovenosa e a prática do auto cuidado

PASSIGATTI, C.P.(1); PASTE, J.(1); FEIJO, R.(1); BONI, G. C.(1)

Instituto de Doenças Renais(1)

INTRODUÇAO: O portador de insuficiência renal crônica terminal, necessita de um acesso vascular definitivo caso ele opte pelo método hemodiálitico. A fístula arteriovenosa (FAV) é definida como a anastomose de uma artéria e uma veia tornando possível um fluxo sanguíneo adequado para realizaçao do procedimento. Ressalta-se a relevância desta pesquisa uma vez que um adequado acesso vascular para hemodiálise define, nao só, um melhor resultado da terapia bem como a sobrevida do portador de doença renal crônica (PITTA e SANTOS, 2003).
OBJETIVOS: Identificar o significado da FAV para o portador de doença renal crônica terminal, quais limitaçoes ela traz e quais cuidados sao praticados para evitar complicaçoes do acesso.
MÉTODO: O trabalho deu-se em um serviço de hemodiálise do estado do Espírito Santo em que foram entrevistados 80 pacientes cadastrados no serviço. O presente trabalho constitui-se de um estudo descritivo-exploratório. Foi elaborado um questionário composto por 7 questoes abertas, aplicado aos sujeitos da pesquisa pelas autoras, porém somente as questoes 1, 2, 6 e 7 foram analisadas.
RESULTADOS: Observou-se que 14,28% dos pacientes fazem uma evocaçao física quando pensam em FAV (questao 1), 29,49% de tratamento, 40,9% de sentimento, 6,91% de sensaçao e 47,31% conceituam uma FAV (questao 2) tecnicamente, 11,83% referem motor e prótese, 17,20% conceituam qualitativamente, 18,28% nao sabem o que é uma FAV; 31,76% dos entrevistados relatam que a FAV traz limitaçoes (questao 6), 27,06% relatam limitaçoes físicas, 9,41% limitaçoes sociais e 3,53% limitaçoes emocionais. Na última questao analisada (questao 7), 21,11% referem cuidados de prevençao de acidentes, 25% cuidado de nao pegar peso, 16,11% cuidados de higiene, 11,11% realizam exercícios, 17,22% praticam cuidados técnicos e 5% nao fazem cuidado preventivo nenhum.
CONCLUSAO: Os clientes entrevistados relacionam a FAV, em sua maioria, como forma de tratamento; nao sabem o conceito correto de FAV; a mesma traz limitaçoes, principalmente físicas e, quanto ao cuidado, os pacientes preocupam-se muito em nao pegar peso.


PO015

Conhecimento do paciente renal crônico sobre os aspectos inerentes a doença e ao tratamento

PASSIGATTI, C. P.(1); SANTOS, J. V.(1); BAHIENSE, L. N.(1)

Instituto de Doenças Renais(1)

INTRODUÇAO: O portador de insuficiência renal crônica em tratamento de substituiçao renal tem seu estilo de vida modificado radicalmente, sendo o enfermeiro fundamental para o êxito do tratamento.
OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento do paciente renal crônico sobre sua doença e o tratamento hemodialítico, relacionando este com a escolaridade, idade e tempo de tratamento. Verificar a opçao de escolha no tratamento e a atuaçao do profissional enfermeiro em sua funçao de educador, além de traçar o perfil epidemiológico da amostra estudada.
MÉTODO: O trabalho constitui-se de um estudo descritivo exploratório, composto de 14 questoes abertas, aplicadas aos sujeitos da amostra formada por 50 pacientes renais crônicos cadastrados em um serviço de diálise do estado do Espirito Santo.
RESULTADOS: Os resultados encontrados foram: uma amostra predominante de indíviduos com a faixa etaria de 30 a 60 anos, grau de escolaridade de ensino fundamental incompleto, tempo de tratamento entre 2 a 5 anos e mesma proporçao em relaçao ao sexo. Foi constatado pouco conhecimento em relaçao a doença e ao tratamento, sendo que quanto maior o grau de escolaridade, maior o nível de conhecimento. Quanto a idade e o tempo de tratamento nao foi encontrado vínculo com o nível de conhecimento. Quanto a escolha de tratamento, 92% dos pacientes nao escolheram o seu tratamento. O trabalho do enfermeiro foi considerado por 90% da amostra como atuante.
CONCLUSAO: Concluímos entao que os pacientes renais crônicos tem pouco conhecimento sobre seu tratamento e doença, necessitando entao de uma educaçao permanente visando uma melhoria na qualidade de vida e aderência ao tratamento, sendo o enfermeiro, o profissional mais presente no dia a dia do paciente que pode, insubstituivelmente, gerenciar as atividades necessárias para educaçao do paciente renal crônico.


PO016

A Perda de funçao renal é um achado comum entre os motivos de internaçao em unidade de terapia intensiva de adultos (UTI-A)? Avaliaçao de admissoes um hospital privado de Belém do Pará

OLIVEIRA HA(1); BRAGA C(1); DE DEUS RB(2); FERRAZ RR(1,2)

Universidade Nove de Julho – UNINOVE(1)
GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(2)

INTRODUÇAO: A UTI-A é uma das alas de referência dentro de um hospital e, por isso, é necessária atençao para as diferentes causas de internaçao nessa unidade. É fundamental a sistematizaçao no que tange às necessidades que levam o paciente a ser inserido nesta UTI-A e retirar daí informaçoes sobre quais os achados mais comumente encontrados em cada regiao. Neste sentido, poderiam ser inferidos dados relevantes na prevençao de doenças e, conseqüentemente, elevaria a sua qualidade.
OBJETIVO: Observar os tipos de admissao na UTI-A e realizar busca efetiva de atendimentos por perda de funçao renal em um hospital da rede privada da cidade de Belém do Pará. Métodos: A coleta dos dados ocorreu no período de 01 a 27/04/2008, feita através do levantamento de prontuários. Foram avaliadas as prevalências de hipertensao arterial sistêmica (HAS), insuficiência coronariana (ICo), infarto agudo do miocárdio (IAM), insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e rebaixamento do nível de consciência (RNC).
RESULTADOS: Selecionados 18 pacientes, observou-se que 61% do número de internaçoes correspondia ao sexo masculino e 39% feminino. As indicaçoes cirúrgicas ocuparam 62% do total das internaçoes, ICC (12%), arritmias (2%), HAS (12%), ICo (12%) , IAM (12%), RNC (5,5%), e outros (4%). Nao foram observadas internaçoes por perda de funçao renal (insuficiência renal aguda) no período estudado.
CONCLUSAO: Este levantamento isolado por período realizado em UTI-A de unidade privada de Belém identificou os fatores de risco cardiovasculares como sendo os principais preditores de internaçao. Destacou-se uma tendência a um número maior de internaçao em indivíduos do sexo masculino, corroborado pela literatura. Uma vez que as complicaçoes circulatórias sao sabidamente uma das maiores causas de perda de funçao renal relatada, programas de prevençao devem ser instituídos com o intuito de reduzir o número de internaçoes e também visando evitar a má evoluçao de doenças pré-existentes nesta cidade.


PO017

Indíviduos evangélicos apresentam menores incidências de patologias que podem estar associadas à perda das funçoes pulmonar, renal e/ou hepática? Breve estudo populacional

TORRESANI J(1); BRAGA C(1); DE DEUS RB(2); FERRAZ RR(1,2)

Universidade Nove de Julho – UNINOVE(1)
GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(2)

INTRODUÇAO: Já está bem estabelecido que existe um aumento da prevalência de patologias ligadas direta ou indiretamente à obesidade, ao fumo e ao consumo de álcool. Dentre essas, podemos destacar a hipertensao arterial sistêmica (HAS), os acidentes vasculares encefálicos (AVE), o diabetes mellitus (DM), a insuficiência renal crônica (IRC), a cirrose hepática (CH), a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), dentre outras. Já que muitas dessas comorbidades podem desencadear a perda da funçao renal, seria interessante quantificar nessa populaçao a sua prevalência.
OBJETIVO: Avaliar a prevalência de algumas patologias ligadas aos maus hábitos alimentares, ao fumo e ao consumo de álcool em uma populaçao de indivíduos declaradamente evangélicos e, ainda, questioná-los com respeito à realizaçao prévia de exames preditores da saúde renal. Métodos: Foi aplicado um questionário a um grupo de indivíduos vinculados a uma mesma crença evangélica e freqüentadores do mesmo grupo. Este questionário foi dirigido, realizado após encontro semanal do grupo em sua sede, e levantou dados antropométricos, histórico pregresso mórbido, além de indagar sobre a realizaçao de dosagem da creatinina sérica, exame de urina e ultra-sonografia.
RESULTADOS: Num universo de 108 pessoas (50F/58M), sendo composta por 32% de indivíduos da raça branca, 17% negra, 36% parda e 13% nao responderam, observamos as seguintes prevalências: 8% de HAS e 6% de DM. Nenhum caso de AVE, DPOC ou CH fôra relatado. Litíase renal foi observada em 4% dessa populaçao. Nenhum indivíduo relatou IRC. Sobre a avaliaçao da funçao renal, 13% fizeram ultra-som, 12% dosaram a creatinina sérica e 54% realizaram exame de urina.
CONCLUSAO: Em estudos de inquéritos populacionais observa-se que é baixa a prevalência entre evangélicos de patologias associadas aos maus hábitos, como a HAS e o DM. Acredita-se que este fato esteja ligado a hábitos de vida mais regrados como, por exemplo, abstençao de bebidas alcoólicas e fumo.


PO018

Ocorrência de óbitos de indivíduos em terapia renal substitutiva em uma clínica satélite da cidade de Sao Paulo: quantos sao e por que ocorrem

CINTRA SM(1,3); LOPES TR(1); FERRAZ RR(1,2); DE DEUS RB(1,3)

GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(1)
Universidade Nove de Julho UNINOVE(2)
HDC Home Dialysis Center (3)

INTRODUÇAO: A insuficiência renal crônica constitui um grande e sério problema de saúde pública com altas taxas de mortalidade registradas nos diversos serviços de terapia renal substitutiva. Observa-se que, com melhor adequacidade de diálise e acompanhamento nutricional e psicológico, aumentam as possibilidades de sobrevida e, conseqüentemente, reduz a taxa de mortalidade.
OBJETIVOS: Avaliar número de óbitos por período e suas causas em clínica satélite da cidade de Sao Paulo.
METODOLOGIA: Levantamento em prontuário do número e do motivo de óbitos num período previamente estipulado de 5 meses.
RESULTADOS: Foram avaliados 211 prontuários de pacientes de ambos os sexos em tratamento dialítico no período de 01/01/2008 à 01/05/08, bem como as respectivas causas mortis dos óbitos. Foram observados 14 óbitos no período avaliado, o que mostra uma taxa de mortalidade de 6,16%, com taxa de internaçao global de 14,22%. Observouse 03 óbitos por infecçao generalizada, 03 por falência de múltiplos órgaos, 01 por broncopneumonia, 01 por hemorragia digestiva alta, 01 por complicaçoes decorrentes do cateter, 01 por acidente vascular encefálico e 04 de causa indeterminada.
CONCLUSOES: Podemos observar que o percentual de óbitos é aceito como condizente em centro de diálise. Observamos que as infecçoes continuam a ser o principal complicador, responsabilizando-se direta ou indiretamente por 07 mortes no período. Melhorar o nível de saber do paciente sobre métodos de evitar e controlar infecçoes como exercer ampla higiene, além de dispensar cuidados especiais com dispositivos como cateteres, e a divulgaçao clara pelo profissional de Enfermagem sobre o uso de antimicrobianos é de capital importância para minimizar estes achados.


PO019

A saúde vista pelo olhar do paciente. melhorou com a hemodiálise (HD) ao longo de 1 ano?

ROSSI AC(1); DE DEUS RB(1,2); FERRAZ RR(2); LOPES TR(2); FLORIO L(1)

NUPSIQ – Núcleo de estudos em psicologia e psiquiatria(1)
GEN – Grupo de estudos em Nefrologia(2)

INTRODUÇAO: O paciente renal crônico que requer HD ou diálise peritonial, no início do tratamento renal substitutivo, apresenta distúrbios que sao observados com freqüência como, por exemplo, náuseas, vômitos, mal estar, tonteira, fraqueza, hiporexia, medo e angústia. Ao longo do tempo estes sintomas tendem a diminuir até, em alguns casos, desaparecer.
OBJETIVO: Observar o olhar do paciente frente ao seu estado clínico.
METODOLOGIA: Uso de questionamento semi-dirigido em pacientes em HD durante sua sessao, e há pelo menos 6 meses.
RESULTADOS: Todos os pacientes iniciaram a HD muito sintomáticos (náuseas, vômitos, hiporexia e dispnéia) e com os seguintes sinais: edema de MMII, diminuiçao de diurese, pele seca, e queda do estado geral. A albumina sérica inicial era de 3,1 &#61617; 0,3 mg/dL, hemoglobina de 9,0 &#61617; 1,8 mg/dL e o KT/v no 1º mês: 0,98 &#61617; 0,2.
CONCLUSAO: 45% dos pacientes entrevistados no estudo afirmam que sua saúde está melhor hoje do que há um ano atrás, e se classificam em bom estado de saúde. Os exames laboratoriais mostraram melhora importante quando comparados aos exames iniciais. O tratamento hemodialítico, apesar de ser dramático no seu início, é de importância crucial para o paciente, situaçao observada pelo próprio paciente.

 


PO020

Levantamento de alguns fatores relevantes que interferem no bem estar físico e emocional de pacientes com insuficiência renal (irc) em hemodiálise (HD): como agir?

ROSSI AC(2); FLORIO L(2); FERRAZ RR(1); DE DEUS RB(1,2)

GEN – grupo de estudos em Nefrologia(1)
Nupsiq – Nucleo de estudos em psicologia e psiquiatria(2)

INTRODUÇAO: A HD é um tratamento contínuo, solitário, extenuante e difícil que, além de prolongar a vida do paciente com IRC, deve proporcionar ao mesmo bem estar e melhora na qualidade de vida, visto que é um tratamento contínuo e por tempo indeterminado ou que poderá durar até a realizaçao de um transplante.
OBJETIVO: Avaliar alguns fatores que interferem no estado emocional e no bem estar de pacientes com IRC em HD. 01.Pacientes: Foram selecionados 20 pacientes de um universo de 78 em HD em clínica satélite de Sao Paulo. 02.Instrumentos: Aplicaçao de questionário dirigido, múltipla escolha, lido e esclarecido, durante sessao de HD.
RESULTADOS: Os 20 pacientes eram do sexo masculino e DP). Destes, 3/20 (15%) fizeram tratamento±16 anos, X±estavam em HD (idade de 51 conservador e 17/20 (85%) faziam HD por fístula artério-venosa. Os pacientes 17 meses. Apresentavam os seguintes exames±estavam em programa de HD há 28 2,8 mg/dL e Kt/v:±0,7 mg/dL; hemoglobina 11±laboratoriais: albumina sérica: 4,2 0,2. Todos em tratamento hipotensor e em uso de eritropoetina humana±1,5 recombinante. Dentre os entrevistados, 28,6% consideram sua saúde muito boa; 52,4% boa; e 19% ruim.

CONCLUSAO: Observamos neste grupo de indivíduos diferença significativa quando avaliada a ausência de dificuldade vs. dificuldade, sendo que mais de 70% nao apresentaram dificuldade em subir escadas, andar no quarteirao, vestir-se, tomar banho e levantar mantimentos. Quando mais estáveis e conscientes de suas funçoes, melhor consideraram sua condiçao clínica. Nota-se nestes pacientes que uma HD efetiva interfere significativamente na melhora do estado emocional e de bem estar de pacientes IRC, como observados pelos exames laboratoriais e Kt/v.


PO021

Revisao de estudos qualitativos da literatura internacional sobre os diferentes momentos psicológicos do transplantado renal

ROSSI AC(1); FLORIO L(1); DE DEUS RB(1,2)

Nupsiq – Nucleo de estudos em psicologia e psiquiatria(1)
GEN – Grupo de estudos em Nefrologia(2)

INTRODUÇAO: Esta estabelecido na literatura que o individuo que se submete ao transplante renal (TXR) vivencia diferentes momentos em sua jornada e com cada um deles há perdas e ganhos, que vao desde a aceitaçao até a possibilidade de perda do enxerto.
OBJETIVO: Avaliar estudos da literatura envolvendo os significados dos diferentes momentos psicológicos nos receptores renais.
MÉTODO: Foram levantados 26 artigos e selecionados 09 para este estudo, que abordaram a questao das vivências dos receptores renais, primeiro pelo título do artigo e, posteriormente, pelo conteúdo dos resumos. Foi visitada a base de dados PubMed/Medline. Após leituras seletivas de artigos realizados com metodologia qualitativa, estes foram agrupados em duas categorias eleitas como relevantes, sendo: Tempo de transplante e Efeitos psicológicos.
RESULTADOS: A presente revisao mostrou a influência do tempo no processo de assimilaçao do novo rim. Os estudos destacaram que durante o 1º ano após o TXR, os pacientes se encontravam com diversos desafios emocionais entre eles: cuidado físico durante a recuperaçao pós TXR, reajuste à situaçao de vida diária, expectativa sobre o retorno ao trabalho e medo da rejeiçao. A partir do 2º ano, percebe-se maior adaptaçao no trabalho, com os familiares e diminuiçao do medo da rejeiçao. Após 3º ano pós TXR, os autores assinalam o aumento dos distúrbios psicológicos. Segundo a literatura este estágio estaria associado ao reaparecimento do medo na perda do enxerto e na associaçao dos receptores de que a passagem do tempo com o enxerto, somado aos cuidados hospitalares mais intensos estariam indicando a diminuiçao da sobrevivência do rim transplantado.
CONCLUSOES: Estudos corroboram a idéia de que tanto a ansiedade quanto a depressao estao intimamente relacionados ao tempo pós-TXR. Compreender os estágios psicológicos no TRX, contribui no tratamento e diagnóstico precoce destes pacientes.


PO022

Revisao de literatura com enfoque na discussao da eficácia da psicoterapia psicodinâmica em transplantados renais

ROSSI AC(1); FLORIO L(1); DE DEUS RB(1,2)

NUPSIQ – Nucleo de estudos em psicologia e psiquiatria(1)
GEN – grupo de estudos em Nefrologia(2)

INTRODUÇAO: Intervençoes psicológicas podem desempenhar um papel importante no tratamento de receptores de transplante renal (TXR). Observa-se, na literatura, a mobilizaçao de vários sentimentos na aquisiçao do novo órgao.
OBJETIVO: A proposta deste estudo é revisar a eficácia dos estudos psicoterapia individual e de grupo para estes pacientes em revisao de literatura.
MÉTODO: A literatura foi pesquisada por meio PubMed/MedLine, utilizando os termos como “Psychotherapy”, “Kidney Transplantation” “Group therapy”. Foram avaliados 10 artigos, selecionamos dois artigos, por sua característica de serem estudos randomizados, o que mostra uma carência para este assunto.
RESULTADOS: Comparados à eficácia das duas modalidades de terapia em receptores TXR com pacientes controles que nao receberam terapia, observou-se que a melhora foi maior significantemente na terapia individual vs. a terapia em grupo e observou-se menores valores na escala de Beck para aqueles pacientes submetidos a terapia individual.
CONCLUSOES: Pela análise baseada na escala de Beck a psicoterapia psicodinâmica ofereceu bons resultados, podendo ser uma prática com boa aplicabilidade para este grupo de pacientes.


PO023

Adesao do paciente renal crônico (irc) após receber o transplante renal (txr): uma revisao de estudos à luz da literatura biomédica internacionaL

ROSSI AC(1); FLORIO L(1); DE DEUS RB(1,2)

NUPSIQ – Nucleo de estudos em psicologia e psiquiatria(1)
GEN – Grupo de estudos em Nefrologia(2)

INTRODUÇAO: Existem evidências de que mesmo após sucesso no TXR, os receptores muitas vezes nao apresentam adesividade ao tratamento.
OBJETIVO: Identificar formas de intervençao psicológica em pacientes sem adesao ao tratamento sob a luz de revisao de literatura.
MÉTODO: Foram levantados 25 artigos, em língua inglesa, publicados no período compreendido entre janeiro de 1997 a janeiro de 2006 e que abordam a questao da nao adesao “non-compliance”, entre receptores renais. Considerando o título do artigo e posteriormente pelo conteúdo dos resumos. Foi visitada a base de dados PubMed/Medline.
RESULTADOS: Dos 25 artigos avaliados, 07 foram selecionados para o estudo. Observamos que nos pacientes com problemas emocionais tais como: ansiedade, hostilidade e depressao, faltam de habilidade afetiva somado a complicaçoes com medicamentos após o TXR apresentavam riscos da nao adesao ao tratamento. Estudos recentes de Baines e colaboradores (2002) descrevem fatores na nao-adesao como: idade, raça, gênero, estado civil, renda, emprego, número de TXR. Gregório (2005) menciona como um dos preditores mais importantes na nao adesao deste tipo de paciente é a ausência de apoio familiar. Há um consenso na literatura da necessidade destes pacientes serem acompanhados por um terapeuta qualificado de forma a auxiliá-los em uma maior integraçao emocional e psicossocial.
CONCLUSOES: Pacientes que indicam problemas emocionais tais como: ansiedade, hostilidade e depressao, podem ser beneficiados com acompanhamento psicológico para melhor adesao ao tratamento medicamentoso e para a re-inserçao social.


PO024

Relato do uso de cateter de duplo lúmen (curta e longa permanência) para hemodiálise (HD) como via de acesso em clínica satélite de Sao Paulo

CINTRA SM(1,2); DE DEUS RB(1,2)

GEN – Grupo de estudos em Nefrologia(1)
HDC – Home dialysis center(2)

INTRODUÇAO: O paciente com doença renal crônica dialítica (DRC5) necessita de via de acesso para o procedimento de hemodiálise, que pode ser por fístula arterio-venosa (FAV). A FAV pode demorar de 30 a 60 dias após ser realizada para poder começar a ser utilizada. Ou a hemodiálise pode ser realizada através de cateteres que podem ser de curta permanência ou longa permanência, que podem ser colocados e utilizados de imediato.
OBJETIVO: Analisar, retrospectivamente, perfil de diálise em pacientes em uso de cateteres, como via de acesso, para hemodiálise.
CASUISTICA E MÉTODOS: Foram selecionados pacientes de clínica de HD de Sao Paulo -SP e levantados dados de prontuário. RESULTADOS: Foram ± 13,8 anos (média ±analisados 43 pacientes, sendo 27F/16M com idade de 53,3 desvio-padrao), destes 25 (58,1%) eram compostos por pacientes da raça branca, 10 (23,3%)negra, 07 (16,3%) parda e 01 (2,3%) amarela. 11 pacientes estavam em uso de cateter de longa permanência chamados Perm-cath e 32 com cateter de curta 1,0 kg de±permanência que sao chamados Schilley. Os pacientes apresentavam 2,6 2,2 vezes; O±ganho interdialítico e com número de trocas de cateter de 3,2 tempo em hemodiálise dos pacientes foi de 11 meses (10 e 180) [mediana, mínimo e máximo].Dos 43 pacientes, 08 se encontram com possibilidade de confecçao de FAV e 11 já foram submetidos a confecçao de FAV e se encontram no período de DP).± 46 dias (X ±maturaçao; O tempo de uso de cateteres foi de ± 47,7 DP).

CONCLUSOES: Observamos que o tempo médio de uso de cateteres e o número de processos infecciosos foram comparados com aos já demonstrados na literatura; e que o uso de cateteres para hemodiálise se mostrou adequado com a manutençao de diálise adequada, no período estudado.


PO025

Necessidade real da diálise – como enfrentar melhor o implante do cateter de curta permanência e a hemodiálise (HD)?

CINTRA SM(1,2); DE DEUS RB(1,2)

GEN – grupo de estudos em nefrologia(1)
HDC – Home dialysis center(2)

INTRODUÇAO: O paciente com perda de funçao renal, sintomas urêmicos exacerbados e alteraçao significativa de exames, requer tratamento hemodialítico; e para isso, necessita de uma via de acesso e esta via pode ser provisória ou permanente. Quando há urgência geralmente se usa os cateteres de curta permanência (via provisória). Após o indivíduo ser estabilizado da urgência é realizada a fistula arterio-venosa (FAV) geralmente, no membro superior e depois de feita, deverá ficar em maturaçao e sem uso, por 30 dias.
OBJETIVOS: Estudo retrospectivo das características do enfrentamento do paciente frente ao uso de cateter para HD, o conhecimento pré e pós-implante cateter e a HD em clínica satélite de Sao Paulo.
PACIENTES E MÉTODOS: Foram selecionados pacientes de clínica de HD de satélite de Sao Paulo e divididos em 2 grupos, sendo GI: com “bom” enfrentamento, n=18 pacientes e GII: com “mal” enfrentamento, n=11 pacientes.
RESULTADOS: Foram analisados 29 pacientes, sendo 13F/16M com idade de 53,2 ± 16 anos (X ± DP). O tempo de uso de cateteres foi de 28 ± 19 dias (X ± DP). Os grupos GI e GII nao diferiram nos parâmetros: idade; tempo de uso de cateter e tempo em HD; ganho de peso interdialítico e Kt/V. Dos 18 pacientes do GI, 16 deles procuraram se informar sobre cateter e sua doença de base, significativamente maior do que o GII.

CONCLUSAO: Observamos que o número de indivíduos do GI frente à realidade da doença renal e do uso do cateter foi maior e apresentaram maior adesividade com número de faltas significativamente menor que o GII. O paciente procurando melhorar os seus conhecimentos sobre sua condiçao clínica e das necessidades do tratamento poderá melhorar a aceitaçao e assimilaçao da necessidade do tratamento.


