J. Bras. Nefrol. 2005;27(2 suppl. 1):6.

Indicações de Biópsia Renal em Glomerulopatias

Uma vez estabelecido o diagnóstico clínico-laboratorial de glomerulopatia, sao indicaçoes de realizaçao de biópsia renal, desde que os rins apresentem dimensoes normais (ou aumentadas) ao exame ultra-sonográfico e que sejam levadas em conta contra-indicaçoes absolutas à sua realizaçao:

( 1 ) Síndrome nefrótica em pacientes adultos;
( 2 ) Insuficiência renal de causa nao-esclarecida;
( 3 ) Glomerulonefrite rapidamente progressiva;

Sao situaçoes em que nao há consenso quanto à indicaçao de biópsia renal em todos os casos, porém cuja realizaçao é defensável:

( 1 ) hematúria isolada de origem glomerular;
( 2 ) hematúria associada a proteinúria de pequena monta;
( 3 ) proteinúria isolada de pequena monta.

Nao se recomenda a realizaçao de biópsia renal em casos de nefropatia diabética com apresentaçao e evoluçao típicas.

Por fim, nao se justifica biópsia renal em caso de glomerulopatia, quando os rins estao contraídos, pois dificilmente se chega ao diagnóstico da doença original nessas condiçoes, havendo mais riscos que benefícios.

Deve-se deixar claro que ao indicar biópsia renal em glomerulopatias, deve-se programar o envio de material para análise pelo menos pelas técnicas de microscopia óptica e de imunofluorescência. Salientando-se que, em caso de hematúria isolada, além dessas é essencial que se disponha também de microscopia eletrônica. Em qualquer situaçao, consideramos boa prática, sempre que possível, colher material adequado para a análise pelas três técnicas e lançar mao da microscopia eletrônica (ME) quando necessário para dirimir dúvidas eventuais.

Indicações de Biópsia Renal em Glomerulopatias

Comentários