J. Bras. Nefrol. 2014;36(3):332-8.

Associação entre trabalho, renda e qualidade de vida de receptores de transplante renal no município de Teresina, PI, Brasil

Joelma Maria Costa, Lidya Tolstenko Nogueira

DOI: 10.5935/0101-2800.20140048

Introdução:

Avaliar qualidade de vida de receptores de transplante renal tem sido uma maneira de determinar o impacto do transplante no cuidado de saúde e no tratamento subsequente de caráter crônico.

Objetivo:

Analisar a associação entre renda, trabalho e qualidade de vida de pessoas submetidas a transplante renal.

Métodos:

A amostra foi composta por 147 pessoas, com média de 74,3 meses de realização do transplante. Na coleta de dados, foram utilizados: instrumento de avaliação socioeconômica e o questionário Medical Outcome Study 36 – Item Short – Form Health Survey, validado no Brasil. Realizou-se análise bivariada por meio do teste U de Mann-Whitney.

Resultados:

A média da qualidade de vida relacionada à saúde para o componente físico foi 63,8 (DP = 29,4), e para o componente mental, 65,6 (DP = 29,2). A análise bivariada mostrou que o exercício da atividade laboral e renda familiar superior a três salários mínimos associaram-se significativamente com uma melhor qualidade de vida.

Conclusão:

A atividade laboral é significativa para os receptores de transplante renal, e atenção especial deve ser dada pela equipe multiprofissional na busca de estratégias que favoreçam e incentivem sua manutenção e reinserção no mercado de trabalho.

Associação entre trabalho, renda e qualidade de vida de receptores de transplante renal no município de Teresina, PI, Brasil

Comentários