PO026

Um novo órgao imputaria ao homem a perturbaçao holística do mitológico narciso? um relato de caso da psicologia do pós-transplante renal (TXR)

ROSSI AC(2); DE DEUS RB(1,2); FERRAZ RR(1); LOPES TR(1); FLORIO L(2)

GEN – Grupo de estudos em Nefrologia(1)
Nupsiq – Nucleo de estudos em psicologia e psiquiatria(2)

INTRODUÇAO: A concretizaçao cirúrgica do transplante mobiliza grande atençao. O ato médico bem sucedido nao poe fim a todas as preocupaçoes.
RELATO DE CASO: Paciente V.A.M. de 62 a, sexo masculino, natural e procedente da Bahia, casado, foi submetido a sessoes de hemodiálise durante 5anos e transplantado renal há 4 anos (doador cadáver) e se encontra em tratamento com psicoterapia de orientaçao analítica. Apresentou a fantasia de que estaria grávido, devido aos movimentos sucessivos produzidos em seu abdome pelo seu enxerto. As sensaçoes de impotência, angústia e descontrole de seu corpo provocaram vários sentimentos, desde disforia (alegria exacerbada) com o novo órgao, raiva dos medicamentos pelos efeitos secundários e a sensaçao da modificaçao do seu esquema corporal, envolvido na experiência de perda de uma parte do corpo. Quando uma nova parte é adicionada no corpo, a imagem corporal expande-se e um lugar psicológico tem que ser encontrado. Há que integrar psicologicamente o novo esquema corporal, esta integraçao é lenta e gradual. Quando se fala de alteraçao da imagem corporal no indivíduo transplantado é a questao da afetaçao do narcisismo, o que inevitavelmente tem implicaçoes na autoestima. A perturbaçao narcísica aqui envolvida, ameaçadora da coesao do eu, se trata da perda de um pedaço do corpo e o ganho com representaçoes psicológicas de rim e de feto. Pôde-se considerar que o acompanhamento psicológico, o processo de receber, passou pela dinâmica individual do receptor, ativando conflitos até entao inconscientes, mas que influenciaram no equilíbrio emocional do paciente. As fantasias puderam ser respeitadas e trabalhadas como um elo vital entre a perturbaçao narcísica e a resposta adaptativa a ela, o que levou nosso paciente a uma melhor assimilaçao do novo órgao.


PO027

Necessidade de implante de cateter de curta permanência para hemodiálise (HD): a visao do entendimento pelo paciente

CINTRA SM(1,2); SABLONSKA J(1); DE DEUS RB(1,2)

GEN – grupo deestudos em nefrologia(1)
HDC – Home dialysis center(2)

INTRODUÇAO: O paciente que evolui com perda de funçao renal ao longo do tempo desenvolve o quadro de insuficiência renal crônica (IRC) que pode ser dialítica ou nao. Quando a IRC é dialítica, existe a necessidade de uma via de acesso para HD e, se o quadro clínico apresentar-se com necessidade urgente de HD, é de suma importância o implante imediato do cateter de curta permanência para iniciar a HD.
OBJETIVO: Avaliar o nível de entendimento do paciente frente ao procedimento de implante de cateter para HD em caráter de urgência.
PACIENTES E MÉTODOS: Foram selecionados 29 pacientes de clínica de hemodiálise satélite de Sao Paulo e analisados os sentimentos mencionados e o comportamento antes e depois do implante do cateter. Foram realizadas entrevistas>15 de setembro de 2008 – Segunda-feira Pôsteres – Enfermagem semidirigidas, em sala de HD, com duraçao de 30 minutos.
RESULTADOS: Analisamos 29 pacientes, sendo 16F/13M com idade de 53,2 anos (X ± DP); A urgência do implante de cateter foi diagnosticada pelo Nefrologista e esta condiçao foi observada em todos os casos do estudo. O tempo médio de uso do cateter foi de 28 ± 19 dias; 09/29 pacientes experimentaram sentimentos ruins com relaçao ao procedimento, 11/29 nao revelaram seus sentimentos e 09/29 disseram se tratar de um procedimento necessário; e 20/29 pacientes se sentiram angustiados. Após o implante e passadas às informaçoes da urgência e da funçao do cateter, 22/29 pacientes aceitaram o implante como necessário e somente 05/29 pacientes permaneceram angustiados. Dividimos os 29 pacientes em 2 momentos, a saber: momento 01: que foram as informaçoes colhidas antes do implante do cateter e momento 02: após o implante do cateter.
CONCLUSAO: Observamos que os indivíduos que conheciam o cateter ou sua funçao no momento 01 totalizavam, 10% dos indivíduos e 20 pacientes experimentaram sensaçoes ruins frente ao desconhecido com medo e da angústia. O conhecimento prévio, quando possível, da necessidade do uso de cateter para HD, bem como ter espaço para expressar seus sentimentos torna-se fator de grande importância na minimizaçao do sofrimento e na aceitaçao do tratamento. A mudança de comportamento e de entendimento, depois das informaçoes advindas do implante do cateter, foram necessárias na aceitaçao da nova realidade.

 


PO028

Avaliando sentimentos de pacientes renais crônicos em hemodiálise (HD) e sua influência na qualidade de vida deste grupo. Estudo de uma populaçao de 20 pacientes

ROSSI AC(1); LOPES TR(2); DE DEUS RB(1,2); FERRAZ RR(2); FLORIO L(1)

NUPSIQ – Nucleo de estudos em psicologia e psiquiatria(1)
GEN – Grupo de estudos em nefrologia(2)

OBJETIVO: Avaliar fatores que interferem no estado emocional e de aceitaçao em pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC) em HD. 1.Pacientes: Selecionamos 20 pacientes com IRC em HD. 2.Instrumentos: Aplicaçao de questionário dirigido, múltipla escolha, esclarecido e em HD.
RESULTADOS: Foram 17 meses. Com±DP) em HD há 28± 16 anos, X±avaliados 20 (20M, idade 51 2,8mg/dL.±0,2, HB: 11,0±Kt/v=1,5 .

CONCLUSAO: A qualidade de vida do indivíduo em HD está intimamente relacionada à melhor performance da HD. Este grupo de pacientes respondeu estar mais feliz e com mais vontade a maior parte do tempo e estiveram deprimidos e esgotados em pouco espaço de tempo. Em 52,4% a resposta foi que sua condiçao pouco tempo interfere em sua vida. O adoecer foi significativamente maior vs. o nao adoecer, a sensaçao de ser saudável foi considerada predominantemente falsa quando comparado a indivíduos que nao fazem HD. A interferência da saúde nas atividades sociais e de trabalho e presença da dor variaram entre moderada a ausente e nao houve diferença. Atuaçao vigorosa da equipe multidisciplinar estaria indicada para melhorar os sentimentos do paciente renal crônico frente ao seu tratamento.

 


PO029

Programa educativo em diálise peritoneal em um curso técnico de enfermagem, Belo Horizonte, MG

FABRICIO DE ANDRADE GALLI(1); SELME SILQUEIRA DE MATOS(1); DACLE VILMA CARVALHO(2); ALEXANDRA DIAS MOREIRA(2); VANESSA CALAZANS VIANA(2)

Hospital Felício Rocho(1)
EEUFMG(2)

A partir da experiência vivenciada nas aulas sobre diálise ministradas em um curso técnico de enfermagem, em Belo Horizonte, MG, tivemos a oportunidade de observar as frequentes dúvidas, preocupaçoes e anseios dos alunos em relaçao à diálise peritoneal. Com isso, resolvemos propor a realizaçao conjunta de um programa educativo, desenvolvendo açoes e intervençoes. O objetivo deste estudo foi relatar as experiências de um programa educativo sobre diálise peritoneal, vivenciadas em sala de aula com alunos do curso técnico de enfermagem. O trabalho foi embasado na metodologia participativa de Paulo Freire. Trabalhamos 90 alunos, divididos em grupos de cerca de 6 pessoas e os mesmos foram estimulados a produzirem apresentaçoes sobre o tema na forma de folders, aulas expositivas e murais, que foram divulgados para toda escola. Os alunos se mostraram motivados para isso; eles desenvolveram a reflexao e a transformaçao, o que permitiu a construçao do conhecimento e de habilidades, por meio da importância da conscientizaçao do problema para a vida profissional.


PO030

Assistência de enfermagem no pós-operatório tardio de transplante renal: a importância do enfermeiro nessa modalidade terapêutica

GALLI, FA(1); MOREIRA, AD(2); MATOS, SS(1); CARVALHO, DV(2); VIANA, VC(2)

Hospital Felício Rocho(1)
EEUFM(2)

No Brasil, aproximadamente 150 centros realizam em torno de 3000 transplantes por ano, número este ainda insuficiente para atender a crescente demanda de indivíduos com insuficiência renal crônica terminal, candidatos a transplantes. Portanto, enfermeiros especializados na área sao de fundamental importância para o suporte adequado destes pacientes, em aspectos assistenciais e gerenciais. Trata-se de um estudo descritivo e reflexivo sobre a atuaçao do enfermeiro no atendimento ambulatorial a pacientes no pós-transplante renal tardio em um hospital de grande porte de Belo Horizonte – MG. Teve como objetivo descrever as açoes do enfermeiro e apontar a necessidade de buscar novos conhecimentos para que cada vez mais essa assistência seja qualificada. A assistência de enfermagem aos pacientes se dá por meio de consultas nas quais é feito um rigoroso acompanhamento da alimentaçao, tratamento medicamentoso, dados vitais, exames laboratoriais de rotina pós-transplante e aspectos psicológicos. No campo administrativo as atividades do enfermeiro giram em torno de notificar os transplantes ao Centro Nacional de Controle e Distribuiçao de Orgaos. Este estudo permitiu identificar a relevância do profissional enfermeiro especialista em transplante na manutençao tanto do órgao enxertado como da qualidade de vida dos pacientes.


PO031

Processo de enfermagem baseado nas necessidades humanas básicas de wanda horta: estudo de caso com paciente em pós operatório de transplante renal

GALLI, FA(1); MOREIRA, AD(2); MATOS, SS(1); VIANA, VC(2); CARVALHO, DV(2)

Hospital Felício Rocho(1)
EEUFMG(2)

Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, objetivando identificar os diagnósticos de enfermagem em um paciente pós-transplantado renal, utilizando-se para isto, a Uniformizaçao da Linguagem dos Diagnósticos de Enfermagem da NANDA segundo a Taxonomia II, e o processo de enfermagem baseado na teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta, além de apresentar o estabelecimento de uma comunicaçao terapêutica durante o acompanhamento do paciente pós transplantado renal. Este estudo foi realizado em uma Unidade de Transplante de um Hospital de grande porte de Belo Horizonte. A amostra foi constituída por um paciente pós-transplantado renal acompanhado ambulatorialmente na Unidade de Transplante em setembro e outubro de 2006. A coleta de dados foi desenvolvida durante as consultas de enfermagem seguindo-se um roteiro de entrevista fundamentado nas Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta. Foram coletados dados a partir da entrevista, da observaçao e do exame físico do paciente. A fim de Processo de Enfermagem, baseado na teoria de Horta, foi realizado aproximaçoes sucessivas para que fosse possível seguir os seguintes passos: entrevista para levantamento de dados; planejamento das açoes de enfermagem; execuçao e avaliaçao das açoes de enfermagem. Após a coleta de dados, foi iniciado o trabalho de análise das informaçoes coletadas. Os resultados encontrados foram descritos da seguinte forma: 1- Identificaçao e descriçao dos Diagnósticos de Enfermagem referentes, planos de cuidados, intervençao e evoluçao. 2- Estabelecimento da comunicaçao terapêutica e discussao do caso. Consideramos que o estudo do caso baseado nas Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta possibilitou subsídios para identificaçao das necessidades básicas do paciente em estudo, fazendo com que pudéssemos identificar os diagnósticos de enfermagem e realizar as prescriçoes de enfermagem. Ressalta-se também a importância da comunicaçao terapêutica utilizada em pacientes pós transplantados que serve como uma estratégia que pode estimular os enfermeiros no desenvolvimento de reflexoes críticas acerca de sua prática na assistência, além de mudanças positivas observadas nos pacientes assistidos.


PO032

Processo de enfermagem baseado nas necessidades humanas básicas de wanda horta: estudo de caso com paciente em pós operatório de transplante renal

FABRICIO DE ANDRADE GALLI(1); ALEXANDRA DIAS MOREIRA(2); SELME SILQUEIRA DE MATOS(1); VANESSA CALAZANS VIANA(2); DACLE VLMA CARVALHO(2)

Hospital Felício Rocho(1)
EEUFM(2)

Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, objetivando identificar os diagnósticos de enfermagem em um paciente póstransplantado renal, utilizando-se para isto, a Uniformizaçao da Linguagem dos Diagnósticos de Enfermagem da NANDA segundo a Taxonomia II, e o processo de enfermagem baseado na teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta, além de apresentar o estabelecimento de uma comunicaçao terapêutica durante o acompanhamento do paciente pós transplantado renal. Este estudo foi realizado em uma Unidade de Transplante de um Hospital de grande porte de Belo Horizonte. A amostra foi constituída por um paciente pós-transplantado renal acompanhado ambulatorialmente na Unidade de Transplante em setembro e outubro de 2006. A coleta de dados foi desenvolvida durante as consultas de enfermagem seguindo-se um roteiro de entrevista fundamentado nas Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta. Foram coletados dados a partir da entrevista, da observaçao e do exame físico do paciente. A fim de Processo de Enfermagem, baseado na teoria de Horta, foi realizado aproximaçoes sucessivas para que fosse possível seguir os seguintes passos: entrevista para levantamento de dados; planejamento das açoes de enfermagem; execuçao e avaliaçao das açoes de enfermagem. Após a coleta de dados, foi iniciado o trabalho de análise das informaçoes coletadas. Os resultados encontrados foram descritos da seguinte forma: 1Identificaçao e descriçao dos Diagnósticos de Enfermagem referentes, planos de cuidados, intervençao e evoluçao. 2- Estabelecimento da comunicaçao terapêutica e discussao do caso. Consideramos que o estudo do caso baseado nas Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta possibilitou subsídios para identificaçao das necessidades básicas do paciente em estudo, fazendo com que pudéssemos identificar os diagnósticos de enfermagem e realizar as prescriçoes de enfermagem. Ressalta-se também a importância da comunicaçao terapêutica utilizada em pacientes pós transplantados que serve como uma estratégia que pode estimular os enfermeiros no desenvolvimento de reflexoes críticas acerca de sua prática na assistência, além de mudanças positivas observadas nos pacientes assistidos.


PO033

O cuidar e o ser cuidado na hemodiálise

RODRIGUES, TA

Clínica Nefrológica de Minas Gerais(1)
Centro Nefrológico de Minas Gerais(2)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(3)

Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa, que teve como objetivo conhecer a representaçao social do cuidar e do cuidado na hemodiálise para a equipe de Enfermagem e para o paciente em tratamento hemodialítico. O estudo foi realizado no Centro Nefrológico de Minas Gerais (CENEMGE), Belo Horizonte, MG. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada, composta de três questoes abertas e analisados sob o referencial metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposto por Lefévre e Lefévre (2000). A análise dos discursos revela a idéia de um cuidar para equipe de Enfermagem capaz de transcender a dimensao técnica. Para o paciente em tratamento hemodialítico, ser cuidado significa estabelecer um relacionamento interpessoal, aderir ao tratamento e ter sua vida prolongada. Quanto aos cuidados realizados pela equipe de Enfermagem durante a assistência, encontrou-se os cuidados técnicos e os cuidados terapêuticos com ênfase no trabalho em equipe e na comunicaçao interpessoal. Os pacientes reconheceram receber um cuidado ético, humanizado e multiprofissional. Dentro das variáveis que interferem no cuidado na hemodiálise, na visao dos profissionais de Enfermagem e dos pacientes foram citados fatores facilitadores como a relaçao de confiança entre o paciente e o profissional, a comunicaçao interpessoal, a atençao dispensada pelo profissional Enfermeiro, o trabalho em equipe, o compromisso e incentivo e a preocupaçao com o bem-estar do profissional. Os fatores dificultadores sao descritos como as particularidades da estrutura física do serviço de saúde, a indiferença profissional, o processo de aceitaçao e enfrentamento do paciente de sua condiçao de saúde e a falta de comunicaçao entre a equipe. Assim, percebe-se a importância de intensificar na educaçao permanente com a equipe de Enfermagem, questoes que contemplem a responsabilidade ética e humana e referentes ao relacionamento entre a equipe. É necessário ainda traçar novas estratégias de educaçao em saúde com o paciente a fim de contribuir no processo de aceitaçao e enfrentamento da doença. Acredita-se também que investimentos na engenharia de serviços de saúde sejam fundamentais para proporcionar um ambiente acolhedor.


PO034

Orientando o paciente renal: um papel da equipe multiprofissional

MARQUES, DA(1); ZOTTIS, M(2); MAZERA, L(3)

GAN(1)
CENESUL(2)
CENENORTE(3)

INTRODUÇAO: A equipe multiprofissional é formada por uma psicóloga, uma assistente social, uma nutricionista, enfermeiras e médicos responsáveis pelas clínicas. O grupo reúne-se quinzenalmente para discussao de casos e realizaçao de trabalhos temáticas que focam o bem estar psicossocial dos funcionários. Esta equipe atua nas clínicas de hemodiálise do grupo, GAN, CENESUL e CENENORTE e observou em seus atendimentos demandas que focalizavam a falta de orientaçao tanto para os pacientes antigos à diálise quanto aos pacientes em início de tratamento. Semestralmente acontecem palestras temáticas para famílias e/ou cuidadores dos pacientes renais em tratamento dialítico, pois os integrantes da equipe tem como missao de trabalho possibilitar estratégias humanizadas para que os pacientes possam enfrentar da melhor maneira o processo do adoecer.
METODOLOGIA: Diante das demandas encontradas nos atendimentos a equipe reuniu-se criando um livro de orientaçao para o paciente renal crônico. O objetivo do mesmo é possibilitar mais recurso de consulta rápida e psicoeducativa sobre: as restriçoes alimentares e hídricas, aspectos psicológicos e direitos e deveres do paciente renal.
CONCLUSAO: Pode-se observar que os paciente que receberam os livros de orientaçao, o utilizaram como instrumento de consulta principalmente diante das restriçoes alimentares (potássio, fósforo, medicamentos, dieta hídrica, etc) e direitos reservados ao paciente renal (Transporte Municipal e Interestadual, Isençao do Imposto de Renda, Benefícios Assistenciais LOAS – Amparo Assistencial e Benefícios Previdenciários como: Auxílio doença, aposentadoria por invalidez etc). Em relaçao à prática da Psicologia os assuntos trazidos no interior do livro foram questionados pela família, trazendo um maior conforto diante dos temas descritos (Sexualidade, depressao e papel do psicólogo na hemodiálise,etc). a equipe médica e de enfermagem acrescentaram com os cuidados que o paciente deve ter com o Catéter Duplo-Lúmem(CDL) e com a Fístula Artério Venosa (FAV). O livro obteve sua primeira ediçao em 2006 e sua segunda ediçao em 2007 e é utilizado material na Admissao dos pacientes das clínicas do grupo GAN, clínica CENESUL e CENENORTE.


PO035

A construçao do conhecimento sobre saúde a partir do enfrentamento do cliente dependente de hemodiálise: o desafio cotidiano

BARBOSA, GS(1,2); VALADARES, GV(2)

Universidade Gama Filho(1); Universidade Federal do Rio de Janeiro(2)

O presente estudo tem como objetivos identificar como o cliente dependente de hemodiálise vivencia o processo saúde-doença; analisar as implicaçoes dessa experiência para a construçao do conhecimento sobre saúde; e discutir o enfrentamento do cliente dependente de hemodiálise como possibilidade para as açoes da enfermagem. Foram adotados como referencial teórico os conceitos de visao sistêmica do indivíduo e enfrentamento. A metodologia empregada foi a da pesquisa qualitativa, baseada nos princípios básicos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). O cenário do estudo foi a Associaçao de Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa indivíduos dependentes de hemodiálise ligados a esta associaçao. Para resgate dos dados, a observaçao participante sistemática e a entrevista semi-estruturada em profundidade foram utilizadas. As informaçoes foram analisadas considerando-se os procedimentos básicos pertinentes a TFD: codificaçao aberta, codificaçao axial e codificaçao seletiva. Entre outros aspectos, o estudo aponta a relaçao de interdependência entre conhecimento e sensibilidade, visando garantir que o cuidado prestado baseie-se na concepçao sistêmica do indivíduo.


PO036

Insuficiência renal crônica (IRC): limitaçoes inerentes ao tratamento de hemodiálise (HD)

SAMPAIO, GMA(2); SILVA, HG(2); GOMES, CC(2); FRANCO, CMMA(2); FURTADO, AM(2); MONTESUMA, FG(1); PAIVA, RMS(2)

Universidade Estadual do Ceará(1)
Prontorim S/C Ltda(2)

O paciente portador de IRC ao optar pela HD como modalidade de tratamento submete-se a uma terapia que ocorre 3 vezes por semana durante 4h por sessao e tem como meta a manutençao da vida. Objetivamos neste estudo verificar as limitaçoes inerentes ao tratamento de HD na vida dos sujeitos portadores de IRC. O estudo foi descritivo com abordagem quantitativa onde participaram 20 sujeitos. A análise dos dados foi feita através da categorizaçao das variáveis advindas das respostas dos entrevistados sendo catalogados de acordo com a proximidade das respostas, embasadas na literatura pertinente. Estes foram coletados em uma clínica de diálise da cidade de Fortaleza-Ce, de abr.- jun. de 2007 e apresentados por meio de tabelas. De acordo com as varíáveis sócio-demográficas, 50% (10) eram do sexo feminino e 50% (10) do masculino, 40% (08) tinham entre 36 e 50 anos, 50% (10) eram casados, 70% estudaram até o ensino fundamental, 45% (09) eram aposentados. Quanto à patologia, 75% (15) dos pacientes entrevistados possuem um tempo de diagnóstico maior de 5 anos, que foi comparado ao tempo de tratamento onde 75% (15) apresentaram mais de 5 anos de tratamento. 75% (15) possuem alguma patologia associada a IRC. A mais frequente é a hipertensao arterial sistêmica, com 60% (12) dos pacientes entrevistados. No que diz respeito a renda mensal e ao planejamento alimentar dos pacientes, 70% (14) recebe de 1 a 2 salários mínimos, 75% (15) afirmam seguir recomendaçoes relacionadas a ingesta hídrica, 65% (13) afirmam que o tratamento interfere no seu cotidiano. Os dados quanto ao relacionamento familiar, social e de trabalho indicaram que 55% (11) tiveram modificaçoes na vida familiar e social. 65% (13) enfrentaram dificuldades em exercer atividades de labor. Quanto a viver com a patologia dividimos em categorias onde 35% (07) evidenciaram conformaçao, 30% (06) dependência da máquina, 20% (04) tristeza e 15% (03) medo. Percebemos que é imprescindível a atuaçao do enfermeiro junto ao paciente na promoçao em saúde com o intuito de minimizar os efeitos do tratamento para melhorar sua qualidade de vida.


PO037

Acidose metabólica em pacientes em tratamento de hemodiálise: conhecimento científico e assistência do profissional enfermeiro (A)

KOST, MT(1); MORAIS, MC(1); POLINS, BRG(2)

Clinica do Rim e Hipertensao(1)
Centro Universitario Herminio Ometto(2)

A acidose metabólica é caracterizada pelo aumento do H+ e uma reduçao na concentraçao da base, ou seja,uma reduçao do pH sanguíneo e do bicarbonato plasmático. Dentre as várias complicaçoes, a Acidose Metabólica é uma das prin-cipais da insuficiência renal crônica.
OBJETIVO: Realizar uma análise sobre a qualidade no tratamento quando se corrige a Acidose Metabólica nos pacientes com Insuficiência Renal Crônica em Hemodiálise.
MATERIAL E MÉTODOS: Estudo de natureza quantitativa e retrospectiva em seis prontuários de pacientes em tratamento em hemodiálise submetidos à coleta de gasometria venosa mais exames laboratoriais, que fizeram uso de aumento de bicarbonato durante os sessoes de hemodiálise.
RESULTADOS: Podemos verificar que dos 6 (100%) sujeitos da pesquisa; 66% obtiveram aumento nos índices de hemoglobina e hematócrito; 83% obtiveram reduçao dos níveis de fósforo; 50% sujeitos obtiveram reduçao de Paratohormônio (PTH) e 50% aumentaram os níveis de albumina.
CONCLUSAO: De acordo com os resultados encontrados, comprova-se que quando corrige a acidose metabólica através do aumento da concentraçao de bicarbonato durante a hemodiálise, obtém-se o aumento dos níveis de hemoglobina, hematócrito e albumina e diminuiçao nos níveis de fósforo e PTH. Com o conhecimento cientifico do profissional enfermeiro (a) e uma assistência de enfermagem eficaz, os pacientes renais crônicos obtem uma melhor qualidade de tratamento e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida.


PO038

Terapia de reposiçao enzimática na doença de Fabry; experiência de 250 sessoes com uso de betagalsidade

PRESTES, MO; (1)

Hospital Sao Vicente de Paulo(1)

A Doença de Fabry (DF) é um erro inato do metabolismo bastante raro, com herança genética ligada ao cromossomo X, e que se caracteriza pela deficiência e/ou ausência de atividade da enzima lisossômica alfa-galactosidase A (α-GAL). Esta atividade enzimática inadequada leva ao acúmulo da globotriaosilceramida (GL-3), tipo de gordura, que deposita nas células endoteliais, principalmente no coraçao, rins, córneas, sistema nervoso central e periférico, implicando em sérios prejuízos à saúde dos portadores, até à sua morte prematura. Com o surgimento da Terapia de Reposiçao Enzimática (TRE-betagalsidase), abriu-se uma nova perspectiva de tratamento da DF, uma vez que a enzima recombinante utilizada é capaz de reduzir o depósito de GL-3 nos tecidos comprometidos, principalmente quando iniciada precocemente.
OBJETIVO: Avaliar o número de infusoes na Terapia de Reposiçao Enzimática em pacientes portadores de Doença de Fabry em uso de betagalsidase, com atençao especial à segurança e monitorizaçao de ocorrências desfavoráveis. Métodos: Entre julho/06 e maio/08, oito pacientes (cinco homens e três mulheres) portadores da DF, foram submetidos a TRE com 1mg/kg com betagalsidase, quinzenalmente no ambulatório. No começo a infusao dura de 4 a 5 horas, após ser bem fixada a tolerância da enzima no paciente, e as sessoes acontecerem sem imprevistos, o tempo diminui. Dos pacientes, um apresentava IRC e recebia o medicamento durante a sessao de hemodiálise. Enquanto era feita a infusao, o paciente era observado e feito anotaçoes, em espaço apropriado, com o número e a duraçao das sessoes, os sinais vitais, as ocorrências e intercorrências que apresentavam.
RESULTADOS: Durante o tempo citado, houve 250 sessoes de TRE com betagalsidase. Um dos pacientes teve reaçao adversa moderada à enzima, nas sessoes 6ª, 7ª e 8ª. Os sinais e sintomas apresentados foram: dores no corpo, tremores, calafrios e mal-estar. Nao houve ocorrência importante de reaçao anafilactoíde. Somente na sétima sessao houve necessidade de suspensao da infusao, pela equipe médica, devido ao intenso desconforto referido pelo paciente. A partir da 9ª reposiçao, o paciente iniciou o uso de prednisona 20mg/dia, por quatro dias, antes da TRE, cessando assim as reaçoes adversas.
CONCLUSAO: A aplicaçao de betagalsidase mostrou-se segura e bem tolerada pelos pacientes, mesmo em doses levemente maiores que as preconizadas pelo fabricante. As 250 sessoes foram realizadas com menos de 3h, favorecendo a adesao dos pacientes ao tratamento. A reaçao adversa moderada referida foi detectada em três sessoes consecutivas em um único paciente, sem que houvesse risco de vida ao mesmo. Nao houve alteraçoes nos sinais vitais de nenhum paciente. A TRE requer uma preparaçao compatível dos profissionais, para nao haver exposiçao a perigos que prejudiquem os efeitos do tratamento.


PO039

Impacto da insuficiência renal crônica no diabetes

LOPES, GM(1); MARTINS, JCD(1); VARISTELO, RV(1); JACOMEL, RL(1)

Uniandrade(1)

Este estudo pretende mostrar o impacto da IRC no diabético,segundo estatística e a vivência em setor de trabalho, a magnitude da diabetes e da hipertensao é tao grande que se tornou um problema de saúde pública. A nefropatia ou doença renal secundária as alteraçoes microvasculares diabéticas no rim é uma complicaçao comum na diabetes. As pessoas com diabetes contribuem com quase a metade dos novos casos de doença renal em estágio terminal a cada ano, aproximadamente um quarto requerem tratamento dialítico ou transplante renal, outras complicaçoes também requerem atençao como problemas cardíacos, amputaçao de membros inferiores e até cegueira, observou-se que a atençao principalmente com os pacientes diabéticos, nao é satisfatória por parte do paciente e seus familiares. O objetivo desta pesquisa é mostrar que a importância de uma assistência de enfermagem especializada para pessoa portadora de diabetes faz a diferença ao tratamento, e a conscientizaçao do paciente quanto às complicaçoes futuras.Esta pesquisa caracteriza como estudo exploratório descritivo obtido por depoimentos de paciente diabético submetido á sessoes de hemodiálise em centros de hemodiálise na cidade de Curitiba, coletou-se informaçoes por meio de entrevista semi-estruturada com finalidade de conhecer a trajetória desde o início da doença até perda da funçao renal. A maioria dos pacientes entrevistados relatam que ao passarem por triagem em ambulatórios, nao foram alertados dos riscos das complicaçoes e que os profissionais de enfermagem pouco orientavam quanto a importância do controle da glicemia, controle da pressao arterial, uso de medicamentos, vida sedentária e dieta alimentar. Concluí-se que a orientaçao adequada contribuirá para melhor aderência ao tratamento minimizando assim problemas e sofrimento físico e emocionais, sendo assim Instituiçoes Hospitalares e ambulatoriais precisam treinar e capacitar equipes de profissionais de enfermagem para educaçao e prevençao de complicaçoes da doença de base, desta forma os pacientes poderao receber tratamento e orientaçao adequada necessário. Palavras chave: IRC, prevençao, complicaçoes.


PO040

O enfrentamento da nefropatia diabética na ótica da família: uma abordagem na perspectiva do modelo calgary de avaliaçao da família

FRAGUAS, G.(FALTAM DOIS AUTORES)

Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais(1)

OBJETIVO: Este estudo buscou compreender como a família enfrenta o cuidar da pessoa com nefropatia diabética em tratamento dialítico.
MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo qualitativo conduzido pelos pressupostos do método etnográfico. A pesquisa envolveu sete famílias em duas unidades de terapia renal substitutiva da cidade de Belo Horizonte/Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada no período de outubro de 2006 a fevereiro de 2007, após aprovaçao pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFMG e das instituiçoes envolvidas. O Modelo Calgary de Avaliaçao da Família, a observaçao participante, a entrevista semi-estruturada, o diário de campo e a análise documental foram utilizados para a coleta dos dados que, posteriormente foram analisados de acordo com o referencial teórico de Bardin (1977) de análise de conteúdo.
RESULTADOS: A partir da análise dos dados emergiram três núcleos temáticos que desvelaram as várias nuances do início do tratamento dialítico sobre a vida da família: a construçao do conceito de família sob a ótica da pessoa com nefropatia diabética; a nefropatia diabética e o tratamento dialítico na vida da família; e o conviver e o cuidar da pessoa com nefropatia diabética. Os resultados sugerem que cada família possui forças (recursos) mesmo em face de problemas (demandas) de saúde. Alguma das dificuldades apresentadas pelas famílias foi à necessidade de conciliar trabalho e doença em casa e de incorporar a doença e seu tratamento na rotina de vida da família. Em contrapartida o apoio da rede social e familiar e a aceitaçao e adaptaçao do membro doente à rotina e ao tratamento foram destacados como fatores facilitadores (recursos) do cuidado.
CONCLUSAO: Dessa forma, esse estudo desvelou como as famílias enfrentam e se adaptam às novas situaçoes surgidas com a rotina do regime dialítico e a progressao das complicaçoes que levam a dependência da pessoa doente. Tal fato desperta a necessidade de enxergamos a família como foco do cuidado de enfermagem, envolvendo-a em nosso cuidar e incentivando seus membros a buscarem recursos dentro da unidade familiar e de sua rede social mais próxima.


PO041

CO-morbidade e mortalidade de pacientes renais: atendimento terceirizado de nefrologia no estado do Ceará

OLIVEIRA, FC(1); BEZERRA, AP(1); ALVES, MDS(1)

Serviço de Apoio ao Renal – SARA(1)

INTRODUÇAO: a doença renal apresenta uma história natural lenta e prolongada. Caracteriza-se por período longo de latência e curso assintomático prolongado, envolvimento de múltiplos fatores de risco.
OBJETIVOS: Identificar as causas de comorbidade e mortalidade dos pacientes renais atendidos pelo Serviço de Apoio ao Renal – SARA; analisar as variáveis pessoais, as co-morbidades e os fatores de risco para mortalidade.
METODOLOGIA: descritivo, retrospectivo e quantitativo. Realizado com 232 portadores de Insuficiência Renal Aguda (IRA) ou Insuficiência Renal Crônica (IRC) que realizaram hemodiálise (HD), em 2007, internados e/ou admitidos nos hospitais credenciados pela clínica. Os dados foram coletados através dos prontuários, com variáveis de: sexo; idade; setor de atendimento; causa do internamento; tempo de internamento; tempo de tratamento de HD; acesso vascular (tipo, localizaçao, tempo de uso e as principais complicaçoes); as principais co-morbidades associadas ao tratamento; o destino dos pacientes (alta hospitalar, transferência e óbito) e; nos casos de óbito, a causa do mesmo. Os dados foram organizados descritivamente, em gráficos e tabelas, com cálculos de freqüências e percentagens. E aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº94/08) da Universidade Federal do Ceará – UFC.
RESULTADOS: predomínio do sexo masculino, 140 (60%); idade entre 61 a 80 anos, 86 (37%); atendidos em Unidade de Terapia Intensiva – UTI, 154 (66%); tempo de internaçao entre 1º ao 10º dia, 163 (70%); início ao término do tratamento entre 1º ao 15º dia; a principal causa do internamento foi a IRA, 182 (78%); esta, por causa clínica, 222 (95%); tipo de acesso: Fístula artério – venosa – FAV, 15 (6%) e Cateter Duplo Lúmen – CDL, 217 (94%); quanto ao CDL predominou na veia femoral, 159 (73%); sendo que, estes foram trocados mais de uma vez por complicaçoes como: sangramento, infecçao e obstruçao; quanto ao tempo de permanência do CDL, foi em média de 7 dias, 115 (53%). Quanto ao destino do paciente após tratamento HD, predominou óbito, 140 (60%) e as principais causas foram: sepse e insuficiência respiratória. Sobre as patologias destacamos: insuficiência e infecçao respiratória, hipertensao arterial sistêmica – HAS, septicemia, Diabetes Mellitus – DM e portadores de SIDA.
CONCLUSAO: Durante o tratamento dialítico, as comorbidades e a mortalidade dos pacientes sao elevadas e está relacionada às várias patologias. Espera-se que os resultados desta investigaçao possam trazer contribuiçao clínica para o tratamento e prevençao das complicaçoes que acometem estes pacientes.


PO042

Características de pacientes com doenças cardiovasculares em uti: maior risco de morte ou de acometimento renal futuro?

LIMA VD(1); BRAGA C(1); DE DEUS RB(2); FERRAZ RR(1,2)

Universidade Nove de Julho – UNINOVE(1)
GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(2)

INTRODUÇAO: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um setor hospitalar destinado ao atendimento de pacientes adultos gravemente enfermos. Ao considerar uma UTI de pacientes crônicos com doenças de base em fase adiantada, observamos variaçoes nos motivos das admissoes, sendo a maioria composta por doadores de órgaos e tecidos, hepatopatas pré-transplante grave e doenças cardiovasculares, dentre outras. Sabendo-se que as complicaçoes tardias de algumas dessas comorbidades, principalmente as doenças cardiovasculares, podem predizer um maior número de doentes renais no futuro, faz-se importante o levantamento de suas prevalências.
OBJETIVO: Quantificar a prevalência de doenças cardiovasculares na UTI de um hospital da rede pública de cidade de Sao Paulo. Métodos: Os dados deste trabalho foram obtidos através de observaçao de pacientes admitidos no período de 06/04 a 02/05/2008, buscando obter dados relacionados à idade, sexo, peso, estatura, motivo de internaçao e desfecho destes pacientes.
RESULTADOS: No período descrito foram admitidos 8 indivíduos (5M/3F), com idade média de 55±27 anos, com os seguintes diagnósticos: Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC): 62,5% (5 casos), Doador: 12,5% (1 caso), Desconforto Respiratório: 12,5% (1 caso), Insuficiência Mitral Grave (IMI): 12,5% (1 caso), Trombo Embolismo Pulmonar (TEP): 25% (2 casos), Choque Cardiogênico: 12,5% (1 caso) e Tx cardíaco tardio: 12,5% (1 caso). No final do período, 75% dos pacientes foram a óbito. Discussao: O índice de mortalidade descrito na UTI observada foi consideravelmente elevado. Este levantamento, embora nao tenha identificado nenhum paciente com complicaçoes renais tardias, provavelmente devido à alta taxa de mortalidade, identificou a ICC como sendo a principal causa das internaçoes.
CONCLUSOES: Esses dados chamam a atençao no sentido de se intensificar os programas de prevençao de doenças cardíacas que, conseqüentemente, funcionaria também ajudando na prevençao de patologias renais.


PO043

Modelos de hemodiálise ambulatorial utilizadas no mundo: uma breve revisao

MATOS, FE(1); LOPES, A(1)

Hospital e Maternidade Celso Pierro(1)

As doenças crônicas têm recebido maior atençao dos profissionais de saúde. Dentro do quadro de patologias crônicas destaca-se a Doença Renal Crônica (DRC), que é considerada um grande problema de saúde pública, porque causa elevadas taxas de morbidade e mortalidade e tem impacto negativo sobre a qualidade de vida relacionada à saúde. Após o estabelecimento da patologia, o paciente deverá ser submetido a terapias de substituiçao renal que podem ser: hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante, sendo a hemodiálise o método dialítico mais utilizado.
OBJETIVOS: pesquisar as modalidades de hemodiálise utilizadas no mundo, suas vantagens e desvantagens, com o propósito de contribuir com o alcance do bem-estar físico, psicológico e social do cliente durante a terapia através da atuaçao de uma equipe multiprofissional.
METODOLOGIA: esse estudo foi realizado a partir de leitura, análise e discussao de informaçoes extraídas de artigos selecionados de revisao bibliográfica, conduzida na base de dados Lilacs, Medline e Scielo, sobre modalidades de hemodiálise no mundo, no período compreendido entre 2000 a 2007.
RESULTADOS: por meio dessa pesquisa foi possível verificar que a hemodiálise convencional traz uma melhora clínica ao paciente, é a mais utilizada no mundo, porém devido o período interdialitico seqüencial, apresenta inúmeras intercorrências ocasionando comorbidades. A hemodiálise diária favorece melhora do controle pressórico e do peso seco, mas apresenta inconveniências por exigir dos clientes tempo disponível diário para o tratamento, é de difícil acesso pelo alto custo e nao possibilita o rodízio de pacientes nas clínicas como ocorre na hemodiálise convencional. Na hemodiálise realizada no período noturno, observam-se seus benefícios sobre o coraçao e a qualidade de vida, mas seus estudos ainda sao limitados. E na hemodiálise domiciliar, verificamos flexibilidade e comodidade do tratamento para o paciente, porém há o receio quanto à atuaçao da equipe diante das emergências, a necessidade de um cuidador e o domicilio adaptado para esse tipo de terapia.
CONCLUSAO: diante dos resultados obtidos, justifica-se a necessidade premente de trabalhar com a equipe de saúde, para que leve em consideraçao, no seu cotidiano, a necessidade dos pacientes que estao sob seus cuidados profissionais visando proporcionar o bem-estar físico, psicológico e social desse protagonista que se vê dependente de terapias substitutivas renais para sua sobrevivência. Palavras chave: hemodiálise diária, hemodiálise noturna, doença renal;


PO044

Incidência de nefropatia induzida por contrastes radiológicos em pacientes de terapia intensiva: alerta ao enfermeiro

GUERRA, CGN(1); FELIPPE, MJDB(1); BALBI, AL(1); CASTRO, ACPC(1); BARRETTI, P(1)

Hospital Estadual Bauru(1)

Nefropatia induzida por contraste é complicaçao freqüente após procedimentos diagnósticos e terapêuticos contrastados.
OBJETIVO: Identificar a incidência de nefropatia induzida por contrastes radiológicos em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva, submetidos a exames de diagnóstico por imagem.
CASUISTICA E MÉTODOS: O estudo foi realizado no Hospital Estadual Bauru (HEB) e a coleta de dados feita junto ao Centro de Diagnóstico por Imagem com 40 pacientes maiores de 16 anos, admitidos na UTI de Adultos submetidos a exames contrastados cujos dados foram coletados nos prontuários, para detecçao de sinais e sintomas relacionados à nefropatia, no período de janeiro a junho de 2007.
RESULTADOS: Houve predomínio do sexo masculino, com idade entre 16 e 79 anos (56,2 ± 14,64),admitidos para tratamento clínico. O exame de maior freqüência foi tomografia de crânio em 57,50%, seguida de tomografia torácica em 32,50%. Observou-se que 77,50% dos pacientes nao estavam fazendo uso de drogas vasoativas no ato da realizaçao do exame, 82,50% apresentaram creatinina normal no dia do exame contrastado e 17,50% estavam com os exames alterados. Após 48 a 72 horas da administraçao do contraste, 52,50% tiveram aumento de creatinina maior que 0,5 mg/dl. Após 7 a 10 dias do contraste, 35% mantiveram creatinina alterada. Após 10 dias do exame 14 (35%) tinham creatinina aumentada e 15% deles recuperaram a normalidade, restando oito (20%) pacientes, com déficit de funçao renal. Destes oito pacientes, seis eram pertencentes ao grupo daqueles que já apresentavam creatinina elevada no dia da infusao do contraste e dois (5%) desenvolveram nefropatia, provavelmente pelo contraste radiológico. Verificou-se que a participaçao do enfermeiro na evoluçao dos pacientes, tanto no período pré-exames como pós-exames, foi ausente.
CONCLUSAO: Acredita-se que, embora tenham ocorrido fatores hemodinâmicos que interferiram na evoluçao da doença, 5% apresentaram fortes indícios de terem como causa da nefropatia, a administraçao do contraste. Torna-se, portanto imprescindível a participaçao do enfermeiro no processo de detecçao e assistência na prevençao dessa patologia.


PO045

Avaliaçao do nível de estresse na equipe de enfermagem de um setor de hemodiálise

POLINS, BRG(1); VALDANBRINI, AML(1)

Centro Universitário Hermínio Ometto-UNIARARAS(1)

A proximidade da enfermagem com os clientes portadores de insuficiência renal crônica em hemodiálise onde o sofrimento é quase inevitável aumenta a probabilidade de ocorrência de desgastes físicos e psicológicos conhecidos como estresse. O “stress” é o resultado inespecífico de qualquer demanda sobre o corpo, seja de efeito mental ou somático. Este estudo objetivou investigar a ocorrência de estresse nos auxiliares de enfermagem em uma unidade de hemodiálise. Trata-se de um estudo exploratório do tipo descritivo inquérito com abordagem quantitativa. Constatou-se a presença de estresse em 44,4% dos trabalhadores, sendo que 33% deles estavam na fase de resistência, e 11,1%, na fase de quase-exaustao. A maior parcela da amostra tentou desenvolver mecanismos de enfrentamento dos fatores estressantes, porém há a necessidade de programas sistemáticos de educaçao sobre os perigos, sobretudo sobre os riscos de estresse a que estao expostas em funçao de suas atividades e do desenvolvimento de programas para detecçao de estresse.Ainda que limitado aos achados num contexto específico, os dados encontrados sugerem que há direcionamento de atençao aos profissionais, quer no sentido de minimizar a sobrecarga, quer no sentido de evitar agravamentos. Diante do exposto, torna-se prudente investir maiores esforços na prevençao do estresse na equipe de técnicos de enfermagem.


PO046

Projeto pausa para pensar enfermagem (PPPE); uma experiência do centro de nefrologia da santa casa de Belo Horizonte

FRAGUAS, G.(1); MENDES, RFF.(1); PENIDO, APM.(1)

Centro de Nefrologia da Santa Casa de Belo Horizonte(1)

OBJETIVO: O Projeto “Pausa Para Pensar Enfermagem” (PPPE) teve início em março/2008 com o objetivo de reestruturar a enfermagem do Centro de Nefrologia.
MATERIAL E MÉTODOS: Para que tal objetivo fosse alcançado, fez-se necessário uma pausa nas atividades diárias, deslocando a equipe do seu ambiente de trabalho para espaços dialógicos em locais agradáveis tendo contato direto com a natureza. Essas reunioes proporcionaram tranqüilidade e o surgimento de novas idéias resultando em açoes para implementaçao na rotina diária do serviço de enfermagem. Inicialmente foi montado um grupo de trabalho, formado por uma enfermeira responsável pela educaçao continuada, uma administradora e uma psicóloga. Esse grupo participava de todos os encontros somados a dois representantes da enfermagem que se revezavam a cada semana. Durante os encontros, os membros do grupo utilizaram a ferramenta de planejamento TEvEP para a elaboraçao do plano estratégico. O TEvEP é um método de planejamento que funciona como um “protocolo” de comunicaçao entre as pessoas e facilita a organizaçao das informaçoes e a mobilizaçao de recursos. Essa ferramenta situa os eventos no tempo através de perguntas-chave que permitem conexoes entre os espaços e as pessoas. Desta forma os envolvidos compreendem o todo e atuam nas partes de maneira organizada aumentando a previsibilidade e reduzindo os desconfortos interpessoais e intersetoriais comuns às organizaçoes.
RESULTADOS: Com esse projeto a enfermagem conseguiu mapear todas as suas rotinas e elaborar planos de açao para reorganizar o serviço. Somado a esses fatores a equipe conquistou maior harmonia, motivaçao, organizaçao, conhecimento científico, crescimento pessoal e profissional e melhoria do trabalho, refletindo em uma assistência de enfermagem com maior qualidade, segurança e humanizaçao.
CONCLUSAO: A aplicaçao da metodologia do TEvEP associado ao planejamento fora do ambiente de trabalho se mostrou extremamente eficaz trazendo resultados favoráveis ao desenvolvimento da equipe que se reverteram para a organizaçao em forma de reduçao de custos, qualificaçao dos serviços prestados e melhoria nas relaçoes interpessoais.


PO047

Proposta e avaliaçao de um manual de orientaçao ao doente renal crônico em tratamento hemodialitico

REDONDO, E(1); SANTOS, CL(1); HOSAKA, ME(1)

Santa Casa(1)

No Brasil 2 milhoes de indivíduos sofrem de Insuficiência Renal Crônica (IRC). O Doente Renal Crônico (DRC) tem como Terapia Renal Substitutiva (TRS) a Diálise Peritoneal (DP) e a Hemodiálise (HD). A HD é a terapia de escolha para maioria dos DRC, já que destes 90% estao em tratamento hemodialitico (1). A IRC e a HD compromete nao só o aspecto físico do indivíduo como também o psicológico sendo necessária uma intervençao sistematizada da enfermagem e de toda equipe multiprofissional para que este indivíduo consiga conviver com a doença aderindo ao tratamento (2). Para tanto foi elaborado um manual de orientaçao ao DRC em HD para avaliar a compreensao deste instrumento. O estudo teve enfoque exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa. Participaram 28 pacientes maiores de 18 anos, alfabetizados, com IRC em tratamento hemodialítico. O local do estudo foi na Unidade de Diálise e Transplante Renal que atende pacientes portadores de IRC de um Hospital Universitário. Foi aplicado um questionário em dois momentos, o primeiro antes da leitura do manual, composto por duas partes: Parte I – caracterizaçao dos indivíduos; Parte II – composto por 28 questoes, subdividido em quatro módulos com sete perguntas cada um. O segundo foi aplicado após a leitura do manual, composto por três partes: Parte I – iniciais do nome do indivíduo; Parte II – idêntico ao primeiro questionário; Parte III – avaliaçao do manual. Os questionários foram corrigidos e as respostas obtidas foram codificadas e organizadas em banco de dados (Software Excel 2007). Em seguida, os dados foram submetidos aos testes estatísticos T – pareado e Wilcoxon. (Software EPIINFO 3.4 e SPSS versao 13.0). Os resultados demonstraram que das 28 perguntas do questionário antes da leitura do manual obtivemos uma média de acertos de 18,75 enquanto que no questionário após a leitura do manual a média foi de 27,68. Conclui-se que o manual foi compreensível devido ao melhor desempenho dos participantes após a leitura do mesmo. Em síntese, o instrumento de orientaçao foi considerado como ótimo pela maioria dos participantes do estudo (86%).


PO048

Reciclagem de resíduo hospitalar: realidade transformadora do centro de nefrologia da santa casa de Belo Horizonte

FRAGUAS, G.(FALTAM DOIS AUTORES)

Centro de Nefrologia da Santa Casa de Belo Horizonte(1)

OBJETIVO: O aumento do número de pacientes em tratamento dialítico trouxe como conseqüência o crescimento de insumos inorgânicos despejados em aterros sanitários. Com o intuito de contribuir para a diminuiçao do impacto ambiental ocasionado pelo despejo de resíduos em aterros sanitários foi implementada a segregaçao de resíduos hospitalares para reciclagem no Centro de Nefrologia.
MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência do Centro de Nefrologia da Santa Casa de Belo Horizonte sobre a elaboraçao e implementaçao de um projeto de reciclagem de resíduos hospitalares produzidos no centro de diálise. Em Junho de 2007 a equipe de enfermagem iniciou a elaboraçao do projeto de reciclagem. A segregaçao dos resíduos teve início em Julho de 2007 com a aquisiçao de recipientes adequados para o armazenamento do mesmo. Os resíduos sao segregados em recipientes identificados para as seguintes classes: plástico rígido, plástico flexível e papel. Dentro da classe de plásticos rígidos estao inclusos frascos e bicos do frasco de soro, roletes de equipo, tampas e anéis de galoes de soluçao para hemodiálise. A partir do início do projeto foi realizado um levantamento do peso dos resíduos gerados na clínica e o valor arrecadado com a venda desses resíduos para empresas de reciclagem.
RESULTADOS: No período de Julho a Dezembro de 2007 foram segregados e vendidos 15.375, 33 quilos de resíduos. Esses resíduos convertidos em recursos geraram um valor de R$7.971,00 que foram utilizados em benefício dos próprios colaboradores na forma de cestas básicas distribuídas mensalmente. A obtençao desses valores demonstrou o alcance dos benefícios, para o serviço e seus colaboradores, advindos da implementaçao desse projeto.
CONCLUSOES: O projeto de reciclagem trouxe para o Centro de Nefrologia a vivência da educaçao ambiental mudando a filosofia do serviço que reduziu em 50% o volume de resíduos enviado ao aterro sanitário da cidade. Mostrou-se também como uma forma alternativa de aquisiçao de recursos e melhoria na integraçao da equipe.


PO049

Catéter de longa permanência – experiência de Ourinhos – SP

JABALI, GC(1); MIYASHIRO, LU(1); CARVALHO, LR(1); ASSIS, MR(1); MOTA, OA(1); SANTOS, PR(1); CARVALHO, RB(1)

Santa Casa (1)

OBJETIVO: Descrever a experiência de um centro de hemodiálise na utilizaçao de cateteres tunelizados. Material/Métodos: Analisados retrospectivamente o manuseio de 13 cateteres tipo duplo-lúmen, longa permanência (16% do total de pacientes em HD), em 11 pacientes em IRC e 02 em IRA. Todos os cateteres foram implantados em sala cirúrgica pelo mesmo cirurgiao, exceto 03 que foram instalados em hospitais da capital. Características dos pacientes: Tabela 1. Paciente nº 9 teve desempenho insatisfatório por baixo fluxo devido a aderência a parede do vaso, sendo retirado após 90 dias. 38% estao em uso até o presente relato (junho 2008) sem intercorrência no fluxo e 62% tiveram excelente fluxo até a data do óbito.
CONCLUSAO: 1 – o implante por cirurgiao vascular com experiência na técnica é fundamental para estes cateteres. 2 – A hemodiálise por estes cateteres consegue excelente fluxo sanguíneo além do conforto aos pacientes. 3 – O baixo número de complicaçoes no nosso serviço está compatível com a literatura, evidenciando boas técnicas no manejo pré e pós sessoes de hemodiálise. 4 – Os óbitos nao tiveram relaçao com os Perm-Cath*, pois as comorbidades foram causas agravantes para o óbito. Tabela a ser apresentada.


PO050

Uso de M. EDTA em catéteres de longa permanência

JABALI, GC(1); MIYASHIRO, LU(1); CARVALHO, LR(1); ASSIS, MR(1); MOTA, OA(1); SANTOS, PR(1); CARVALHO, RB(1)

Santa Casa(1)

INTRODUÇAO: Os cateteres tunelizados para hemodiálise (Perm-Cath*/Split-Cath*) tornaram-se importantes no acesso central a HD quando da impossibilidade de DP ou FAV. Este relato descreve a experiência do uso do M. EDTA (Cath-Save*) em 7 pacientes com cateteres em uso por mais de 40 dias no nosso Serviço. Material/Métodos: 07 pacientes desenvolveram quadro de pirogenia característica após 30 minutos do inicio da sessao de HD. Foram coletadas hemoculturas em 13 ocasioes; positivas: 2 (Acinetobacter e Klebsiella); negativas 11. Cath-Safe* foi a droga para selar o lock dos cateteres desses pacientes.
RESULTADOS: 6 evoluíram com recuperaçao funcional do cateter; 3 recuperaram o cateter, porém evoluíram para óbito por comorbidades; 1 teve cateter retirado por acotovelamento; 3 estao com cateteres em pleno funcionamento sem nenhuma complicaçao.
CONCLUSAO: 1 – Parece ser eficaz o uso do Cath-Safe* nos locks dos casos diagnosticados como bactermia/ oclusao por biofilme. 2 – O tempo de uso da droga variou de 6 a 10 sessoes de tratamento, ao custo de R$ 15,00 por sessao. 3 – É necessário que os serviços que utilizarem estes modelos de cateter, obtenham dispensaçao destes produtos pelas Portarias de Alto Custo, evitando-se as graves complicaçoes infecciosas ou perda do cateter. Gráfico a apresentar.


PO051

Relato de caso: uso de alteplase na desobstruçao de cateter de longa permanência para hemodiálise

MIYASHIRO, LU(1); JABALI, GC(1); MEDINA, JO(1); CARVALHO, RB(1)

Santa Casa(1)

INTRODUÇAO: O cateter de longa permanência tunelizado para hemodiálise, tipo Split-Cath*, tem sido usado em pacientes com precárias condiçoes de acesso vascular para a realizaçao de Fístula Artério-Venosa (FAV), ou quando nao há condiçoes de diálise peritonial. No entanto, os cateteres inseridos em veias centrais, após semanas da implantaçao, desenvolvem coágulos de fibrina ou biofilme, sao clinicamente silenciosos até que obstruam o cateter. Os métodos conhecidos para desobstruçao de cateter incluem, erroneamente, a passagem do fio guia ou administraçao de diversos solutos sob pressao. A instilaçao de fibrinolítico na luz do cateter, aceitável, é a alteplase (ativador do plasminogênio tissular).
OBJETIVO: Descrever a experiência do uso da alteplase (Actylise) diluída em 2mg/ 2ml, na desobstruçao de cateter de longa permanência tunelizado para hemodiálise. Relato do caso: Paciente branco, 80 anos, sexo masculino, 84,5 kg, diagnóstico de Insuficiência Renal Crônica (IRC) por dislipidemia severa e nefroesclerose diabética; início das sessoes de hemodiálise em outubro de 2007 por cateter de longa permanência tunelizado, modelo Splitcath III, em átrio direito, com prescriçao dialítica de 5 sessoes/semana, com heparinizaçao sistêmica. Em janeiro de 2008, este cateter apresentou perda progressiva do fluxo sanguíneo chegando a 150 ml/ mim, com pressao venosa negativa no sistema extracorpóreo. Foi proposto o uso de Alteplase (Actylise 2 mg) 2ml diluído pelo Hospital A. Einstein, em Sao Paulo, com o protocolo a ser apresentado. Após 24 dias da primeira administraçao da alteplase, o cateter apresentou nova obstruçao parcial, foi realizado o protocolo de administraçao do Actylise por dois dias consecutivos, com sucesso. Resultado: Total recuperaçao da permeabilidade de cateter, sem reaçao pirogênica ou sinais infecciosos.
CONCLUSAO: A ser apresentada em pôster.


PO052

Perfil e qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador

KUSUMOTA, L(1); MARQUES, S(1); RODRIGUES, RAP(1); GONÇALVES, JG(1)

Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto-USP(1)

OBJETIVOS: Identificar os pacientes em tratamento conservador da Doença Renal Crônica (DRC), realizar a caracterizaçao sócio-demográfica, econômica e clínica destes pacientes, bem como avaliar a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS). Material e Método: estudo transversal e populacional realizado com pacientes em tratamento conservador da DRC, seguidos no ambulatório de uremia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto – Universidade de Sao Paulo, em fase de reduçao da funçao renal (TFG
<
30 ml/min/1,73m2). A funçao renal foi estimada por meio da filtraçao glomerular utilizando-se da fórmula de Cockcroft e Gault para calcular o clearance de creatinina. A coleta de dados ocorreu de novembro de 2006 a setembro de 2007. Utilizou-se os instrumentos: para avaliaçao cognitiva (MEEM); para caracterizaçao sóciodemográfica e econômica, quanto à DRC, tratamento conservador e para avaliaçao da QVRS, o SF36. A análise foi realizada a partir da tabulaçao dos dados de caracterizaçao do perfil sócio-demográfico, econômico e clínico dos pacientes e análise estatística descritiva da QVRS.
RESULTADOS: Participaram do estudo 89 pacientes, nos quais constatou-se o perfil formado majoritariamente por homens (59,5%), brancos (69,7%), com 1-4 anos de escolaridade (53,9%), moravam com o(a) companheiro(a) (66,3%). Quanto à faixa etária, 44 (49,4%) eram adultos e 45 (50,6%) idosos. Em relaçao ao tempo de diagnóstico da IRC, a média foi de 6,8 anos e o tempo de tratamento conservador, a média foi de 5,6 anos. A funçao renal estimada apresentou a média de 20,4ml/min. Em relaçao à QVRS, as dimensoes do SF36 que obtiveram menores escores médios foram: funçao física (36,8), funcionamento físico (56,4) e saúde geral (56,9); e as dimensoes que obtiveram maiores escores médios foram: funçao social (68,2), bem estar emocional (67,8) e energia/fadiga (64,3).
CONCLUSAO: A QVRS se mostrou mais prejudicada em relaçao aos aspectos físicos, demonstrando as necessidades reais de saúde destes pacientes que possuíam muitas complicaçoes físicas e co-morbidades associadas, bem como o processo do envelhecimento que influenciam na determinaçao da QVRS.


PO053

O perfil técnico – científico dos enfermeiros nas clínicas de diálise

FURTADO, AM(1)

Universidade Católica de Goiás(1)
Universidade Estadual do Ceará(2)

Este estudo tem como objetivo identificar o perfil técnico-científico dos enfermeiros que atuam em hemodiálise, como percebem e reagem diante das situaçoes vivenciadas, e compreender os fatores que influenciam a tomada de decisao do enfermeiro diante da complexidade do serviço de diálise que requer capacitaçao técnico-científica na área de enfermagem em nefrologia. Foi realizado um estudo de caráter qualitativo, com oito enfermeiras que atuam nos serviços de diálise na regiao centro-oeste. A coleta das informaçoes foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, as quais foram analisadas e fundamentadas de acordo com análise de conteúdo de Bardin (1979), sendo elaboradas quatro categorias: Treinamento prévio à admissao no serviço de hemodiálise; Rotina desestimulante; Conhecimento científico como base para tomada de decisao do enfermeiro no serviço de hemodiálise; Importância da educaçao permanente para o profissional e respectiva instituiçao. Concluiu-se que as enfermeiras consideraram o serviço tecnicista e desestimulante, e que passaram por um curto treinamento, com enfermeiras especialistas; o que parece ser insuficiente diante da responsabilidade técnica e do cuidado a ser prestado aos clientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. Diante do exposto, é necessário que haja uma melhor preparaçao dos enfermeiros para assumir os serviços de hemodiálise. Palavra-chave: hemodiálise, cuidado de enfermagem, capacitaçao


PO054

Acessos vasculares no tratamento de hemodiálise: percepçao do paciente renal crônico

CAMELO, JGR(1)

Universidade Estadual do Ceará(1)
Instituto de Doenças Renais(2)

OBJETIVO: Analisar a percepçao do paciente renal crônico acerca do seu acesso vascular para tratamento hemodialítico.
MATERIAL E MÉTODOS: A populaçao foi constituída por pacientes portadores de insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise que possuíam catéter duplo-lúmen ou fístula arteriovenosa com a presença de aneurismas ou pseudo-aneurismas. A amostragem foi intencional e composta por vinte e um participantes. Os dados foram coletados através de formulário e organizados através da categorizaçao, apresentados de forma descritiva e com a ilustraçao de quadros. A análise dos dados se deu a partir das respostas dadas pelos participantes no preenchimento do formulário e de leitura crítica da literatura vigente.
RESULTADO E CONCLUSAO: Constatou-se que a maioria dos pacientes nao sabe definir o acesso vascular que possui e que há interferência deste no convívio social e na realizaçao das atividades gerais.


PO055

Doença renal crônica e tratamento conservador: percepçoes dos pacientes em relaçao ao processo saúdedoença e tratamentos

GRICIO, TC(1); KUSUMOTA, L(1); CANDIDO, ML(1)

Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto-USP(1)

OBJETIVOS: caracterizar os pacientes em tratamento conservador da Doença Renal Crônica (DRC), atendidos em um hospital público em Ribeirao Preto-SP, quanto aos dados socioeconômicos, demográficos e clínicos e identificar as suas percepçoes em relaçao ao processo saúde-doença e tratamentos.
MATERIAL E MÉTODOS: foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se da história oral temática como referencial metodológico. Foram entrevistados 20 pacientes com DRC, em tratamento conservador, no ambulatório de uremia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto -Universidade de Sao Paulo. Utilizou-se um instrumento, o qual foi adaptado para este estudo, para caracterizaçao dos pacientes e a gravaçao da questao norteadora: “O que é Insuficiência Renal Crônica para o (a) senhor(a)? Como o(a) senhor(a) percebe o seu tratamento atual e as possibilidades de tratamentos futuros?”. A análise foi realizada a partir da tabulaçao dos dados de caracterizaçao e categorizaçao das histórias obtidas com os pacientes.
RESULTADOS: constatou-se que o perfil dos pacientes é formado majoritariamente por homens (60%), brancos (50%), com idade média de 58,6 anos. Após a identificaçao dos conceitos expressos nas falas, foram elucidadas três grandes categorias, com suas respectivas subcategorias: 1) Conceitos imprecisos da DRC: incerteza, conceitos simplificados, nao se explica, causas; 2) Tratamento atual: dieta, uso de medicamentos, atividade física, aspectos do tratamento; 3) Tratamento futuro: hemodiálise, diálise peritoneal, transplante.
CONCLUSAO: em sua maioria, os pacientes possuem conhecimentos insuficientes a respeito do processo saúde-doença, o que pode influenciar na nao adesao ao tratamento e, conseqüentemente, na progressao da doença. Aspectos socioeconômicos, demográficos e clínicos podem determinar o nível de conhecimento destes pacientes. Evidencia-se, entao, a necessidade de construir uma abordagem educativa como estratégia para estimulá-los a aderirem ao tratamento, contribuindo, assim, para a reduçao da morbi-mortalidade.


PO056

A atuaçao do enfermeiro na equipe multidisciplinar em tratamento conservador de doença renal crônica

OLIVA, M(1)

Instituto Nefrológico de Guarapari(1)

A atuaçao da equipe multidisciplinar em tratamento conservador é de grande importância, para a evoluçao de doença renal crônica, pois oferece acompanhamento periódico de pacientes que apresentam lesao renal desde os estágios iniciais da doença. O objetivo deste estudo é mostrar a importância do profissional enfermeiro especialista em nefrologia neste programa. No período de março de 2003 a maio de 2008, estavam em tratamento conservador 197 pacientes, com idade de 21 a 87 anos, sendo 106(54%) do sexo masculino e 92(48%) do feminino. O estudo foi realizado através de pesquisa em prontuários de pacientes que estavam em acompanhamento regular no serviço, e foram incluídos todos que apresentaram na admissao creatinina sérica maior que1,5 mg/dl.
RESULTADOS: 33(17 %) realizaram confecçao de fístula artério-venosa, 56 (28%) foram treinados para aplicaçao de medicaçoes por via subcutânea , 29 (15%) iniciaram terapia renal substitutiva (TRS), 120 (61 %) estavam entre os estágios 3 e 4 da doença renal crônica, 33 (17 %) realizaram vacinaçao contra hepatite B, 85( 43%) eram diabéticos, 142 (72 %) tinham hipertensao arterial, 135 (68 %) tinham idade igual ou superior a 60 anos, 8 ( 4%) evoluíram para óbito. Concluímos que a atuaçao do enfermeiro no programa foi fundamental para informaçoes das modalidades dialíticas, orientaçoes para ouso de medicamentos, consulta de enfermagem, integraçao com a equipe multidisciplinar, e no preparo do paciente para início em TRS.


PO057

Sistema de assistência de enfermagem na prática: a experiência das enfermeiras do serviço de hemodiálise de um hospital universitário

FUZII, SMO(1); LIMA, AFC(1); HASHIMOTO, THF(1); PINHO, NA(1); MELO, ACT(1)

Hospital Universitário da Universidade de Sao Paulo(1)

OBJETIVOS: Compartilhar a experiência das enfermeiras do Serviço de Hemodiálise (Hd) do Hospital Universitário da USP na seleçao dos diagnósticos de enfermagem para os pacientes renais crônicos de acordo com a Classificaçao da North American Nursing Diagnosis Association International – NANDA-I; Revisar as atividades de enfermagem correspondentes a esses diagnósticos e complementá-las com a Nursing Intervention Classification – NIC.
METODOLOGIA: A partir de sua experiência clínica as enfermeiras da Hd reuniram-se, estudaram a Classificaçao da NANDA-I e selecionaram os diagnósticos que consideraram como os mais freqüentes no contexto da realidade vivida. Posteriormente agruparam as atividades de enfermagem realizadas classificando-as em prioritárias – as mais prováveis para a soluçao do(s) diagnóstico(s) apresentado(s) pelo paciente e, por isso, constariam impressas no instrumento Diagnóstico/Evoluçao/ Prescriçao de Enfermagem – e opcionais – nao viriam impressas mas as enfermeiras poderiam adicioná-las ao instrumento para alguns pacientes com o(s) diagnóstico(s) selecionado(s). Todas as atividades foram discutidas, revisadas e complementadas com base na NIC.
RESULTADOS: As enfermeiras selecionaram seis diagnósticos de enfermagem: Controle ineficaz do regime terapêutico; Risco de desequilíbrio do volume de líquidos; Ansiedade; Risco de infecçao; Integridade tissular prejudicada e Dor Aguda. Entao, estabeleceram 11 atividades prioritárias, 16 atividades opcionais e re-estruturaram o instrumento Diagnóstico/Evoluçao/Prescriçao de Enfermagem utilizado no Serviço.
CONSIDERAÇOES FINAIS: A participaçao nesse processo propiciou às enfermeiras da Hd momentos de reflexao a respeito da fundamentaçao do Sistema de Assistência de Enfermagem desenvolvido junto aos pacientes renais crônicos, possibilitou maior visibilidade às açoes dos profissionais de enfermagem e tem contribuído para a obtençao de dados relevantes para a informatizaçao desse modelo assistencial.


PO058

Perfil dos pacientes encaminhados à diálise peritoneal em um centro de nefrologia do interior do estado de Sao Paulo

CHIOZI, SZ(1); NAKAGAWA, B(1); MOYSES NETO, M(1); VIEIRA NETO, OM(1); SILVA, CAB(1); BATISTA, FIS(1); OLIVEIRA II, AR(1)

Serviço de Nefrologia de Ribeirao Preto – SENERP(1)

OBJETIVO: Analisar as características clínico-epidemiológicas numa populaçao de portadores de doença renal crônica (DRC) quando encaminhados à diálise peritoneal (DP) neste Serviço.
PACIENTES E MÉTODOS: Foram analisados prospectivamente dados epidemiológicos, clínicos e laboratoriais de 204 pacientes com DRC encaminhados à DP entre Julho de 2001 e Dezembro de 2007.
RESULTADOS: Durante os 78 meses de observaçao, foram encaminhados ao programa de DP 204 pacientes, destes 52% eram do sexo masculino, 87% eram brancos, a idade média foi de 62,3 anos, variando de 1 a 93 anos. O tempo médio de acompanhamento foi de 17,2 meses variando de 1 a 72 meses. As principais causas de DRC foram: Diabetes Melitus (42,6%), Hipertensao Arterial (13,2%), causa desconhecida (24,5%) e outras causas (19,7%). Em relaçao ao tipo de diálise, 66,2% dos pacientes foram submetidos a CAPD e 33,8% a APD. 15,2% dos pacientes cursaram ensino superior, 23,5% ensino médio, 49,5% ensino fundamental e 11,8% eram analfabetos. 29% dos pacientes que foram encaminhados ao programa de DP vieram da hemodiálise (HD) por falta de acesso vascular, 60,0% vieram encaminhados de consultórios médicos (tratamento conservador), 7,1% já chegaram ao hospital em insuficiência renal terminal sem tratamento prévio, 2,4% vieram da HD por escolha própria e 1,5% vieram após perda do enxerto renal. Em relaçao aos exames laboratoriais, os pacientes apresentavam à época do encaminhamento (média): uréia de 116,6 variando de 41 a 323 mg/dL, creatinina de 7,4 mg/dL, variando de 1,3 a 18,8 mg/dL, potássio de 4,7 mEq/L, variando de 2,9 a 7,2 mEq/L e hemoglobina de 10,6 g/dL variando de 6,8 a 16 g/dL. 11% dos pacientes implantaram mais de um cateter de Tenckhoff e 3,4% dos pacientes tiveram de remanipular o cateter.
CONCLUSOES: O aumento da prevalência e incidência da IRC sao fenômenos mundialmente reconhecidos, cabendo à nefrologia a tarefa de identificar as principais características e fatores implicados nessa populaçao. Nessa casuística, a maioria dos pacientes encaminhados à DP eram homens, brancos, com idade média de 62,3 anos, sendo o DM o grande responsável pela IRC, dado condizente com a literatura atual.


PO059

Morbi-mortalidade cardiovascular em diálise peritoneal: um estudo prospectivo

NAKAGAWA, B(1); CHIOZI, SZ(1); MOYSES NETO, M(1); NARDIM, MEP(1); CARRASCOSSI, HL(1); PASCHOALIN, RP(1); SILVEIRA JUNIOR, SAD(1)

Serviço de Nefrologia de Ribeirao Preto SENERP(1)

OBJETIVO: Verificar as causas de morbidade e mortalidade cardiovasculares entre pacientes portadores de insuficiência renal crônica (IRC) em programa regular de diálise peritoneal (DP).
PACIENTES E MÉTODOS: Estudo prospectivo no qual foram avaliados os pacientes que iniciaram tratamento em diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD) ou diálise peritoneal automatizada (APD) neste serviço, no período de Julho de 2001 a Dezembro de 2007, totalizando 78 meses de observaçao. Registradas todas as internaçoes, suas causas e a evoluçao dos pacientes.
RESULTADOS: Nos 78 meses de observaçao foram admitidos 204 pacientes, sendo que 77 (37,7%) necessitaram de internaçao devido a problemas cardiovasculares. Dentre estes pacientes, 68,8% eram submetidos a CAPD e 31,2% a APD com a idade média foi de 63 anos, variando de 21-92 anos; 50% dos pacientes eram do sexo masculino e 89,6% eram brancos. Praticamente metade (55,8%) dos pacientes que internaram por problemas cardiovasculares eram diabéticos. O tempo em diálise variou de 1 a 64 meses, com média de 19,1 meses de tratamento. Foram computadas 580 internaçoes no período, sendo 149 (25,7%) por causas cardiovasculares e dentre elas, as principais foram: Edema Agudo de Pulmao (33,7%), Crise Hipertensiva (14,7%), Insuficiência Cardíaca Congestiva (14,1%), Acidente Vascular Cerebral (11,4%), Infarto Agudo do Miocárdio (4,7%) e outras causas (21,4%). Dos 204 pacientes avaliados no período, 88 evoluíram a óbito, sendo 28,4% por eventos cardiovasculares: 36% por Insuficiência Cardíaca Congestiva, 28% por Infarto Agudo do Miocárdio, 20% por Acidente Vascular Cerebral e 16% por outras causas; 18,2% dos pacientes foram a óbito por morte súbita no domicílio, o que também é sugestivo de problemas cardiovasculares. Dos 88 pacientes que foram a óbito no período, 46,6% eram diabéticos.
CONCLUSOES: Nessa casuística, foi evidenciado um alto índice de internaçao e mortalidade devido a problemas cardiovasculares entre os pacientes portadores de IRC em DP, dados estes que estao em concordância com a literatura. Em torno de 50% dos pacientes internados e que foram a óbito devido a etiologia cardiovascular eram portadores de DM.


PO060

Morbi-mortalidade decorrente de causas infecciosas em diálise peritoneal

CHIOZI, SZ(1); NAKAGAWA, B(1); MOYSES NETO, M(1); RASPANTI, EO(1); CONRADO, L(1); GOUVEA, BR(1); GOUVEA, LBD(1)

Serviço de Nefrologia de Ribeirao Preto SENERP(1)

OBJETIVO: Analisar a morbidade e a mortalidade decorrentes de causas infecciosas entre pacientes portadores de insuficiência renal crônica (IRC) em programa regular de diálise peritoneal (DP).
PACIENTES E MÉTODOS: Estudo prospectivo no qual foram avaliados os pacientes que iniciaram tratamento em diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD) ou diálise peritoneal automatizada (APD) no período de Julho de 2001 a Dezembro de 2007, totalizando 78 meses de observaçao. Registradas as internaçoes, suas causas e a evoluçao dos pacientes, dando enfoque para as causas infecciosas, incluindo aqui os casos de peritonite, que sao hospitalizados de rotina neste Serviço.
RESULTADOS: Nos 78 meses de observaçao, foram admitidos 204 pacientes, sendo que 101 (50%) deles necessitaram de hospitalizaçao por problemas infecciosos. Dentre os internados, 70% eram submetidos à CAPD e 30% à APD; com idade média de 62,5 anos (17-92 anos); 47,5% eram pertencentes ao sexo masculino e 89% eram brancos. A etiologia da IRC mais prevalente foi DM em 45% dos pacientes, seguida por nefropatia de etiologia desconhecida em 28% dos pacientes. O tempo em diálise variou de 1 a 72 meses, com média de 21 meses de tratamento. Foram computadas no período 580 internaçoes, sendo 207 (35,6%) por causas infecciosas. 52 (51,5%) pacientes internaram 2 ou mais vezes. As principais causas de internaçao por infecçao foram: peritonite (60,9%), seguida por pneumonia (18,3%), infecçao do trato urinário (ITU) (6,8%) e outras (14%). A evoluçao foi favorável em 54,6% dos pacientes com peritonite, 62 % dos pacientes com pneumonia, 91,2% ITU e 82,3% por outras causas. Foram a óbito por causas infecciosas durante o período estudado 39% do total dos pacientes, sendo 38% em decorrência de pneumonia, 35% por peritonite e 27% por outras causas.
CONCLUSOES: Corroborando os dados da literatura, evidenciamos nessa casuística elevados índices de morbi-mortalidade decorrentes de causas infecciosas, sendo a peritonite a grande responsável pelas internaçoes, e tendo as pneumonias como o principal motivo de morte na populaçao estudada.


PO061

A atuaçao do enfermeiro na equipe multidisciplinar em tratamento conservador de doença renal crônica

OLIVA, M(1); FILHO, NM(1); CASTRO, S(1); COELHO, S(1)

Instituto Nefrológico de Guarapari(1)

A atuaçao da equipe multidisciplinar em tratamento conservador é de grande importância, para a evoluçao da doença renal crônica, pois oferece acompanhamento periódico de pacientes que apresentam lesao renal, desde os estágios iniciais da doença. O objetivo deste estudo é mostrar a importância do profissional enfermeiro especialista em nefrologia neste programa. No período de março de 2003 a maio de 2008, estavam em tratamento conservador 197 pacientes, com idade de 21 a 87 anos, sendo105 (54 %) do sexo masculino e 92 (46 %) do feminino. O estudo foi realizado através de pesquisa em prontuários de pacientes que estavam em acompanhamento regular, e foram incluídos todos que apresentaram na admissao creatinina sérica maior que 1,5 mg/dl. Resultados : 33 (17 %) realizaram confecçao de fístula artério-venosa, 56 (28%) foram treinados para aplicaçao de medicaçoes por via subcutânea, 29 (15%) iniciaram terapia renal substitutiva (TRS), 120(61%) estavam entre os estágios 3 e 4 da doença renal crônica, 33 (17 %) realizaram vacinaçao contra hepatite B, 85(43%) eram diabéticos, 142 (72 %) tinham hipertensao arterial, 135 (66 %) tinham idade igual ou superior a 60 anos , 8 (4%) evoluíram para óbito. Concluímos que a atuaçao do enfermeiro no programa foi fundamental para as informaçoes das modalidades dialíticas, orientaçoes para o uso de medicamentos , consulta de enfermagem, integraçao com a equipe multidisciplinar ,e no preparo do paciente para início em TRS.


PO062

Incidência e evoluçao de acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e morte súbita em pacientes submetidos à diálise peritoneal

GARNICA, L(1); CHIOZI, SZ(1); NAKAGAWA, B(1); VIEIRA NETO, OM(1); NARDIM, MEP(1); RASPANTI, EO(1); MOYSES NETO, M(1)

Serviço de Nefrologia de Ribeirao Preto SENERP(1)

OBJETIVO: Avaliar a incidência de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e morte súbita entre os pacientes portadores de insuficiência renal crônica (IRC) em programa regular de diálise peritoneal (DP) neste Serviço.
MATERIAIS E MÉTODOS: Foram avaliados todos os pacientes que iniciaram tratamento em diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD) ou diálise peritoneal automatizada (APD) no período de Julho de 2001 a Dezembro de 2007, totalizando 78 meses de observaçao. Registradas as internaçoes e a evoluçao dos pacientes.
RESULTADOS: Nos 78 meses de observaçao foram admitidos no Serviço 204 pacientes, sendo que 66,2% eram submetidos à CAPD e 33,8% à APD; com idade média de 62,3 anos (01 – 93 anos); 52% pertencentes ao sexo masculino e 87,2% eram brancos. O tempo em diálise era em média de 17,2 meses (01 – 72 meses). Neste período, 15 pacientes apresentaram AVC, com idade média de 68,9 anos (48 – 82 anos); 58,8% eram portadores de diabetes mellitus (DM); sendo que 12 (70,6%) foram a óbito; os 03 pacientes sobreviventes internaram em mais de uma ocasiao após o evento (2,6 em média), 02 continuaram em programa de DP; sendo 01 sem nenhuma seqüela; e 01 dos acometidos foi transferido para hemodiálise. 08 dos pacientes sofreram IAM, com idade média de 66,3 anos (55 – 85 anos); 75% eram diabéticos; sendo que 06 (75%) foram a óbito; os 02 pacientes sobreviventes internaram em média 3,5 vezes (3 – 4) após o evento; 01 paciente permanece em programa de DP e outro foi transferido para outro serviço. Nesta populaçao, 16 pacientes evoluíram com morte súbita, apresentavam 68,1 anos em média (28 – 90 anos) e 56% deles eram diabéticos.
CONCLUSAO: Nessa casuística, entre pacientes submetidos à DP, foi evidenciado um elevado índice de mortalidade e morbidade conseqüentes a AVC e IAM, e também altas taxas de morte súbita, sendo a maior parte dos afetados portadores de diabetes mellitus.


PO063

Caracterizaçao de pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento de hemodialítico em um hospital de ensino

RIBEIRO RCHM(1)

Famerp(1)
UNIP(2)

A Insuficiência Renal Crônica (IRC) refere-se a um diagnóstico sindrômico de perda progressiva e irreversível da funçao renal de depuraçao. A indicaçao do programa hemodialítico é feita quando o tratamento conservador nao é capaz de manter a qualidade de vida do paciente. O objetivo foi caracterizar sócio demograficamente o paciente com IRC em programa hemodialítico na unidade de nefrologia de um Hospital de Ensino, analisar as causas de IRC, identificar as doenças associadas a IRC e levantar o acesso atual do tratamento. Trata-se de um estudo descritivo e prospectivo, onde foram entrevistados, por meio de um instrumento de coleta de dados, 120 pacientes cadastrados até novembro de 2006 na Unidade de Hemodiálise do Hospital de Base de Sao José do Rio Preto-SP. Os dados revelaram que a maioria foi do sexo masculino (58,3%), casados (57,5%), com escolaridade de zero a quatro anos (55%), aposentados (50,8%), residentes em zona urbana (85,8%), com renda mensal entre dois a quatro salários mínimos (44,1%), cuja principal causa da IRC foi a Hipertensao Arterial (56,6%), com doenças associadas a cardiopatias (15%), em tratamento hemodialítico com acesso em fístula artério-venosa (95%). Com base na epidemiologia, todos os resultados apresentaram-se compatíveis com a literatura encontrada. Os resultados obtidos neste estudo sao de suma importância, uma vez que, para realizaçao do direcionamento da assistência de enfermagem, é imprescindível o conhecimento do perfil dos pacientes em tratamento hemodialítico, podendo assim, fornecer um melhor atendimento, planejamento dos cuidados e obtençao da efetividade no tratamento e satisfaçao dos pacientes.


PO064

Atuaçao do enfermeiro na equipe multidisciplinar em tratamento conservador de doença renal crônica

OLIVA, M(1); FILHO, NM(1); CASTRO, S(1); COELHO, S(1)

Instituto Nefrológico de Guarapari(1)

A atuaçao da equipe multidisciplinar em tratamento conservador é de grande importância, para a evoluçao da doença renal crônica, pois oferece acompanhamento periódico de pacientes que apresentam lesao renal, desde os estágios iniciais da doença. O objetivo deste estudo é mostrar a importância do profissional enfermeiro especialista em nefrologia neste programa. No período de março de 2003 a maio de 2008, estavam em tratamento conservador 197 pacientes, com idade de 21 a 87 anos, sendo105 (54 %) do sexo masculino e 92 (46 %) do feminino. O estudo foi realizado através de pesquisa em prontuários de pacientes que estavam em acompanhamento regular, e foram incluídos todos que apresentaram na admissao creatinina sérica maior que 1,5 mg/dl. Resultados : 33 (17 %) realizaram confecçao de fístula artério-venosa, 56 (28%) foram treinados para aplicaçao de medicaçoes por via subcutânea, 29 (15%) iniciaram terapia renal substitutiva (TRS), 120(61%) estavam entre os estágios 3 e 4 da doença renal crônica, 33 (17 %) realizaram vacinaçao contra hepatite B, 85(43%) eram diabéticos, 142 (72 %) tinham hipertensao arterial, 135 (66 %) tinham idade igual ou superior a 60 anos , 8 (4%) evoluíram para óbito. Concluímos que a atuaçao do enfermeiro no programa foi fundamental para as informaçoes das modalidades dialíticas, orientaçoes para o uso de medicamentos , consulta de enfermagem, integraçao com a equipe multidisciplinar ,e no preparo do paciente para início em TRS.


PO065

Relacionamento da equipe de enfermagem com o paciente renal crônico em programa de hemodiálise, um estudo de revisao bibliográficA

POLINS, BRG(1,1)

Centro Universitário Hermínio Ometto-Uniararas(1)

A insuficiência renal crônica é a perda brusca ou gradativa, da funçao renal, e seus portadores sao submetidos a tratamentos de substituiçao desta funçao para que haja a manutençao da vida. Quando em programa de hemodiálise, o paciente renal crônico, convive no seu dia-a-dia com o fato de ser portador de uma doença crônica que o obriga a um tratamento de longa duraçao e que provoca, juntamente com a evoluçao da doença, alteraçoes de grande impacto, na sua vida quanto na de seus familiares. É o enfermeiro o profissional responsável pela comunicaçao entre pacientes, família e equipe, validando sua atuaçao direta ao cuidado, comunicando-se de maneira adequada, e colocando-se na condiçao do estar doente e na condiçao de viver junto ao enfermo, facilitando seu desempenho junto ao paciente, família e, também, para melhorar o seu relacionamento com a equipe. O objetivo é analisar o relacionamento interpessoal da equipe de enfermagem com o paciente renal crônico. Para o presente estudo de natureza bibliográfica utilizou-se de busca no sistema BIREME, utilizando a base de dados LILACS (Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde). Foram também utilizadas bases de dados das bibliotecas da Unicamp, Usp e Unesp, além do sistema SCIELO, com acesso a artigos digitais e acervo na Uniararas. O material coletado foi organizado e analisado a partir de categorias temáticas. Entende-se que o paciente em tratamento hemodialítico passa por algumas fases de adaptaçao, sendo que o primeiro contato é com a máquina de fazer hemodiálise, no qual o mesmo apresentará medo, mas após entender esse processo terapêutico, reagirá com consciência com sentimentos de raiva, podendo até manifestar momentos depressivos, sendo que, logo após o mesmo aceitará e retomará a vida cotidiana. É a equipe de enfermagem que interage num maior período com o paciente renal crônico em programa de hemodiálise, sendo assim o Enfermeiro junto com sua equipe consegue se atentar às situaçoes que necessitem de intervençoes da equipe multiprofissional na sua integralidade, o que proporciona o melhor desempenho da equipe de enfermagem que o assiste, proporcionando um melhor relacionamento interpessoal. Assim sendo, a comunicaçao que se estabelece da equipe de enfermagem com o paciente, compreendendo-o no seu todo, enfatizando o seu modo de pensar e agir através de palavras e gestos e acredita-se na assistência de melhor qualidade. Palavras chave: Relacionamento interpessoal, renal crônico, enfermagem.


PO066

Estresse do profissional de enfermagem na hemodiálise

POLINS, BRG(1,1)

Centro Universitário Hermínio Ometto-Uniararas(1)

O estresse emocional é um dos fatores propiciadores de vários tipos de doenças em profissionais da área de saúde. A palavra estresse tem sido associada a sentimentos e sensaçoes de desânimo e desconforto, onde é notório que haja um número cada vez maior de pessoas que se definem como estressados. O estresse normalmente é visualizado como algo negativo, ocasionando um prejuízo no desempenho global do individuo. Gerando sentimentos de tensao e ansiedade. O trabalho de enfermagem no setor de hemodiálise, devido a vários fatores parece ser um importante fator gerador de estresse, ocupando uma larga abrangência, e amplamente abordado em temas de discussao popular assim como na literatura científica. O objetivo deste estudo é realizar uma revisao de literatura sobre o estresse e sua associaçao aos profissionais de enfermagem na hemodiálise. A metodologia utilizada será a revisao sistemática da literatura. O trabalho desenvolveu-se abordando as situaçoes de estresse associado aos profissionais da nefrologia; os sinais e sintomas apresentados pelos mesmos, para que rotinas de atençao ao profissional destes setores sejam desenvolvidas em trabalhos posteriores. Ficou evidente que existe o fator estresse positivo, levando o indivíduo a produzir mais, mesmo que executando diariamente a mesma funçao, porém, em contra-partida, há o estresse negativo, diminuindo o rendimento do profissional evidenciado pela síndrome de Burnout. Palavra chave: estresse, estafa profissional, enfermagem.


PO067

Infecçao de local de saída por pseudomonas aeruginosa em pacientes em diálise peritoneal

CARVALHO, CLMS(1)

GAMEN(1)

INTRODUÇAO: Infecçao de local de saída por Pseudomonas aeruginosa (Pa) costuma ser freqüente em ambientes úmidos, muito comuns em regioes de clima tropical. Quando ocorre peritonite, geralmente é necessária a remoçao do cateter. Portanto, todo esforço deve ser feito no sentido de se evitar este tipo de infecçao.
OBJETIVO: O objetivo deste estudo é fazer uma revisao de todos os casos de infecçoes de local de saída (ILS) que ocorreram na nossa unidade durante este período de tempo.
MATERIAL E MÉTODOS: Estudamos uma coorte de 114 pacientes (62M/ 52H), no período de fevereiro de 2005 até agosto de 2007. As informaçoes obtidas para análise foram: dados demográficos, etiologia microbiológica, ILS relacionadas ao cateter e resposta clínica.
RESULTADOS: Em 2142 pacientes-meses de acompanhamento, 42 episódios de ILS (0.23 ep/pc/ano) foram observados. Quinze desses episódios de ILS (35%), ocorridos em 13 pacientes, foram causados por Pa e 2 desses resultaram em peritonite. Observamos que todos os 13 pacientes moram em casas, onde a água é coletada e armazenada em caixas-d’água, sugerindo uma tendência maior de ocorrência de ILS em pacientes que residem em casa em relaçao àqueles que residem em apartamentos.
CONCLUSAO: Após instituirmos algumas medidas de limpeza e higienizaçao destas caixas-d’água, observamos diminuiçao da incidência de ILS por Pa. Keywords: Pseudomonas, exit site infection


PO068

O cotidiano hemodialítico como base para o cuidado de enfermagem

BARBOSA, GS(1,2); VALADARES, GV(1)

Universidade Federal do Rio de Janeiro(1)
Universidade Gama Filho(2)

O presente estudo tem como objetivo: discutir a relaçao do enfrentamento do cliente dependente de hemodiálise em termos de possibilidades para o cuidado de enfermagem. Adotou-se como referencial teórico a visao sistêmica do indivíduo e conceitos de enfrentamento. A trajetória metodológica percorrida foi a da pesquisa qualitativa, utilizando os princípios básicos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). O cenário do estudo foi uma Associaçao de Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram indivíduos dependentes de hemodiálise ligados a esta associaçao. Para resgate dos dados foram adotadas a observaçao participante sistemática e a entrevista semi-estruturada em profundidade. As informaçoes foram analisadas, considerando os seguintes procedimentos básicos pertinentes a TFD: codificaçao aberta, codificaçao axial e codificaçao seletiva. A partir da análise dos dados coletados ficou evidenciado que a assistência a estes clientes de forma sistêmica constitui um desafio aos enfermeiros que devem garantir a qualidade do cuidado ofertado possibilitando que a clientela em questao tenha suas especificidades atendidas, sendo possível à compreensao da sua situaçao de saúde e reforço no estímulo de estratégias de enfrentamento.


PO069

O processo de enfrentamento do cliente no contexto hemodialítico

BARBOSA, GS(1,2); VALADARES, GV(1)

Universidade Federal do Rio de Janeiro(1)
Universidade Gama Filho(2)

O presente estudo tem como objetivo identificar como o cliente dependente de hemodiálise vivencia o processo saúde-doença. Foram adotados como referencial teórico os conceitos de visao sistêmica do indivíduo e de enfrentamento. A metodologia empregada foi a da pesquisa qualitativa, baseada nos princípios básicos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). O cenário do estudo foi a Associaçao de Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa indivíduos dependentes de hemodiálise ligados a esta associaçao. Para resgate dos dados, a observaçao participante sistemática e a entrevista semi-estruturada em profundidade foram utilizadas. As informaçoes foram analisadas considerando-se os seguintes procedimentos básicos pertinentes a TFD: codificaçao aberta, codificaçao axial e codificaçao seletiva. Entre outros aspectos, o estudo aponta para o fato de que valores, princípios e crenças interferem na eleiçao dos mecanismos utilizados para enfrentar a situaçao e o modo como cada indivíduo vivencia o processo de uma mesma circunstância estressora é singular e depende, entre outros fatores, de concepçoes que ele próprio detinha acerca do contexto vivenciado antes de estar inserido em uma nova situaçao. Assim, ficou evidenciado que o apoio social, a educaçao e orientaçoes que promovam o bem-estar sao intervençoes que devem fazer parte do planejamento da assistência ofertada pelos enfermeiros a esta clientela adotando assim um enfoque mais abrangente ao cuidado, antes de tudo, dotado de complexidades, singularidades e especificidades.


PO070

Terapia renal substitutiva: primeiras impressoes do cotidiano hemodialítico

BARBOSA, GS(1,2); VALADARES, GV(1)

Universidade Federal do Rio de Janeiro(1)
Universidade Gama Filho(2)

O presente estudo tem como objetivos identificar como o cliente dependente de hemodiálise vivencia o processo saúde-doença e analisar as implicaçoes dessa experiência para a construçao do conhecimento sobre saúde. Foram adotados como referencial teórico os conceitos de visao sistêmica do indivíduo e enfrentamento. A metodologia empregada foi a da pesquisa qualitativa, baseada nos princípios básicos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). O cenário do estudo foi a Associaçao de Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa indivíduos dependentes de hemodiálise ligados a esta associaçao. Para resgate dos dados, a observaçao participante sistemática e a entrevista semi-estruturada em profundidade foram utilizadas. As informaçoes foram analisadas considerando-se os seguintes procedimentos básicos pertinentes a TFD: codificaçao aberta, codificaçao axial e codificaçao seletiva. O estudo aponta, dentre outros aspectos, para o fato de que o enfermeiro que presta assistência a este cliente o ajuda a enfrentar situaçoes estressoras, portanto, deve haver o estímulo para que a interaçao cliente-enfermeiro seja saudável e amistosa a fim de que haja uma relaçao de ajuda entre os indivíduos, onde quem precisa de apoio fica menos tenso e quem oferece se sente necessário e importante. Neste contexto, o enfermeiro deve somar esforços na tentativa de inserir na conjuntura da assistência, nao só os indivíduos diretamente afetados, mas também, estimular que suas famílias, grupos sociais e outros profissionais façam parte de um ambiente saudável onde haja espaço para aprendizado, além de manutençao e desenvolvimento social e espiritual.


PO071

Hemodiálise: o estilo de vida e a adaptaçao

BARBOSA, GS(1,2); VALADARES, GV(1)

Universidade Federal do Rio de Janeiro(1)
Universidade Gama Filho(2)

O presente estudo tem como objetivo identificar como o cliente dependente de hemodiálise enfrenta no seu dia-a-dia o processo saúde-doença, considerando: atitudes, comportamentos e práticas. Foram adotados como referencial teórico os conceitos de visao sistêmica do indivíduo e enfrentamento. A metodologia empregada foi a da pesquisa qualitativa, baseada nos princípios básicos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). O cenário do estudo foi a Associaçao de Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa indivíduos dependentes de hemodiálise ligados a esta associaçao. Para resgate dos dados, a observaçao participante sistemática e a entrevista semi-estruturada em profundidade foram utilizadas. As informaçoes foram analisadas considerando-se os seguintes procedimentos básicos pertinentes a TFD: codificaçao aberta, codificaçao axial e codificaçao seletiva. O estudo aponta que um fator importante a ser considerado pelo enfermeiro é a educaçao para saúde, pois fornece ao indivíduo a capacidade de lidar com adversidades eventuais. Assim, o enfermeiro, como educador, deve estimular a prática de atividades educativas oferecendo a estes indivíduos a oportunidade de conhecer mais sobre sua doença, tratamento e possibilidades que o auxiliem na adoçao de mecanismos para enfrentar a situaçao vivenciada. A atividade educativa do enfermeiro deve ainda se ampliar para além das orientaçoes sobre a doença, contra-indicaçoes terapêuticas e dietéticas e, nao obstante a tudo isso, seguir para o campo social e psicológico, onde estratégias para a melhoria da qualidade de vida destes indivíduos devem ser consideradas, orientadas e estimuladas.


PO072

Terapia renal substitutiva: primeiras impressoes do cotidiano hemodialítico

BARBOSA, GS(1,2); VALADARES, GV(1)

Universidade Federal do Rio de Janeiro(1)
Universidade Gama Filho(2)

O presente estudo tem como objetivos identificar como o cliente dependente de hemodiálise vivencia o processo saúde-doença e analisar as implicaçoes dessa experiência para a construçao do conhecimento sobre saúde. Foram adotados como referencial teórico os conceitos de visao sistêmica do indivíduo e enfrentamento. A metodologia empregada foi a da pesquisa qualitativa, baseada nos princípios básicos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). O cenário do estudo foi a Associaçao de Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa indivíduos dependentes de hemodiálise ligados a esta associaçao. Para resgate dos dados, a observaçao participante sistemática e a entrevista semi-estruturada em profundidade foram utilizadas. As informaçoes foram analisadas considerando-se os seguintes procedimentos básicos pertinentes a TFD: codificaçao aberta, codificaçao axial e codificaçao seletiva. O estudo aponta, dentre outros aspectos, para o fato de que o enfermeiro que presta assistência a este cliente o ajuda a enfrentar situaçoes estressoras, portanto, deve haver o estímulo para que a interaçao cliente-enfermeiro seja saudável e amistosa a fim de que haja uma relaçao de ajuda entre os indivíduos, onde quem precisa de apoio fica menos tenso e quem oferece se sente necessário e importante. Neste contexto, o enfermeiro deve somar esforços na tentativa de inserir na conjuntura da assistência, nao só os indivíduos diretamente afetados, mas também, estimular que suas famílias, grupos sociais e outros profissionais façam parte de um ambiente saudável onde haja espaço para aprendizado, além de manutençao e desenvolvimento social e espiritual.


PO073

O processo de enfrentamento do cliente no contexto hemodialítico

BARBOSA, GS(1,2); VALADARES, GV(1)

Universidade Federal do Rio de Janeiro(1)
Universidade Gama Filho(2)

O presente estudo tem como objetivo identificar como o cliente dependente de hemodiálise vivencia o processo saúde-doença. Foram adotados como referencial teórico os conceitos de visao sistêmica do indivíduo e de enfrentamento. A metodologia empregada foi a da pesquisa qualitativa, baseada nos princípios básicos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). O cenário do estudo foi a Associaçao de Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa indivíduos dependentes de hemodiálise ligados a esta associaçao. Para resgate dos dados, a observaçao participante sistemática e a entrevista semi-estruturada em profundidade foram utilizadas. As informaçoes foram analisadas considerando-se os seguintes procedimentos básicos pertinentes a TFD: codificaçao aberta, codificaçao axial e codificaçao seletiva. Entre outros aspectos, o estudo aponta para o fato de que valores, princípios e crenças interferem na eleiçao dos mecanismos utilizados para enfrentar a situaçao e o modo como cada indivíduo vivencia o processo de uma mesma circunstância estressora é singular e depende, entre outros fatores, de concepçoes que ele próprio detinha acerca do contexto vivenciado antes de estar inserido em uma nova situaçao. Assim, ficou evidenciado que o apoio social, a educaçao e orientaçoes que promovam o bem-estar sao intervençoes que devem fazer parte do planejamento da assistência ofertada pelos enfermeiros a esta clientela adotando assim um enfoque mais abrangente ao cuidado, antes de tudo, dotado de complexidades, singularidades e especificidades


PO074

O cotidiano hemodialítico como base para o cuidado de enfermagem

BARBOSA, GS(1,2); VALADARES, GV(1)

Universidade Federal do Rio de Janeiro(1)
Universidade Gama Filho(2)

O presente estudo tem como objetivo: discutir a relaçao do enfrentamento do cliente dependente de hemodiálise em termos de possibilidades para o cuidado de enfermagem. Adotou-se como referencial teórico a visao sistêmica do indivíduo e conceitos de enfrentamento. A trajetória metodológica percorrida foi a da pesquisa qualitativa, utilizando os princípios básicos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). O cenário do estudo foi uma Associaçao de Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram indivíduos dependentes de hemodiálise ligados a esta associaçao. Para resgate dos dados foram adotadas a observaçao participante sistemática e a entrevista semi-estruturada em profundidade. As informaçoes foram analisadas, considerando os seguintes procedimentos básicos pertinentes a TFD: codificaçao aberta, codificaçao axial e codificaçao seletiva. A partir da análise dos dados coletados ficou evidenciado que a assistência a estes clientes de forma sistêmica constitui um desafio aos enfermeiros que devem garantir a qualidade do cuidado ofertado possibilitando que a clientela em questao tenha suas especificidades atendidas, sendo possível à compreensao da sua situaçao de saúde e reforço no estímulo de estratégias de enfrentamento.


PO075

O direito de escolha do cliente renal crônico frente às modalidades de terapias substitutivas para seu tratamento

SOUSA, ACG(1,1)

Clínica Nefrológica Ltda.(1)

A temática do estudo aqui proposto tem como objetivo quantificar e avaliar qual o número de pessoas acometidas pela doença renal crônica em fase terminal tem a possibilidade de optar por sua modalidade de diálise.
MÉTODO: Trata-se de um estudo retrospectivo descritivo no qual quantificamos dentro de procedimentos estatísticos com informaçoes numéricas precisas geradas a partir do sistema de registros informatizados utilizados pela clínica aqui citada. Os dados foram colhidos no período de 1º de janeiro de 2007 a 31 de maio de 2008, partindo-se do princípio que somos a única clínica com um grupo multidisciplinar que assiste a um município de 960.841mil habitantes da regiao metropolitana do Rio de Janeiro, especificamente atuando com doentes crônicos já dependentes de alguma terapia de substituiçao renal. Nos chamou a atençao o porque da diálise peritoneal (DP) passar tao despercebidamente entre os clientes que iniciam diálise, já que a informaçao sobre o método é informada. Decidimos entao avaliar essa eleiçao de forma quantitativa e também, de que forma a equipe multidisciplinar age nesse momento tao delicado para essas pessoas. A clínica é uma instituiçao particular conveniada ao Sistema Unico de Saúde; convenio esse que totaliza quase a maioria dos doentes; há também um número reduzido de usuários que possuem planos privados de saúde. Atualmente dispomos de 280 vagas para hemodiálise (HD), e no programa de DP acompanhamos a 48 clientes já em terapia ambulatorial, um número bastante expressivo, pois a resistência ao método ainda é grande.
RESULTADOS: Até 31 de maio de 2008 foram admitidos para serem submetidos à primeira e subseqüentes terapia dialítica na clínica 218 indivíduos; sendo 193 HD, desses 59 provenientes de hospitais gerais, 134 vieram do ambulatório (previamente já acompanhados) e 25 desses clientes optaram por DP. Concluímos que diversos fatores interferem nessa escolha, desde a tendência médica voltada a uma mentalidade econômica, e arraigada a indicaçoes basais como: DP é para clientes idosos, diabéticos e crianças. Em contra partida concluiu—se também a importância da atuaçao do enfermeiro na avaliaçao inicial desse cliente, reconhecendo também sua presença indispensável à adaptaçao do mesmo à terapia dialítica, demonstrando ao cliente a importância do autocuidado, tornando-o membro ativo no processo saúde-doença resultando assim no sucesso da escolha por qualquer modalidade nao só DP como HD, e sempre ter essas modalidades substitutivas da funçao renal como complementares e nao concorrentes.


PO076

Implantaçao de unidade de hemodiálise em angola: conquistas e desafios

GIANINI, RM(2); SOUZA, CM(1)

Clinica de Nefrologia e Transplante Renal do Tatuape(1)
Clinica Multiperfil(2)

OBJETIVOS: Descrever a implantaçao de uma Unidade de Hemodiálise em um hospital angolano. Material / Métodos: Relato de experiência vivenciado em um hospital privado da Cidade de Luanda, Angola, para implantar uma unidade de nefrologia de novembro 2006 à maio de 2008.Resultados: Angola é um país em reconstruçao e dificuldades de estrutura básica que no hospital estudado se traduzem em abastecimento de água feito através de caminhoes, energia de geradores e somente telefonia móvel. Na área de RH, nao há profissionais de enfermagem especializados em nefrologia.Traçou-se um plano de açao para a organizaçao composto pelas etapas de: levantamento da situaçao, recursos humanos, recursos físicos e materiais . Na primeira fase iniciou-se com visitas técnicas para benchmarking e o dimensionamento das dificuldades. Na segunda etapa, voltou-se para os recursos humanos onde os profissionais estrangeiros tem a tarefa de capacitar os nacionais.Iniciou-se a capacitaçao da enfermagem tanto para a assistência como para o manuseio dos equipamentos, tendo sido detectadas inúmeras dificuldades no aprendizado, necessitando de constantes repetiçoes da técnica. A terceira etapa constitui-se de atençao aos recursos físicos, materiais e medicamentos que por serem importados e de custo elevado, necessitam de controle adequado. O serviço iniciado em 2007 conta com 40 máquinas, 03 pacientes renais crônicos em programa ambulatorial e mais a demanda interna de pacientes renais agudos, estando previsto ampliaçao do atendimento para 240 pacientes. A enfermagem está desenvolvendo um protocolo de rotinas e técnicas, com metas para comissoes de biossegurança e o controle dos eventos graves. Inúmeros treinamentos já foram efetivados e onde o controle de infecçao, a manutençao dos equipamentos, higienizaçao e a humanizaçao tem sido focados.
CONCLUSAO: A gestao de enfermagem teve papel importante na organizaçao da estrutura e da equipe para o funcionamento da unidade, resultando em atendimentos de qualidade. A orientaçao adequada, a sensibilizaçao e percepçao dos papéis de cada profissional, mostra que é possível promover uma assistência de enfermagem adequada para pacientes renais em Angola.


PO077

O uso de cateter duplo lume em hemodiálise e sua implicaçao para o cuidado de enfermagem

GUIMARAES, GILBERTO DE LIMA(1,2); SILVA, ELI NOGUEIRA(1); LOBATO, CINTHIA MARA(3); VIANA, LIGIA DE OLIVEIRA(4)

Clirenal(1)
Centro Universitário de Caratinga(2)
RenalClin(3)
UFRJ(4)

O acesso vascular é fundamental para a terapia hemodiálitica. Neste sentido, o cateter duplo lume (CDL) constitui-se na principal estratégia para a viabilizaçao da terapia na Clirenal, quer seja em sua fase inicial, quer seja durante o transcurso do tratamento a partir da falência do acesso vascular permanente.
OBJETIVO: 1- identificar os locais de implante de CDL; 2- descrever a duraçao média do implante; 3-apresentar as causas de retirada do implante; 4-descrever as açoes de Enfermagem frente ao cuidado com o CDL.
MATERIAL E MÉTODOS: o estudo é de natureza quantitativa. Amostra é composta por 77 implantes. Os dados foram coletados no período de 01 janeiro a 31 de dezembro de 2007. A apresentaçao estatística deu-se em freqüência absoluta e relativa.
RESULTADOS: 51 implantes foram realizados em veia jugular direita; 18 em veia jugular esquerda; 07 em veia femoral direita; 01 em veia subclávia; 75% dos implantes tiveram duraçao média de 35 dias; as causas de remoçao foram: maturaçao de fistula arteriovenosa 65%; 20%alta de tratamento; 10%hipofluxo; 5%infecçao de orifício de saída.
CONCLUSAO: o principal local de implante no serviço é a veia jugular. A duraçao média do implante é superior a trinta dias. A principal causa de retirada do CDL é a maturaçao da fístula arteriovenosa (FAV). A açao de Enfermagem é de importância capital para a preservaçao do acesso vascular. A estratégia empregada para o Cuidado de Enfermagem no serviço inclui: 1orientaçao do cliente/ou do cuidador sobre os cuidados com o CDL; 2- realizaçao de curativo antes do inicio de cada sessao. A soluçao anti-séptica empregada é a base de PVPI-tópico. A regiao cervical recebe após oclusao do curativo com esparadrapo hipoalérgico uma faixa de crepom para sua imobilizaçao; 3- treinamento da equipe de Enfermagem para a execuçao da técnica asséptica no manuseio do CDL pré, intra e póshemodiálise As medidas adotadas em sinergia, mostram-se eficazes na preservaçao do implante do CDL.


PO078

Por uma sistematizaçao da assistência de enfermagem em nefrologia: um estudo sobre a implantaçao em uma unidade de terapia renal substitutiva

GUMARAES, GILBERTO DE LIMA(1,2); SILVA, ELI NOGUEIRA(1); LOBATO, CINTHIA MARA(3); VIANA, LIGIA DE OLIVEIRA(4)

Clirenal(1)
Centro Universitário de Caratinga(2)
Renalclin(3)
UFRJ(4)

OBJETIVO: 1- descrever a estratégia adotada no serviço para a sistematizaçao da assistência.
METODOLOGIA: a implantaçao da sistematizaçao deu-se através de três passos, a saber: primeiro passo, foi discutir e sensibilizar os profissionais de Enfermagem sobre a proposta a ser desenvolvida; o segundo passo, foi à elaboraçao de dois impressos para registro de dados. O primeiro era composto por uma ficha para registro evolutivo com frente e verso; a frente possuía os dados evolutivos para 14 sessoes; no verso, um espaço para a evoluçao mensal de Enfermagem, organizada a partir da técnica de SOAP (dados subjetivos, dados objetivos, avaliaçao e prescriçao); o terceiro passo foi composto pela elaboraçao de uma classificaçao dos clientes em tratamento dialítico em graus de complexidade a partir da dependência da Enfermagem, fundadas na capacidade do cliente de realizar o auto-cuidado; patologias associadas; e acesso vascular; os graus variavam em I, II e III; sob sua base construiu um plano de cuidado individualizado; a avaliaçao dá-se em conformidade com a classificaçao, variando a periodicidade a cada quatro, seis e doze meses.
RESULTADOS: 1-a sistematizaçao tem possibilitado uma aproximaçao do enfermeiro junto ao cliente; 2- o profissional passa a mover-se em busca de uma atualizaçao permanente, movendo-o para a qualidade assistencial; 3- a atitude holística passa a ser cultivada na açao do enfermeiro.
CONCLUSAO: o modelo proposto tem-se mostrado viável a demanda da unidade, permitindo ao profissional desenvolver açoes centradas na metodologia cientifica para a busca da resolutividade dos problemas vivenciados pelos clientes em hemodiálise. É conferido ao trabalho do enfermeiro uma perspectiva centrada no aprender a aprender, construindo sua autonomia profissional e propiciando a qualidade assistencial.


PO079

Sistema genius® de diálise: uma experiência do centro de nefrologia da Santa Casa de Belo Horizonte

PENA, RM.(1,1)

Centro de Nefrologia da Santa Casa de Belo Horizonte(1)

OBJETIVO: O Sistema Genius®90 de diálise foi implementado na Santa Casa de Belo Horizonte em fevereiro de 2008 para atender os pacientes renais agudos em terapia dialítica no CTI e na Unidade Coronariana. Dessa maneira, o objetivo do trabalho é quantificar o número de sessoes de hemodiálise de acordo com os tipos de terapia (SLEDD e HD intermitente) realizadas com o Sistema Genius® e convencional de diálise e mensurar a porcentagem de pacientes que foram à óbito comparando o sistema Genius com o convencional.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa realizada é de caráter quantitativo. Foram contabilizados o número total de pacientes em hemodiálise no CTI e na Unidade Coronariana no período de fevereiro à julho de 2007 e 2008. A estratificaçao e análise dos dados basearam-se nas seguintes variáveis: taxas de mortalidade e número de sessoes de hemodiálise por tipo de terapia no sistema Genius e de hemodiálise convencional. As informaçoes foram coletadas utilizando os registros de Enfermagem da equipe de Nefrologia da Santa Casa.
RESULTADOS: No período de fevereiro a julho de 2007 foi realizado um total de 915 sessoes de hemodiálise, sendo 719 sessoes de hemodiálise intermitente e 196 sessoes de hemodiálise SLEDD. Nesse período tivemos um total de 128 pacientes em tratamento hemodialítico sendo que 73 foram à óbito, representando uma taxa de mortalidade de 57%. Com o Sistema Genius até maio de 2008 foi realizado o total de 467 sessoes de hemodiálise, sendo 341 sessoes de hemodiálise intermitente e 126 sessoes de hemodiálise SLEDD. Dos 56 pacientes incluídos, 26 foram a óbito.
CONCLUSAO: Nosso estudo buscou demonstrar a experiência vivida com o Sistema de Terapia Genius®. Os resultados identificados no estudo evidenciaram que a nova tecnologia foi um fator importante e contribuiu para a melhoria da qualidade de diálise oferecida ao paciente o que causou impacto na taxa de mortalidade.


PO080

Controle na administraçao da medicaçao eritropoetina nos pacientes com insufici ncia renal crônica (IRC)

CARDOSO, DANIELE(1); BECK, GRAZIELI C(1); SAMERDAK, JACEMIR(1); ROST, CARLOS A(1)

Fundaçao Pró Rim(1)

INTRODUÇAO: A anemia é uma das complicaçoes encontradas em pacientes portadores de Insuficiência Renal Crônica (IRC). Suas principais causas sao: déficit de Eritropoetina (EPO), deficiência de ferro, sangramentos, hiperparatireoidismo, hemólise, desnutriçao, infecçoes, entre outros. A anemia do renal crônico favorece várias complicaçoes. Madore et al. referem, que o risco de óbito do paciente com hemoglobina (Hb) < 8g/dl é duas vezes maior em relaçao aos pacientes com Hb entre 10 e 11g/dl e seu risco de hospitalizaçao foi de 1,3 vezes maior. A causa mais prevalente da anemia é a deficiência da EPO produzida pelos rins, a qual é tratada com administraçao da medicaçao.
OBJETIVO: Buscar recursos para rastreamento da causa do nao aumento do percentual de Hb, mesmo quando prescritas dosagens de EPO a cada mês, os pacientes continuavam com Hb < que 10.0g/dl. Métodos: Formulado uma planilha no programa Excel no período out. 2007 a fev. 2008 contendo: nome dos pacientes, dosagem de EPO em unidades (UI), data da administraçao. Antes de iniciar a sessao de hemodiálise, é conferido a planilha e verificado se o paciente tem medicaçao para ser administrado e registra-se na planilha o resultado da açao. No final de cada mês, realiza-se um relatório comparando o recebimento da medicaçao com a dose prescrita.
RESULTADOS: Houve um aumento no número de pacientes com Hb<11g/dl no mesmo período, mantendo ou corrigindo a dose de EPO. Foram entao investigadas as possíveis causas, e constatou-se que pacientes nao estavam recebendo a dose prescrita por diversos fatores, sendo o mais relevante, a nao liberaçao da dose prescrita pela Secretaria de Saúde (SS).
CONCLUSAO: Constatou-se que os pacientes IRC estavam recebendo doses inferiores pela SS da prescriçao médica. Em virtude disto, foi possível conscientizar os gestores da SS para liberaçao da dose solicitada para os pacientes. Após esta medida, houve um aumento do percentual de hemoglobina, proporcionando melhor qualidade vida.


PO081

A busca ativa de infecçao como instrumento de avaliaçao de um centro cirúrgico ambulatorial

SMOKEVICZ, MARCELA A(1); BARROSO, ANDREIA L(1); SAMERDAK, JACEMIR(1)

Fundaçao Pro Rim(1)

A fim de obter a qualidade e a durabilidade do acesso venoso dos pacientes portadores de insuficiência renal crônica (IRC), destacamos os 3 principais tipos de acessos venosos: cateter duplo lúmen temporário (CDLT); cateter de longa permanência (CLP) e fístula artério-venosa (FAV) para realizaçao da hemodiálise e seus índices de infecçao.
OBJETIVO: Avaliar a busca ativa e destacar quais sao os maiores e menores índices de infecçao de cada tipo de acesso venoso.
MATERIAL E MÉTODOS: Estudo prospectivo, realizado através da busca ativa do centro cirúrgico ambulatorial da Fundaçao Pró-Rim no período compreendido entre julho de 2007 a abril de 2008. Os dados utilizados para análise da busca ativa sao respectivamente (DAUGIRDAS, 2003): para infecçao de CDLT e CLP 25% e FAV 5%). A busca ativa é realizada mensalmente pela enfermeira do setor e inclui os pacientes crônicos em hemodiálise (dados relatados pelas enfermeiras das unidades de hemodiálise e confirmado nas evoluçoes informatizadas dos pacientes), bem como aqueles que permanecem em tratamento conservador e já realizaram confecçao de acesso vascular (dados contactados via telefone). Ambos os dados sao confirmados no prazo de 30 dias após a realizaçao do procedimento.
RESULTADOS: Avaliando os dados obtidos de cada tipo de acesso, constatamos que: em relaçao ao CDLT tivemos um total de 96 implantes, sendo 18 (19%) procedimentos com infecçao confirmada; quanto ao CLP totalizamos12 implantes e 2 (17%) casos de infecçao; e quanto aos procedimentos de confecçao de FAV tivemos um total de 224 FAV com 12 (5%) casos de infecçao.
CONCLUSAO: Relacionando os índices de infecçoes com as taxas estabelecidas na literatura, verificamos que os mesmos permanecem abaixo (no caso do (CDLT) ou igual (FAV) aqueles esperados. Acreditamos que estas taxas somente sao possíveis mediante a ocorrência de técnicas assépticas e higienizaçao (ambiente/paciente/funcionários) adequadas, assim como o trabalho interligado do setor da Comissao de Controle de Infecçao com o Centro Cirúrgico Ambulatorial.


PO082

Causas de lesoes que antecedem amputaçoes de membros inferiores em clientes diabéticos portadores de insuficiência renal crônica

SMOKEVICZ, MARCELA A(1); SAMERDAK, JACEMIR(1,1); ROST, CARLOS A(1); LUZ, HERCILIO A(1)

Fundaçao Pro Rim(1)

O diabetes mellitus (DM) é atualmente um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Representa a doença mais comumente associada com a doença renal crônica (DRC) em diversos países. A neuropatia diabética é a responsável por ulceraçoes e amputaçoes de membros inferiores (MMII). Objetivo Geral: analisar as causas extrínsecas mais freqüentes de lesoes que antecedem as amputaçoes de MMII em pacientes diabéticos e portadores de DRC. Específicos: conhecer quais sao as principais causas de lesoes extrínsecas que antecedem amputaçoes em clientes diabéticos portadores de DRC; oferecer orientaçoes aos clientes e familiares sobre prevençao de lesoes em MMII; destacar a importância da inserçao da podologia nos procedimentos de enfermagem.Trata-se de um estudo epidemiológico, do tipo exploratório, descritivo, analítico, com delineamento transversal numa abordagem quantitativa. Realizou-se na Fundaçao Pró-Rim, situada na cidade de Joinville (SC). A coleta dos dados compreendeu o período de 03 a 07/03/2008. Os critérios de inclusao foram: pacientes portadores de DM e DRC, em tratamento de hemodiálise, que tenham sofrido amputaçoes de MMII. Foram excluídos os pacientes sem amputaçoes prévias de MMII. A coleta de dados ocorreu através de um questionário que foi aplicado a 12 pacientes, constando: nome, idade, causa da lesao e local da amputaçao. Após a aplicaçao do questionário, realizei algumas orientaçoes sobre prevençao de lesoes em MMII, enfocando principalmente a falta de sensibilidade nos pés e a necessidade de observaçao constante dos mesmos para detecçao precoce de lesoes. As causas citadas pelos pacientes foram as seguintes: a) mordida de formiga (8%), b) perfuraçao com objetos cortantes (25%), c) fissura em calcâneo (25%), d) onicocriptose (18%), e) acidente de carro (8%), f) uso de meias apertadas (8%), g) queda de objetos (8%). As amputaçoes variam de pododáctilos a porçao distal da coxa. Considerando as causas relacionadas, as mesmas foram divididas em 2 grupos: o 1º agrupa as causas que nao podem ser evitadas com orientaçoes e incapazes de serem corrigidas através de procedimentos podológicos. Este grupo inclui os itens “a,” “e” e “g”, citados anteriormente, totalizando 24%. O 2º grupo (76%) inclui as causas que podem ser evitadas através de orientaçoes ao paciente/familiares e que podem ser corrigidas através de procedimentos podológicos. Os procedimentos podológicos incluem: o lixamento das lâminas ungueais, a correçao de onicocriptoses e calosidades, e o encaminhamento do paciente a um profissional habilitado a confeccionar palmilhas individualizadas após a detecçao de alteraçao biomecânica. A contribuiçao clínica deste estudo encontra-se na tentativa de reduçao do número de amputaçoes de MMII, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes portadores de DM e DRC.


PO083

Conhecimento de pessoas hipertensas e diabéticas sobre a insuficiência renal crônica e seus tratamentos

BERTOLIN, DC(2); SANTOS, KDM(2); RIBEIRO, AP(2); RIBEIRO, RCHM(1); CESARINO, CB(1); RIBEIRO, DF(1); DANE, JP(1)

FAMERP(1)
UNIP(2)

O número de pacientes com insuficiência renal crônica (IRC) tem aumentado e as pessoas portadoras da diabetes mellitus e hipertensao arterial, doenças que favorecem o surgimento da insuficiência renal crônica, sao numero representativo de pessoas com IRC. Assim que diagnosticada a IRC, institui-se os possíveis tratamentos e a detecçao precoce facilita a escolha do tratamento apropriado. O tratamento para a IRC inclui a diálise peritoneal, a hemodiálise e o transplante renal, que oferece maior sobrevida e qualidade de vida aos pacientes, entretanto o número de doadores é insuficiente para a demanda de pacientes na fila de espera. Para atender portadores da hipertensao arterial e diabetes mellitus, o ministério da saúde possui um programa nacional de atençao a hipertensao arterial e diabetes mellitus, o HiperDia. O programa compreende um conjunto de açoes de saúde como atençao, promoçao, diagnóstico e tratamento desses agravos e suas complicaçoes. O presente trabalho objetiva avaliar o conhecimento sobre IRC entre pacientes inseridos no grupo HiperDia em uma unidade básica de saúde. Para isso foram realizadas entrevistas a 60 pacientes adultos e idosos, que frequentavam o grupo HiperDia em uma unidade básica de saúde de Sao José do Rio Preto. Foi utilizado um roteiro de entrevista estruturada elaborado para este estudo. A maioria dos pacientes era do sexo masculino, referiu ter um (a) companheiro (a), ser hipertenso e desconhecer as causas da doença renal. A maioria nao soube informar se realizava exames dianósticos de IRC e nao identificou a diabetes e a hipertensao como causas da IRC. Foi identificado um déficit de conhecimento sobre as causas da IRC entre os pacientes entrevistados. É necessário que sejam realizadas açoes educativas com hipertensos e diabéticos que esclareçam sobre a IRC e seus tratamentos previnindo a ocorrência ou progressao da IRC.


PO084

O processo de comunicaçao durante a visita de enfermagem

BECK, GRAZIELI C(1); SMOKEVICZ, MARCELA A(1); SAMERDAK, JACEMIR(1); ERBICE, EDUARDO P(1); ; LUZ, HERCILIO A(1)

Fundaçao Pro Rim(1)

INTRODUÇAO: O termo comunicar provêm do latim communicare que significa colocar em comum. FREIRE (1988) afirma que o mundo social e humano, nao existiria como tal, se nao fosse um mundo de comunicaçao, fora do qual é impossível dar-se o conhecimento humano. A comunicaçao é um instrumento que estabelece o cuidado de enfermagem que visa a qualidade da assistência prestada ao cliente e seus cuidadores. O enfermeiro deve desenvolver habilidade para comunicar-se, oferecendo assim, o cuidado de enfermagem humanizado. A visita de enfermagem é uma atribuiçao exclusiva do enfermeiro.
OBJETIVO: Valorizar a visita de enfermagem destacando o processo de comunicaçao.
MATERIAIS E MÉTODOS: Será relatado a experiência da enfermeira de uma clínica de hemodiálise da Fundaçao Pró-Rim durante as visitas de enfermagem em cada turno. Além das informaçoes relatadas pelos pacientes, observam-se também dados da máquina, temperatura, meta de ultrafiltraçao (conferência com o peso seco), sódio e tempo de diálise prescrito, bomba de heparina; e materiais de hemodiálise, como: dialisadores, linhas arteriais e venosas (identificaçao), teste de reagente de proxitane pré (quando o material é montado na máquina – positivo) e pós (antes do paciente ser instalado – negativo). Ainda durante a visita, outros aspectos sao observados, como: as medicaçoes prescritas, acesso vascular, edema e pressao arterial. Os relatos do paciente em relaçao ao tratamento e sua condiçao de vida também sao expostos durante a visita de enfermagem. Os registros dos relatos e observaçoes dos pacientes sao anotados diariamente pelos profissionais de enfermagem em sistema informatizado, os quais permanecem disponíveis a toda a equipe multidisciplinar, facilitando a comunicaçao com o paciente.
RESULTADOS: Após cada visita de enfermagem observa-se o estreitamento do vínculo entre paciente – familiares – equipe, encorajando-o a expor seus relatos e comentários.
CONCLUSAO: Acreditamos que o processo de comunicaçao é de grande valia durante a visita de enfermagem, pois o mesmo facilita o atendimento individualizado, qualificado e humanizado ao paciente.


PO085

Papel da enfermagem na liga de prevençao as doenças renais – pre-renal

RAIMUNDO, DR; (1); OLIVEIRA, TA; (1); COELHO, ACP; (1); CARVALHO, DF; (1); BASTOS, MG.(1)

Universidade Federal de Juiz de Fora(1)

OBJETIVO:Expor a forma de inserçao e trabalho da enfermagem em uma equipe multidisciplinar de prevençao a doença renal crônica.
MATERIAIS E MÉTODOS: A Liga Acadêmica de Prevençao às Doenças Renais – PRE-RENAL – é multidisciplinar e foi criada em 2005 por acadêmicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mesma realiza campanhas de prevençao nos bairros de Juiz de fora e os indivíduos que apresentam alguma alteraçao nos exames sao encaminhados para o atendimento multidisciplinar gratuito no ambulatório da PRE-RENAL. As consultas ao paciente sao sempre conduzidas em conjunto por acadêmicos de enfermagem e medicina. Os exames físicos sao realizados tanto pelos acadêmicos de medicina quanto pelos de enfermagem. A enfermagem fica responsável pelos aspectos relacionados à aderência farmacológica e nao farmacológicas, mobilizaçao familiar, orientaçao antecipada, modificaçao de comportamento, assistência na automodificaçao, melhora no enfrentamento, controle do peso e educaçao para a saúde no desenvolvimento de habilidades para a prática do autocuidado. O paciente retorna após três meses para reavaliaçao e evoluçao do quadro clínico.
RESULTADOS: Observa-se que o atendimento conjugado gera maior discussao dos casos e condutas, intercâmbio de conhecimento e experiências. Esta forma de consulta, possibilita uma relaçao de respeito mútuo e um maior crescimento profissional. Para o paciente, proporciona um atendimento generalizado que leva a uma melhor conduta, além disso, a comunicaçao aprimorada entre profissional e paciente pode resultar em uma melhor adesao ao tratamento e qualidade de vida.
CONCLUSAO: A uniao da prática de enfermagem e medicina possibilita um atendimento mais dinâmico e completo, de modo que o maior beneficiado seja o cliente. Além disso as atividades educativas desenvolvidas pelos acadêmicos de enfermagem possibilitam aos clientes, informaçao e conhecimento que auxiliam no controle da doença renal crônica e seus fatores de risco. Por fim, a enfermagem inserida dentro de uma equipe multidisciplinar tem muito a contribuir no retardo da progressao da Doença Renal Crônica.


PO086

Avaliaçao dos determinantes das peritonites no programa de CAPD do hupe: uma contribuiçao do enfermeiro

SILVA, LC(1); SILVA, FVC(1)

Hospital Universitário Pedro Ernesto(1)

INTRODUÇAO: A peritonite, sendo a principal complicaçao infecciosa relacionada à diálise peritoneal, foi abordada neste estudo com o intuito de identificar seus principais determinantes no espaço do HUPE.
OBJETIVOS: Calcular a taxa de incidência das peritonites no HUPE e comparar com a literatura; Identificar os fatores associados à ocorrência das peritonites no HUPE; Organizar um banco de dados informatizado a partir dos registros existentes; e; Avaliar a qualidade dos registros.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quantitativo, utilizando o método observacional descritivo com caráter retrospectivo, para o qual foram utilizados os registros de dados de peritonite existentes no serviço. Para a coleta de dados foram utilizadas as fichas de identificaçao de peritonites, digitadas no formato de um banco de dados. Os dados foram analisados a partir da freqüência simples e relativa. Foi realizada uma comparaçao com a literatura específica e a criaçao de um banco de dados utilizando o pacote estatístico de informática EpiInfo.
RESULTADOS: Evidenciamos que o padrao de infecçao do nosso centro de diálise é similar a de outros; que dentre os fatores associados à ocorrência de peritonites destacam-se os modificáveis, demonstrando que estratégias para prevençao podem ser implementadas; e que a qualidade dos registros precisa ser melhorada.
CONCLUSAO: Identificamos que o padrao de germes causadores de peritonites do nosso programa é similar a de outros centros de diálise e que nossa taxa de peritonite é considerada aceitável. Esse conhecimento é importante uma vez que, a partir deste perfil é possível formular estratégias de prevençao e direcionar o tratamento dos casos de peritonite empiricamente. Em relaçao aos fatores associados à ocorrência de peritonite percebemos que há prevalência maior de fatores considerados modificáveis, sendo assim, é possível implementar meios para que a incidência desta complicaçao diminua e que a qualidade dos registros precisa ser melhorada.


PO087

Aspectos emocionais do renal crônico em tratamento hemodialítico

FERREIRA, V.(1)

Centro Universitário de Araraquara (UNIARA)(1)

INTRODUÇAO: doenças crônicas em geral, têm a capacidade de causar alteraçoes emocionais. O diagnóstico de Insuficiência Renal Crônica traz junto a certeza de mudança da imagem corporal, concepçao de si mesmo, da relaçao com o mundo somado ao comprometimento de todo organismo.
OBJETIVO: identificar alteraçoes emocionais dos renais crônicos em tratamento hemodialítico.
MATERIAL E MÉTODOS: trata-se de estudo descritivo qualitativo, com o fim de detalhar e manter a fidedignidade dos dados coletados, que utilizou como objeto de estudo amostra de dez pacientes em tratamento crônico em uma instituiçao de diálise no interior do estado de Sao Paulo, sendo cinco do gênero feminino e cinco do masculino, com idade de dezoito a noventa anos. A análise dos dados foi realizada de acordo com as etapas descritas por Minayo (2000) que corresponde às etapas de ordenaçao e classificaçao dos dados e análise final. O projeto de estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa em seres humanos da UNIARA.
RESULTADOS: foram identificadas as alteraçoes: fuga e aceitaçao; tristeza; esperança e diminuiçao da sexualidade. Considerase que a resposta psicológica de determinado paciente a doença, tratamento e suas limitaçoes; depende da sua personalidade antes da patologia, da extensao do apoio familiar, dos círculos de amizades e do curso da doença de base. Pacientes com doença renal crônica em estágio terminal apresentam as alteraçoes consideradas anteriormente ao entrarem em contato com a realidade, pois ao observarem o sangue passar por um sistema complexo de tubos e voltar para o próprio corpo, percebem que a desconexao deste sistema pode resultar em morte; tanto que nao é incomum se dizerem “mortos-vivos”.
CONCLUSAO: a pesquisa mostrou por meio dos dados coletados e confirmou por meio de literaturas que renais crônicos em estágio terminal apresentam alteraçoes emocionais como conseqüência à “virada de situaçao” na realidade vivenciada por eles, pois enfrentam novas condiçoes de vida que os obrigam à reabilitaçao de atividades físicas, sociais, culturais e alimentares, juntamente com tratamento medicamentoso; isto faz com que a vida destes deixe de livre e passe a ser regrada, implicando na mudança dos mesmos para com a sociedade e para consigo mesmo.


PO088

A percepçao do criança com insuficiência renal crônica sob sua qualidade de vida

AZEVEDO, AL(1); MACHADO, JC(1); FROTA, MA(1)

Instituto do Rim(1)

OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida da criança com Insuficiência Renal Crônica(IRC).
MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, para qual se utilizou a aplicaçao da parte subjetiva do instrumento Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé (AUQEI). Realizado na Clinica Instituto do Rim, na cidade de Fortaleza-CE, no período de Janeiro à Abril de 2008. Os sujeitos foram 13 crianças com diagnóstico de IRC, em terapia dialítica, de 4 à 12 anos. Optamos por essa faixa etária, pois o instrumento utilizado destina-se a este perfil.
RESULTADOS: Os dadosforam obtidos por meio das perguntas subjetivas do AUQEI instrumento traduzido e validado culturalmente para o Brasil. A análise de dados realizouse mediante a saturaçao de respostas de onde emergiram as seguintes categorias: Dor no momento da diálise; Hospitalizaçao; Limitaçoes da Doença e Tratamento.
CONCLUSAO: Ao dar voz a criança percebe-se a repercussao da doença em sua vida, os problemas inerentes a vivência com a cronicidade. Os relatos sinalizam para a necessidade do desenvolvimento de açoes em que a criança possa se sentir mais independente, capaz de realizar atividades do cotidiano, atividades comuns à maioria das crianças. Palavras-chaves: Qualidade de vida; Saúde da criança; Insuficiência Renal


PO089

Peritonite fúngica complicando diálise peritoneal: relato de 14 casos

LIMA, MG(1)

GAMEN(1)

INTRODUÇAO: Peritonite fúngica (Pf) é uma complicaçao incomum, porém, bastante séria em pacientes submetidos à diálise peritoneal e está associada com significante morbimortalidade.
OBJETIVO: Este estudo retrospectivo avaliou pacientes com Pf em nossa instituiçao no período de janeiro de 2000 até dezembro de 2007 Material e métodos: Durante esses sete anos, 14 episódios de Pf foram observados (9 pacientes em diálise peritoneal ambulatorial contínua e 5 pacientes em diálise peritoneal automatizada).
RESULTADOS: A incidência de peritonite na nossa unidade é de 0.6ep/pac/ano e a Pf é responsável por 5% de todos os casos observados nesse período estudado. Candida sp, principalmente albicans e raramente tropicalis foram os fungos que infectaram todos os pacientes. Os fatores predisponentes mais importantes para o desenvolvimento de Pf foram a exposiçao á antibioticoterapia principalmente para tratamento de peritonites bacterianas dentro de um período de quatro semanas precedentes ao episódio de Pf. As características clínicas da Pf e da bacteriana foram as mesmas. O tratamento foi bem sucedido em 12 pacientes. Em todos os pacientes com Pf, os cateteres foram removidos assim que o fungo foi detectado exceto por dois pacientes (um devido à falência de acesso vascular e outro numa criança sem acesso vascular) e todos eles foram transferidos para hemodiálise. Dois óbitos foram relacionados à peritonite. Os dois pacientes que permaneceram com o cateter, estao em diálise peritoneal ambulatorial continua sem problemas. Os pacientes receberam fluconazol na dose de 150/200mg por 3 semanas. Dois pacientes foram incapacitados de reiniciar a diálise peritoneal devido à fibrose peritoneal.
CONCLUSAO:Nosso estudo fornece suporte para a recomendaçao de que

o cateter de diálise peritoneal deve ser removido assim que o diagnóstico de Pf fôr estabelecido e que a pronta terapia diminui a morbi-mortalidade nesses pacientes. Keywords: fungal peritonitis, catheter removal, fluconazole


PO090

Análise da utilizaçao de epi’s pela enfermagem em clínicas de diálise

THAYS ANGELO SANTOS REGO(1)

Santa Casa de Misericórdia de Maceió(1)

Segundo dados, desde quando começaram os registros sistemáticos em âmbito nacional, mais de 30 milhoes de acidentes de trabalho foram notificados, provocando mais de 100 mil óbitos evitáveis, se utilizados corretamente os respectivos equipamentos de proteçao. Os acidentes de trabalho constituem o maior agravo à saúde dos trabalhadores brasileiros. As pessoas que trabalham em ambiente hospitalar, particularmente nas áreas de alta complexidade, como por exemplo, as clínicas de diálise, estao vulneráveis aos efeitos dos agentes causadores de doenças, mesmo com capacitaçao e treinamento específico dos profissionais de enfermagem no ato sua admissao, tendo acesso aos EPI’S(equipamentos de proteçao individual), nem sempre os utilizam de forma adequada, apresentando muitas vezes, uma postura de autoconfiança de que nunca sofrerao determinados tipos de acidentes. O objetivo do estudo foi analisar os motivos pelos quais os EPI’S nao sao utilizados de maneira satisfatória, uma vez que os profissionais os conhecem, tem acesso, participam de treinamentos e sabem dos riscos biológicos que estao expostos. Trata-se, de um estudo de campo de caráter exploratório, onde foram aplicados questionários contendo perguntas objetivas e subjetivas, direcionadas a profissionais que prestam assistência direta ao paciente renal crônico submetido a hemodiálise, diálise peritonial e pacientes transplantados. Os resultados obtidos durante a pesquisa, puderam informar a proporçao de profissionais que apresentam ou nao dificuldades na utilizaçao dos EPI’S, além de verificar o tempo de trabalho e de formaçao de cada profissional. A orientaçao e treinamento por parte das enfermeiras responsáveis pelo setor, também foram analisados durante o questionário. Embora o resultado apresentado tenha sido considerado satisfatório, observa-se que na prática, esses métodos nao sao devidamente aplicados. Com base nas informaçoes da pesquisa, julga-se necessário manter uma discussao a respeito do grau de comprometimento e conscientizaçao desses profissionais quanto ao uso dos EPI’s, haja vista os impactos que podem ser causados a empresa, a sua vida familiar e social, além da continuidade do exercício da sua profissao.


PO091

Verificaçao da taxa de filtraçao glomerular (TFG) em trabalhadores portadores de diabetes mellitus: uma estratégia para prevençao da doença renal crônica

Couto, WA; (1); Carneiro, RL; (1); Araújo, MA.(1); HUPE-UERJ(1)

O estudo trata da estimativa da taxa de filtraçao glomerular através da fórmula de Cockroft e Gault em trabalhadores portadores de Diabetes mellitus, como conseqüente dado para prevençao da doença renal crônica em diabéticos. Traçou-se como objeto a estimativa da taxa de filtraçao glomerular detectada através da fórmula de Cockroft e Gault com dados laboratoriais acerca do valor da creatinina plasmática. Como objetivos foram selecionados: mensurar a funçao renal de trabalhadores portadores de Diabetes mellitus através da estimativa da taxa de filtraçao glomerular, realizando assim o diagnóstico precoce da doença renal crônica; classificar o grupo de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, nos níveis da doença renal crônica (estadiamento da doença renal crônica); apontar açoes de Enfermagem para evitar ou retardar a progressao da doença renal crônica em portadores de Diabetes mellitus. O método utilizado foi o de pesquisa laboratorial com a dosagem de creatinina plasmática em uma amostra casual de sangue em um grupo de diabéticos.Foram avaliados 14 sujeitos, sendo 07 do sexo masculino e 07 do sexo feminino. A metodologia utilizada foi o de uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo, com uma abordagem quantitativa. Dentre os fatores que podem ser mudados pelo sujeito, destacam-se realizaçao de atividade física regular; número de tabagistas e aqueles que realizam tratamento medicamentoso regular. Os resultados apontaram para um número de 3 homens e 1 mulher que já se encontram no Estágio 2 da doença renal crônica, totalizando 28,5% de trabalhadores portadores de Diabetes mellitus com insuficiência renal leve ou funcional. Os demais, parcela correspondente a 71,5%, foram classificados Estágio 0 ou 1. Após a análise dos dados obtidos através deste estudo, constatou-se que o acompanhamento desse grupo se faz necessário, mediante também à análise de outros dados laboratoriais mais específicos como a dosagem da microalbuminúria, clearance de uréia e creatinina em urina de 24 horas.


PO092

Perfil do cliente com doença renal crônica em tratamento conservador no ambulatório multidisciplinar de nefrologia do Hospital Universitário Antonio Pedro

REMBOLD, SM(1); SANTOS, DL(1); VIEIRA, GB(1); BARROS, MS(1); LUGON, JL(1)

Universidade Federal Fluminense(1)

O objetivo desta pesquisa é descrever o perfil do cliente com doença renal crônica(DRC) em tratamento conservador. O estudo é descritivo, retrospectivo, abrangendo o período de novembro de 2006 a maio de 2008 Os dados foram coletados nos prontuários dos pacientes atendidos no ambulatório multidisciplinar e processados eletronicamente utilizando o programa SPSS 13.0, com apresentaçao das médias, freqüências e desviopadrao. Foram atendidos 72 pacientes, sendo 40,3% homens e por 59,7% mulheres. A média de idade foi de 59 + 14 (22 a 84 anos), com maior percentual acima de 60 anos (43,1%). A escolaridade prevalente foi de ensino fundamental incompleto (41,7%). As principais causas da doença renal foram: diabetes mellitus em 25 indivíduos (34,7%), hipertensao arterial em 19 (26,4%), seis com glomerulonefrite crônica (8,3%), cinco com doença renal policística (6,9%); a causa foi indeterminada em cinco pacientes (6,9%). Ao ingressarem no ambulatório, 25% tinham DRC no estágio III; 40,3% no estágio IV e 16,7% já em estágio final da doença. Em oito pacientes o estadiamento da DRC avançou, enquanto que em seis a doença regrediu. Cinqüenta e nove (81,9 %) sao hipertensos, e as classes de anti-hipertensivos mais usadas sao: inibidores da enzima de conversao da angiotensina (51,4%), beta-bloqueadores (30,6%), bloqueadores de canais de cálcio (41,7%). Fazem uso regular de diuréticos 76,4% dos pacientes, a maior parte utiliza furosemida (66,7%). Dos 26 pacientes diabéticos, cinco (6,9%) utilizam hipoglicemiante oral e 19 (26,4%) insulina. A fístula artério-venosa foi confeccionada apenas em sete (9,7%) indivíduos. A maior parte dos pacientes é de aposentados ou pensionistas (55,6%); 11,1% sao ativos; 8,3% em licença médica, 13,9% desempregados e 11,1% sao do lar. A renda familiar da maior parte situa-se entre 1 e 2 salários mínimos (59,7%). Em relaçao ao IMC, 38,9% têm peso normal, e 31,9% têm sobrepeso, 12,5% sao obesos classe I; 6,9% classe II, 2,8% classe III e 6,9% estao abaixo do peso. A insônia é apresentada por 29,2%, noctúria por 79,2%, proteinúria por 31,9%. Observou-se que 52,8% retornaram às consultas, 30,6% nao retornaram, 6,9% foram para hemodiálise, apenas um foi para diálise peritoneal; houve um óbito. Concluindo, o estudo demonstrou a prevalência de diabetes e hipertensao como principais causas da doença renal crônica, apontando a necessidade de educaçao em saúde e acompanhamento para a reduçao do impacto epidemiológico e social da mesma.


PO093

Diabetes mellitus após o transplante renal – avaliaçao de 1676 pacientes

SOUSA, SR(1); COUTO, CI(1); GALANTE, NZ(1); MEDINA-PESTANA, JO(1); BARBOSA, DA(1)

Universidade Federal de Sao Paulo(1)

INTRODUÇAO: O Diabetes Mellitus (DM) é observado em até 20% dos receptores de transplante renal ocorrendo principalmente durante os primeiros três meses de acompanhamento. O DM após o transplante constitui importante fator de risco para a sobrevida a longo prazo do enxerto e do paciente.
OBJETIVO: Estabelecer a incidência de DM em 1676 receptores de transplantes renais realizados no período de Janeiro de 1998 a Março de 2005 no Hospital do Rim e Hipertensao. A data da última observaçao para a coleta dos dados foi 31/07/2006 e o tempo médio de seguimento foi de 90 dias.
MÉTODO: Através de análise de prontuários foram identificados os pacientes com glicemia de jejum >120 mg/dL.
RESULTADOS: DM foi diagnosticado em 141 (8,4%) pacientes, sendo 96 (68%) do sexo masculino, 49 (34,7%) receptores de rins provenientes de doadores falecidos e 53 (37,5%) imunossuprimidos com ciclosporina, azatioprina e prednisona. A incidência geral de infecçoes entre os pacientes diabéticos foi de 28,3% (40 pacientes), sendo 15 episódios (37,5%) infecçoes do trato urinário, 10 (25%) infecçoes sistêmicas por citomegalovirus e 15 (37,5%) infecçoes Como infecçao do trato urinário, de sítio cirúrgico.
CONCLUSOES: A incidência de DM após o transplante renal em nossa casuística foi inferior a observada na literatura médica. Pacientes diabéticos estao sob risco maior de infecçoes. Entre os pacientes receptores de transplante renais o tipo mais freqüente de infecçao foi a infecçao do trato urinário.


PO094

Infecçao do trato urinário no transplante renal

SOUSA, SR(1); COUTO, CI(1); GALANTE, NZ(1); MEDINA-PESTANA, JO(1); BARBOSA, DA(1)

Universidade Federal de Sao Paulo(1)

INTRODUÇAO. A infecçao do trato urinário (ITU) é o tipo mais comum de infecçoes após o transplante renal.
INTRODUÇAO. Identificar o agente etiológico das ITU em pacientes submetidos a transplante renal.
METODO. Informaçoes referentes a 1676 receptores de transplantes renais realizardos entre janeiro de 1998 a março de 2005 foram recuperadas através de revisao de prontuários. Os episódios de ITU analisados neste estudo formam somente aqueles comprovados através de urocultura positiva.
RESULTADO. A incidência de ITU foi de 35%. A ITU foi causa por Eschichia coli em 185 (11%) pacientes, Enterobacter sp em 110 (6,6%), Klebsiella Pneumoniae em 63 (3,8%) e Pseudomonas Aeruginosa em 33 (2,0%) dos pacientes.Entre os pacientes com infecçao urinária causada por Eschichia coli, 109 (58,9%) eram do sexo feminino, 70 (37,8%) receberam rins de doadores falecido e 59 (31,8%) de doadores com compatibilidade HLA haploidêntica. O esquema imunossupressor composto por ciclosporina, azatioprina e prednisona foi utilizado por 71 (38,3%) pacientes com ITU por Eschichia coli e o composto por micofenolato mofetil, tacrolimus e prednisona foi utilizado por 48 (25,9%) pacientes.
RESULTADO. O agente etiológico mais comum responsável pelas ITU neste estudo foi a Eschichia coli.


PO095

Complicaçoes em acesso vascular fistula arteriovenosa

GOMES; S, A(1)

NEFROCLIN(1)

SITUAÇAO PROBLEMA: Com o grande numero de pacientes renais crônicos existentes no Brasil e no mundo torna-se preponderante a discussao acerca das complicaçoes em acesso vascular (AV) conforme a fístula arteriovenosa (FAV). A importância da manutençao desse acesso vascular e a diminuiçao das complicaçoes irao refletir na qualidade de vida desta clientela, uma vez que estao submetidos a complicaçoes como trombose, hipotensao arterial intradialitica, síndrome do roubo sintomática, pseudo-aneurisma que comprometerao o acesso vascular e consequentemente o tratamento hemodialitico. Orientar a equipe de enfermagem e o paciente torna-se a melhor prevençao.
OBJETIVO: O presente estudo discorre sobre as complicaçoes em acesso vascular fistula arteriovenosa e as implicaçoes na sistematizaçao de enfermagem, buscando ressaltar a importância do registro em protocolos e prescriçoes assim como os cuidados do paciente com seu acesso vascular.
METODOLOGIA: Pesquisa bibliográfica computadorizada e/ou manual, no período de 1999 a 2007, utilizando as palavras-chave/key words (acesso vascular, hemodiálise e fístula artériovenosa) nas seguintes bases de dados (LILACS, BDENFE, MEDLINE). Dos 100 textos identificados foram selecionados 10 para análise devido às implicaçoes para uma melhor prática.
CONCLUSAO: Ao sistematizar e registrar em protocolos estaremos intensificando o cuidado mediante a cada intercorrências a partir da primeira punçao. Devemos registrar na prescriçao e evoluçao do paciente as intervençoes diárias, com o intuito de diminuir as complicaçoes no acesso vascular. Assim como em uma folha de controle de fistula artériovenosa registrar os hematomas o baixo fluxo, a quantidade de fluxo em ml/min se foi realizada alguma intervençao, as avaliaçoes previas ao procedimento cirúrgico. Assim sendo devemos promover uma junçao do cuidado interagido a sistematizaçao da assistência ao paciente, para que desta forma possamos qualificar e manter a durabilidade neste tipo de acesso vascular. Uma vez que a enfermagem realiza diversos procedimentos, mas pouco se registra no dia-a-dia.


PO096

Prevençao da doença renal crônica em hipertensos e/ou diabéticos em saúde da família (SF)

HAEITMANN, A(1); LEMOS, AP(1); GRDEN, CRB(1); REIS, A(1); PRESA, V(1)

Universidade Estadual de Ponta Grossa(1)

Estima-se que atualmente existem aproximadamente 2 milhoes de brasileiros portadores de algum grau de disfunçao renal, sendo que 70% desconhecem esse diagnóstico. Alguns fatores de risco para desenvolvimento desta patologia sao diabetes mellitus, hipertensao arterial e história familiar da doença. Objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil acerca da doença renal crônica de hipertensos e/ou diabéticos usuários da Unidade Saúde da Família (USF), no município de Ponta Grossa/Pr. Estudo exploratório, de campo, com abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada na USF, no período de março-abril 2008, com amostra de 38 usuários, utilizando instrumento contendo dados de identificaçao e questionamentos à respeito da doença renal. Açoes em saúde foram realizadas: palestras, teatros e entrega de panfletos educativos. Os temas contemplaram definiçao, diagnóstico da doença, complicaçoes, formas de tratamento e prevençao. Os resultados mostraram a predominância do sexo feminino 66%, faixa etária predominante entre 45-60 anos, 61% dos usuários eram casados e 64% possuíam o ensino fundamental incompleto. Do total, 66% eram hipertensos, 13% diabéticos e 21% portadores das duas patologias, 29% sao portadores ou tem familiar com doença renal. Os dados apontaram que 33% nao tinham conhecimento sobre a insuficiência renal crônica, sendo que 47% sabiam complicaçoes e cuidados com a doença. Somente 32% receberam orientaçao sobre a prevençao, sendo que 24% destas foram fornecidas pelo profissional enfermeiro. Os resultados permitiram desvelar o conhecimento dos usuários sobre a doença renal crônica, possibilitando planejar estratégias educativas na dimensao preventiva. Conclui-se que o conhecimento dos usuários sobre a doença renal crônica ainda é deficiente necessitando ser trabalhado em vários aspectos. A educaçao do paciente é uma experiência planejada e prevista no sentido de estimular mudanças no seu comportamento e estado de saúde, destacando a importância da equipe de saúde neste processo de cuidado, na orientaçao e construçao de novas formas que atendam as necessidades específicas dos hipertensos e/ou diabéticos.


PO097

Projeto cuidador: uma análise do indivíduo que acompanha o paciente renal crônico

LEONARDI, CM(1); MACHADO, PGP(1); SPINETTI, S(1); ARCANJO, AF(1); LIMA, EC(1); LUCONI. PS(1); MELARAGNO, CS(1)

Clinica Paulista de Nefrologia Dialise e transplante LTDA(1)

O diagnóstico de uma doença crônica representa uma mudança nao só para a pessoa que adoece, mas também para sua família que deve passar por um período de adaptaçao à doença e ao tratamento.
OBJETIVOS: Desenvolver estratégias de ajuda para familiares e /ou cuidadores de pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC) em unidade satélite de tratamento dialítico. Material e Método: Este projeto envolve 3 etapas. Na 1ª Etapa foi realizado levantamento de questionários enviados a todos os familiares e/ou cuidadores dos pacientes com IRC em hemodiálise com dados demográficos (sexo, idade, estado civil, escolaridade, profissao), carga horária despendida no cuidado ao paciente, bem como alteraçoes na rotina. Na 2a etapa, avaliaremos sintomas de ansiedade e depressao. A 3a etapa envolverá a participaçao dos cuidadores em grupos de apoio psicológico.
RESULTADOS: 78,5% (125/160) dos questionários foram respondidos. Dos 35 nao preenchidos, 60% (21/35) nao apresentaram explicaçao. Os motivos dos 40% restantes (14/35) foram: transferências, óbitos, transplante ou ausência de cuidadores. Dos 125 avaliados, 75% sao do sexo feminino, 74% > 40 anos e 68% casados. 50% têm ensino fundamental e 53% trabalham. Em 68% dos casos, os cuidadores sao os cônjuges. 52% contam com ajuda de algum familiar para cuidar do paciente. 74% nao tinham experiência anterior de cuidados com pacientes. 84% nao fazem nenhum tipo de atividade física, 68% nao têm hobby e 96% nao fazem psicoterapia. 48% cuidam da casa e da família, no período em que o paciente está na sessao de hemodiálise e 38% trabalham, ainda que informalmente. 40% dos pacientes utilizam transporte próprio até a unidade de hemodiálise e 39% empregam ônibus; o restante utiliza ambulância da prefeitura ou perua do ATENDE e táxi.
CONCLUSAO: a maioria dos cuidadores vem da própria família do paciente e outros membros da família participam desta ajuda. Estes cuidadores aproveitam o período dialítico para cuidar da casa e da família e para exercer sua atividade sobrando pouco tempo para os autos cuidados.


PO098

Infecçoes relacionadas ao cateter de duplo lúmen – experiência de um centro satélite de Manhuaçu – MG

SCHUENGUE LOBATO, CMO(1); GUIMARAES, GL(1); SILVA, EN(1); RODRIGUES, VP(1); FARIA, WB(1)

Renalclin(1)

INTRODUÇAO: O Cateter de Duplo Lúmen (CDL), para hemodiálise é uma das opçoes de acesso vascular, este dispositivo apresenta risco de infecçao e uma sobrevida menor em relaçao aos cateteres de longa permanência.
OBJETIVO: Descrever a incidência de infecçoes relacionadas ao uso de cateteres em um centro satélite de Hemodiálise (193 pacientes) e compará-la a literatura.
MÉTODO: Foi realizado um estudo retrospectivo, de janeiro a dezembro de 2007, totalizando 97 CDL, sendo 84 cateteres puncionados em jugulares, 08 em subclávia e 05 na femoral, inseridos em 42 pacientes, completando 5252 dias-cateter, para identificar a incidência de infecçoes e sobrevida dos cateteres.
RESULTADOS: dezoito por cento dos cateteres foram removidos por suspeita de infecçao. A análise revelou uma tendência de mais infecçoes em cateteres jugulares (50,5%) em relaçao à subclávia (46,5%) ou femoral (40%), mas nao foi estatisticamente significativo. A sobrevida média dos cateteres foi de 54,2 dias, e a infecçao nao reduziu a sobrevida, se comparada a remoçoes por maturaçao da Fístula Artério Venosa. Idade e Diabetes nao alteraram significativamente o risco de infecçao.
CONCLUSAO: Comparado a literatura, nosso serviço está abaixo com que se estima a incidência de infecçoes por CDL que é de 20%. Tivemos uma taxa de infecçoes mais alta em cateteres em jugular interna, mas esse dado está sujeito a erro devido à grande maioria dos cateteres serem inseridos na veia jugular.


PO099

Perfil sócio econômico de pacientes renais crônicos em tratamento por hemodiálise

SCHUENGUE LOBATO, CMO(1); GUIMARAES, GL(1); SILVA, EN(1)

Renalclin(1)

INTRODUÇAO: A condiçao sócio-econômica do paciente pode modificar a evoluçao da doença renal crônica, uma vez que o requer entendimento da doença, do uso de medicamentos, da rotina do tratamento e estrutura de moradia.
OBJETIVO: Avaliar o perfil sócio-econômico de 193 pacientes renais crônicos em hemodiálise, de uma clínica satélite em Manhuaçu – MG.
METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa quantitativa para se obter os dados referentes à situaçao sócio-econômica de pacientes seguidos na referida clínica, considerando o sexo, idade, escolaridade, renda, tempo de hemodiálise.
RESULTADOS: Foram avaliados 193 pacientes tratados em hemodiálise sendo 56,84% do sexo masculino, 43,16% do sexo feminino. A faixa etária encontrada foi 7,73% até 30 anos, 38,14% entre 31 a 50 anos, 52,58% acima de 50 anos. Quanto ao grau de instruçao 19,4 eram alfabetizados, 12,6% nao alfabetizados, 46,6% tinham o ensino fundamental incompleto, 1,6% tinham o curso superior completo. Quanto a renda familiar 66,5% recebiam entre 1 a 5 salário mínimo e também 18,8 recebiam até 1 salário mínimo. Em relaçao ao tempo de tratamento em hemodiálise, 75% estavam entre 1 a 5 anos, 25% de 0 a 11 meses.
CONCLUSAO: Diante desses resultados, dentro de um referencial teórico e prático, o serviço vem direcionando sua atuaçao, considerando o universo que o paciente está inserido no intuito de viabilizar açoes e intervençoes para uma melhor qualidade de vida, reabilitaçao e reintegraçao social aos portadores de insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise.


PO100

Prevalência da insuficiência renal crônica em pacientes idosos de hospital de grande porte de Belo Horizonte, MG

MOREIRA, AD(1); MATOS, SS(1); CARVALHO, D(1); GALLI, FA(1); SILQUEIRA, SMF(1); VIANA, VC(1); LEMOS, ACSF(1); CUNHA, DCP(1); RUAS, LA(1)

Universidade Federal de Minas Gerais(1)

INTRODUÇAO: Com o envelhecimento da populaçao brasileira, existe uma alteraçao do perfil de morbidade com a substituiçao das doenças infecto-contagiosas pelas doenças crônicas nao-transmissíveis. Doenças como hipertensao arterial (HA) e diabetes podem gerar insuficiência renal crônica (IRC), fator de queda significativa da qualidade de vida dos idosos.
OBJETIVO: Investigar a prevalência da IRC em pacientes idosos de uma instituiçao hospitalar privada em Belo Horizonte.
METODOLOGIA: estudo descritivo realizado através da coleta de dados de pacientes internados em hospital de grande porte em Belo Horizonte, MG. De 1380 clientes internados na instituiçao, foram selecionados 356 indivíduos acima de 60 anos, de ambos os sexos. As informaçoes foram coletadas através de registros nos prontuários dos pacientes e foram definidas as seguintes variáveis: idade, sexo, nome, patologia principal, co-morbidades e tipo de convênio. A estruturaçao, alimentaçao e análise dos dados foram realizadas no software EpiInfo versao 2000.
RESULTADOS: Dos 356 pacientes selecionados, 49% sao do sexo feminino e 51% do sexo masculino. A partir dos dados coletados, foi encontrado que a freqüência de internaçoes relativas às clínicas de urologia e nefrologia totalizam 11,3% do total de internaçoes. Destes pacientes, 48% tinham a insuficiência renal crônica como patologia responsável pela internaçao. Além disso, os achados na análise sobre as co-morbidades dos pacientes internados, demonstraram uma alta prevalência de hipertensao arterial e diabetes, principais fatores de risco para a falência renal.
CONCLUSAO: A insuficiência renal crônica é consideravelmente prevalente em idosos e deve ser prevenida através do controle de doenças como hipertensao arterial e diabetes, ao passo que tais agravos provocam falência renal crônica irreversível e acarretam uma significativa piora da qualidade de vida dos pacientes afetados.


PO101

Educaçao continuada associada a ferramentas de qualidade: uma proposta de implantaçao

PILONETO, I; (1); NASCIMENTO, BME; (1); CRUZ, V; (1); CASSI, WCC; (1); CASSI, VH.(1)

Instituto do Rim do Paraná(1)

Esse estudo apresenta uma proposta de implantaçao de um programa de educaçao continuada em um serviço de hemodiálise, em Curitiba, Paraná. O objetivo do mesmo é mostrar o processo de integraçao sistêmica da visao da educaçao continuada embasada na utilizaçao das ferramentas da qualidade. Essas ferramentas sao: o PDCA (planejar, executar, verificar e agir) e o PAT (plano de açao de trabalho). A proposta parte de um diagnóstico com base em sistema de auditoria interna que juntamente com aplicaçao das ferramentas da qualidade, pretende nortear as açoes educacionais. Essas ferramentas implantam uma sistemática para o desenvolvimento da proposta assegurando maior resolutividade dos problemas encontrados, permitindo racionalizaçao do tempo e padronizaçao das rotinas de trabalho. Associar ferramentas da qualidade ao serviço de educaçao continuada em hemodiálise pode ser um vasto campo na melhoria desses serviços. Espera-se que ao adotarse uma metodologia de educaçao continuada, a esse trabalho seja conferido cientificidade, que ele possa integrar as necessidades do serviço à expectativa dos clientes internos e externos, que fortaleça o envolvimento das pessoas e com o trabalho exercido, certificando assistência de qualidade aos pacientes renais crônicos.


PO102

Produçao científica na insuficiência renal: abordagem multiprofissional

MOREIRA, AD(1); VIANA, VC(1); MONTEIRO, LA(1); FERREIRA, AR(1); FORTINA, G(1)

Universidade Federal de Minas Gerais(1)

INTRODUÇAO: A insuficiência renal crônica (IRC) é uma enfermidade terminal que apresenta somente cuidados paliativos e uma equipe multiprofissional de saúde atua em conjunto para aumentar a qualidade de vida dos pacientes. Dessa forma, existe uma grande produçao científica acerca do tema, permitindo, assim, um aperfeiçoamento do manejo dos pacientes com IRC através de pesquisas.
OBJETIVOS: Realizar um estudo da produçao científica das diversas áreas de atuaçao em saúde acerca do paciente com insuficiência renal e analisar a produçao dos enfermeiros.
METODOLOGIA: estudo retrospectivo de revisao sistemática da literatura dos últimos 5 anos. Foram consultadas as bases de dados Pubmed e Scielo em março de 2008, sendo a procura limitada por artigos disponíveis gratuitamente online em inglês, português e espanhol e indivíduos de todas as faixas etárias. Descritores: insuficiência renal, fatores de risco e formas de tratamento. Foram lidos todos os resumos encontrados, que totalizaram 808 trabalhos provenientes das duas bases de dados analisadas. Destes, 232 artigos foram relevantes para as análises.
RESULTADOS: A maioria dos artigos encontrados é proveniente da área médica e abordam temas como fisiopatologia da IRC, a relaçao entre as hepatites virais e IRC, bem como a gravidez em mulheres com IRC, as formas de tratamento, além de estudos sobre os efeitos colaterais do tratamento dialítico. Foram encontrados também diversos artigos relacionados à nutriçao em pacientes em terapia renal substitutiva. Na área da enfermagem, a maioria dos temas relacionados ao assunto foram aqueles relativos à educaçao em saúde, qualidade de vida de pacientes com IRC e o papel do enfermeiro na prevençao de infecçoes.
CONCLUSAO: a enfermagem ainda participa de maneira precária na produçao científica sobre a doença renal, pois a maioria dos artigos encontrados pertence a outras áreas da saúde, principalmente à área médica e de nutriçao. Portanto, a produçao de conhecimento científico pelo enfermeiro deve ser estimulada desde a graduaçao e exercida por toda a vida profissional numa busca constante pelo conhecimento.


PO103

Cuidados de enfermagem com pacientes portadores de insuficiência renal crônica em uso de cateter de duplo lúmen

SILVA, ML(1); AZEVEDO, PC(1); OLIVEIRA, AR(1); CLAUDINO, MM(1); MARINHO, MAS(1)

Hospital Sao Joao de Deus(1)

INTRODUÇAO: Estima-se que 13% dos pacientes portadores de insuficiência renal crônica utilizam cateter de duplo lúmen como acesso temporário ou permanente para hemodiálise, sendo que seu uso trouxe grandes benefícios, mas também agravos como infecçoes. Medidas de controle e prevençao devem ser adotadas através de protocolos de enfermagem sistematizados, para monitorarem e avaliar o cuidado.
OBJETIVO: Avaliar o protocolo de enfermagem na unidade de nefrologia utilizado na manutençao do cateter de duplo lúmen utilizados como acesso vascular temporário nos pacientes em hemodiálise.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado um estudo retrospectivo dos pacientes em hemodiálise crônica na unidade de nefrologia de um hospital de grande porte, que utilizaram cateter de duplo lúmen, durante o período janeiro de 2006 a maio de 2008. Como um instrumento de coleta de dados, utilizamos um protocolo específico desenvolvido pela enfermagem onde pode se identificar a evoluçao de enfermagem, técnica, sinais de infecçao e causas de remoçao de cateter.
RESULTADOS: Em 74 pacientes avaliados, 44 (59,5%) do sexo masculino e 30 (40,5%) do sexo feminino. Foram realizados um total de 105 implantes de cateter, sendo que 9 (12%) destes pacientes se submeteram a mais de 3 implantes. Identificamos que a técnica do curativo é asséptica e realizada apenas pelo enfermeiro da unidade. Foram removidos 75 (71,5%) cateteres devido a punçao de fístula artério-venosa, troca de modalidade ou óbitos. A remoçao por problemas relacionados à obstruçao do cateter aconteceu em 11 casos (10,5%), por sangramento em local de inserçao em 8 (7,5%) e em 11 (10,5%) por infecçao de local de saída.
CONCLUSAO: Concluímos que o baixo índice de intercorrências observados, justifica a utilizaçao de um protocolo sistematizado pelo enfermeiro que apresenta bom conhecimento da técnica.


PO104

Efeitos do programa de qualidade sobre parâmetros laboriatoriais em uma unidade de hemodiálise

PILONETO, I; (1); NASCIMENTO, BME; (1); MARKS, GS; (1); CASSI, VH; (1); CARVALHO, MMJR.(1)

Instituto do Rim do Paraná(1)

Este trabalho analisa o impacto da supervisao sistemática do programa de qualidade em diálise, com foco nos indicadores clínicos dos pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. A implementaçao do programa de qualidade no serviço de diálise associado ao processo de vigilância contínua destes indicadores possibilita, efeitos positivos na melhoria dos resultados clínicos obtidos. O estudo teve como objetivo comparar os resultados laboratoriais dos pacientes hemodialisados, no período de dois anos, a fim de verificar a melhoria dos indicadores propostos e sua relaçao com a sobrevida em diálise crônica. Trata-se de uma análise comparativa entre 2006 e 2007, dos indicadores selecionados: hemoglobina < 11 mg/dl; KTV > ou igual 1,2; potássio < ou igual a 5,5 mg/dl; fósforo < 5,5 mg/dl; produto Ca x P < ou igual 55 mg/dl e imunizaçao para hepatite B reagente. Para análise dos resultados destes indicadores utilizou-se o teste de igualdade de duas proporçoes, definido por hipótese 0 proporçoes iguais entre os anos e hipótese 1 proporçoes diferentes entre os anos. O indicador KTV, potássio, imunizaçao para hepatite foram estatisticamente significativo, com proporçao maior em 2007 do que 2006. O indicador anemia permaneceu estável no período. O indicador fósforo e produto Ca x P evidenciou-se regressao na melhoria dos resultados. A sobrevida dos pacientes com mais de 90 dias em tratamento melhorou 5,2% em 2007. Conclui-se que as açoes do programa de qualidade possibilitaram uma maior sensibilizaçao da equipe multiprofissional e apesar de nem todos os indicadores apresentarem significado estatísco, a sistemática de vigilância destes parâmetros permitiu o processo de melhoria dos indicadores com impacto positivo na sobrevida dos renais crônicos.


PO105

Achados anormais no exame físico das mamas de mulheres em tratamento hemodialítico

CAMARGO, MF(1); MODESTO, AP(1); SCOPEL, FZ(2); PASQUAL, DD(2); PEREIRA, RM(1); SCHWARTZ, ME(1); SILVA, KCB(1)

Faculdade Integradas do Brasil(1)
Clínica de Doenças Renais – Filial Novo Mundo(2)

INTRODUÇAO: O exame físico é um dos principais instrumentos de trabalho do Enfermeiro, pois ele, aliado a uma boa amamnese, torna-se um norteador para a elaboraçao de um plano de cuidados adequado, além ser um instrumento para o desenvolvimento do raciocínio crítico durante o aprendizado. O auto-exame da mama raramente é realizado pelas mulheres, por isso deve ser realizado sempre que possível. Durante as atividades do Dia da Mama, realizado numa Clínica de Hemodiálise da cidade de Curitiba, tivemos a oportunidade de realizar este exame.
OBJETIVO: Detectar precocemente indícios de câncer de mama e/ou outras anormalidades da mama.
MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo, norteado por um roteiro estruturado de inspeçao e palpaçao das mamas das mulheres do segundo turno de hemodiálise durante as atividades do “Dia da Mama.” Após a realizaçao do exame compilamos os dados e passamos a analisá-los.
RESULTADOS: Durante a inspeçao das mamas observou-se: 13,9% das mulheres apresentaram as mamas assimétricas; 13,9% apresentaram sinal de casca de laranja, 11,1% coloraçao diferenciada e 55,6% com veias proeminentes na mama direita; 11,1% apresentaram sinal de casca de laranja, 8,3% coloraçao diferenciada e 55,6% com veias proeminentes na mama esquerda; 5,6% das mulheres apresentaram erupçoes cutâneas em ambas as mamas. Durante a realizaçao do exame das mamas com as mulheres em pé encontrou-se: dor em 2,8% das mulheres durante a palpaçao da mama e do mamilo; 2,8% apresentaram edema. Durante o exame da mama com as mulheres sentadas e deitadas observou-se: 8,4% das mulheres apresentaram secreçao mamilar à direita e à esquerda, ambas desencadeadas por estimulaçao do mamilo; a dor apareceu em 2,8% das mulheres; 2,8% apresentaram edema; 2,8% apresentaram nódulo na mama direita e 5,6%, nódulo na mama esquerda.
CONSIDERAÇOES FINAIS: A presença de achados anormais durante o exame de mama ressalta a necessidade de maior atençao à saúde das mulheres em programa de hemodiálise, bem como de promover outras atividades de educaçao em saúde desta populaçao


PO106

Padronizaçao dos prontuários dos pacientes em hemodiálise

PIERRI, ET(1); MODESTO, AP(1); PASQUAL, DD(1)

Clínica de Doenças Renais – Filial Novo Mundo(1)

OBJETIVO: O objetivo desse trabalho é descrever as fases do processo de padronizaçao dos prontuários da CDR – Curitiba.
MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência.
RESULTADOS: Com vistas às exigências do setor de alto de custo da Prefeitura Municipal de Curitiba e do SUS durante o período de auditoria, instituímos a utilizaçao de dois prontuários para cada um dos clientes ativos em nossa Instituiçao: o primeiro é aquele que se faz uso durante as sessoes de hemodiálise e o segundo é aquele em arquivamos os documentos mais antigos (acima de seis meses) e que nao sao utilizados rotineiramente. Para facilitar o manuseio, o primeiro prontuário foi organizado em partes, as quais passamos a relatar. Na primeira parte constam as folhas de sala, o protocolo de administraçao de medicamentos,as folhas de reuso, as folhas de assinatura, as folhas de cateter e as APAC’s dos últimos seis meses (agrupados pelo mês de referência), seguidos pela Rotina de Admissao do paciente (checklist devidamente preenchido) e pela ficha de Dados de Identificaçao do Paciente. Na segunda parte, encontram-se: avaliaçao médica, de enfermagem, nutriçao e outras, anamnese e exame físico. Na terceira parte, temos os seguintes impressos: Acesso vascular, Prescriçao Inicial de Hemodiálise e Descriçao de Cirurgias (quando existirem). Na quarta parte encontramos: Resumo Clínico Trimestral (impressao trimestral). Na quinta parte arquivamos os documentos do paciente. Na sexta parte constam: Termo de Consentimento Informado (assinado) e o resultado da primeira sorologia coletada no serviço (HbsAg, HCV, HIV e anti-HBS). É importante ressaltar que quando o paciente deixa o serviço, por qualquer que seja o motivo, os seus dois prontuários sao unidos de acordo com a divisao apresentada acima para o primeiro prontuário, sempre seguindo a ordem cronológica inversa. Os exames de controle mensal devem ser entregues aos pacientes logo após o seu registro e conferência, mediante o registro no prontuário.
CONSIDERAÇOES FINAIS: Acreditamos que esse modelo de organizaçao dos prontuários poderá ser de grande valia para as clinicas de hemodiálise de todo o país, pois alia a organizaçao e praticidade no manejo dos documentos do paciente


PO107

Fatores de risco para neoplasia de mama nas mulheres em tratamento hemodialítico

CAMARGO, MF(1); MATTOS, PR(1); MAZER, I(1); PINHEIRO, O(1); MODESTO, AP(1); SCOPEL, FZ(2)

Faculdades Integradas do Brasil(1); Clínica de Doenças Renais – Filial Novo Mundo(2)

INTRODUÇAO: Delinear planos de cuidados e estratégias de açao da equipe de enfermagem sao competências desenvolvidas rotineiramente em qualquer serviço, no entanto para que eles sejam eficazes é essencial conhecer e identificar os fatores de risco a que a populaçao alvo está submetida. Neste momento voltamos o nosso olhar para a saúde das mulheres em programa de hemodiálise, mais especificamente, para a saúde das mamas destas mulheres mediante a realizaçao do Dia da Mama.
OBJETIVO: Esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar os fatores de risco para neoplasia de mama nas mulheres portadoras de Insuficiência Renal Crônica em tratamento hemodialítico.
MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, realizado durante mediante o uso de instrumento de entrevista estruturado. A populaçao do estudo compreendeu 36 mulheres em tratamento hemodialítico no segundo turno de diálise de uma clínica satélite da cidade de Curitiba, Paraná, nos dias 11 e 12 de junho do corrente ano.
RESULTADOS: Durante a entrevista abordamos as mulheres sobre seus hábitos de vida e seus antecedentes familiares, clínicos e cirúrgicos. Dentre estes itens alguns foram considerados mais significativos, a saber: das mulheres entrevistadas 13,8% fez sua última consulta ao ginecologista há menos de 6 meses, 11,1% entre 6 e 12 meses, 19,4% entre 13 e 24 meses, 38,8% há mais de 24 meses e 16,6% nunca foram ao ginecologista.; 5,6% já apresentaram algum problema nas mamas; e 19,4% das mulheres têm história de neoplasia de mama na família.
CONSIDERAÇOES FINAIS: Percebemos que, mesmo estando dentro de um estabelecimento de saúde, grande parcela de mulheres em tratamento hemodialítico nao faz acompanhamento médico para as demais especialidades, tornando-as vulneráveis aos mais variados problemas de saúde, como a neoplasia de mama.


PO108

Teoria e prática: a complementaridade dos conceitos

JESUS, JRR(1); MATTOS, PR(1); MONTEIRO, FF(1); SILVA, ECP(1); MODESTO, AP(1); SCOPEL, FZ(2)

Faculdades Integradas do Brasil(1)
Clínica de Doencas Renais – Filial Novo Mundo(2)

INTRODUÇAO: A integralidade da assistência de enfermagem tem sido um dos temas em voga nas rodas de discussoes destes profissionais das ciências da saúde. No entanto, quando realizamos estágios em unidades especializadas percebemos que o cuidado é fragmentado, ou seja, que seu foco principal é a especialidade. Com o intuito de minimizar esta fragmentaçao propusemos à Gerência de Enfermagem de uma Clínica de Hemodiálise da cidade de Curitiba a realizaçao do Dia da Mama, ou seja, um dia em que estaríamos cuidando nao só do problema renal das clientes, mas também voltando o cuidado de enfermagem para o âmbito da prevençao do câncer de mama, mediante orientaçoes, exame físico e encaminhamento das mulheres ao ginecologista.
OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo principal relatar a percepçao dos Acadêmicos de Enfermagem do segundo ano de uma Universidade Privada do Paraná diante da experiência vivenciada.
MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa tendo como principal instrumento de trabalho a observaçao, seguida por anotaçoes dos discursos dos acadêmicos antes, durante e após a realizaçao das atividades do Dia da Mama. A seguir foram compilados, analisados e discutidos tais discursos.
RESULTADOS: A percepçao dos alunos foi focada na necessidade de um atendimento holístico às mulheres portadoras de doença renal crônica, visto que estas mulheres têm conhecimento e suporte para o cuidado da doença renal, no entanto há uma grande lacuna de conhecimento sobre o cuidado de si nas outras facetas da saúde, exemplificada pela carência de conhecimento sobre o auto-exame de mama e neoplasia de mama.
CONSIDERAÇOES FINAIS: A integralidade da assistência de enfermagem deve ser norteadora das açoes do enfermeiro, mesmo quando ele trabalha com especialidades. Nestes casos, é necessário que o enfermeiro lance mao de criatividade para instituir situaçoes que oportunizem orientaçoes, exame físico e encaminhamento aos profissionais adequados. Ou seja, é necessário que os profissionais incorporem em sua prática a teoria do cuidado holístico.


PO109

Avaliaçao da qualidade de vida relacionada a saúde de cuidadores de idosos em tratamento dialítico

OLIVEIRA, M.P.(1); RIBEIRO, R.C.H.M(2); KUSUMOTA, L.(1); RODRIGUES, R.A.P.(1)

Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto – USP(1)
Faculdade de Medicina de Sao Jose do Rio Preto (2)

OBJETIVOS: Realizar a caracterizaçao sócio-demográfica e clínica dos cuidadores de idosos em tratamento dialítico, bem como avaliar a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) dos mesmos.
MATERIAL E MÉTODOS: Estudo do tipo exploratório e descritivo realizado com 40 cuidadores de idosos atendidos na Unidade de Nefrologia do Hospital de Base de Sao José do Rio Preto, SP. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2007. Utilizou-se um instrumento para a caracterizaçao sócio-demográfica e clínica dos sujeitos e avaliou-se a QVRS pelo Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36). A análise foi realizada a partir da tabulaçao dos dados de caracterizaçao dos cuidadores e análise estatística descritiva da QVRS.
RESULTADOS: Dos idosos cuidados 77,5% realizavam tratamento hemodialítico e 22,5% Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua. Os cuidadores em sua maioria eram do sexo feminino 87,5%, casados 70%, do lar 57,5%, compostos por esposas 37,5 % e filhas 30%. A faixa etária prevalente foi de 50 a 59 anos com 30%, seguida de 22,5% de cuidadores com 70 anos ou mais, tinham ensino fundamental incompleto 52,5% deles e 10% eram analfabetos. Referiram permanecer mais de oito horas diárias com os idosos 72,5% dos cuidadores, sendo que 67,5% moravam com eles. Ainda que 65% dos cuidadores tenham respondido de forma positiva quando questionados se conheciam o significado da doença e o tipo de tratamento realizado pelo idoso ao qual prestavam cuidados, 67,5 % deles relataram nao ter tido treinamento específico. Referiram serem hipertensos 32,5% dos cuidadores. Quanto a QVRS os domínios que apresentaram maiores médias foram: Capacidade Funcional (75, 7), Estado Geral de Saúde (69, 2) e dor (65, 1) e os mais afetados foram: Aspectos Físicos (50, 6), Vitalidade (55, 6) e Aspectos Emocionais (57, 5).
CONCLUSAO: As cuidadoras, em sua maior parte esposas e filhas, de baixa escolaridade, casadas, que dividiam seu tempo entre as atribuiçoes do cuidado com o idoso e as tarefas do lar, muitas vezes sem instruçoes adequadas para o cuidado tiveram alguns domínios da QVRS mais prejudicados como aspectos físicos, vitalidade e aspectos emocionais


PO110

Causas de lesoes que antecedem amputaçoes de membros inferiores em clientes diabéticos portadores de insuficiência renal crônica

SMOKEVICZ, MARCELA A(1); SAMERDAK, JACEMIR(1,1); ROST, CARLOS A(1); LUZ, HERCILIO A(1)

Fundaçao Pró Rim(1)

O diabetes mellitus (DM) é atualmente um dos maiores problemas de saúde pública mundial. A neuropatia diabética é a responsável por ulceraçoes e amputaçoes de membros inferiores (MMII). Objetivo Geral: analisar as causas extrínsecas mais freqüentes de lesoes que antecedem as amputaçoes de MMII em pacientes diabéticos e portadores de DRC. Trata-se de um estudo epidemiológico, do tipo exploratório, descritivo, analítico, com delineamento transversal numa abordagem quantitativa. Realizou-se na Fundaçao Pró-Rim, situada na cidade de Joinville (SC). A coleta dos dados compreendeu o período de 03 a 07/03/2008. Os critérios de inclusao foram: pacientes portadores de DM e DRC, em tratamento de hemodiálise, que tenham sofrido amputaçoes de MMII. Foram excluídos os pacientes sem amputaçoes prévias de MMII. A coleta de dados ocorreu através de um questionário que foi aplicado a 12 pacientes, constando: nome, idade, causa da lesao e local da amputaçao. As causas citadas pelos pacientes foram as seguintes: a) mordida de formiga (8%), b) perfuraçao com objetos cortantes (25%), c) fissura em calcâneo (25%), d) onicocriptose (18%), e) acidente de carro (8%), f) uso de meias apertadas (8%), g) queda de objetos (8%). As amputaçoes variam de pododáctilos a porçao distal da coxa. Considerando as causas relacionadas, as mesmas foram divididas em 2 grupos: o 1º agrupa as causas que nao podem ser evitadas com orientaçoes e incapazes de serem corrigidas através de procedimentos podológicos. Este grupo inclui os itens “a,” “e” e “g”, citados anteriormente, totalizando 24%. O 2º grupo (76%) inclui as causas que podem ser evitadas através de orientaçoes ao paciente/familiares e que podem ser corrigidas através de procedimentos podológicos. A contribuiçao clínica deste estudo encontra-se na tentativa de reduçao do número de amputaçoes de MMII, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes portadores de DM e DRC

Pôsteres – Enfermagem

Comentários