J. Bras. Nefrol. 2014;36(4):446-50.

Nefropatia induzida por contraste (NIC) em pacientes adultos internados submetidos à tomografia computadorizada por contraste

Luciano Passamani Diogo, Laura Fuchs Bahlis, Gustavo Franco Carvalhal

DOI: 10.5935/0101-2800.20140064

Introdução:

Nefropatia induzida por contraste (NIC) é consequência do uso de meios de contraste intravenoso, sendo definida como uma redução da taxa de filtração glomerular. A maioria dos dados de NIC são da literatura cardiovascular, que identificou como fatores de risco insuficiência renal crônica e diabetes. Entretanto, esses estudos limitam suas conclusões a uma população especifica de pacientes. Tomografia Computadorizada contrastada como causa de NIC foi menos estudada.

Objetivo:

Reportar incidência de NIC numa população de pacientes internados em hospital terciário submetidos à tomografia computadorizada com contraste, identificando possíveis fatores de risco evitáveis.

Métodos:

Realizamos um estudo de coorte prospectivo com pacientes internados em hospital terciário e que necessitaram de tomografia computadorizada com contraste. O desfecho primário foi desenvolvimento de NIC, verificado por meio da variação da creatinina sérica ou taxa de filtração glomerular em 48 ou 72 horas. Em entrevista clínica, verificamos possíveis fatores de risco, assim como medidas preventivas instituídas pela equipe médica e suas possíveis associações com desenvolvimento de NIC.

Resultados:

Do total de 410 pacientes, 35 (8,5%) desenvolveram NIC. Houve correlação positiva entre desenvolvimento de NIC e a presença de diabetes mellitus (OR = 2,15; 95%CI 1,35-4,06; p = 0,02), insuficiência cardíaca (OR = 2,23; 95%CI 1,18-8,8; p = 0,022), e insuficiência renal (OR = 3,36; 95%CI 1,57-7,17; p = 0,002).

Conclusão:

A incidência de NIC varia de acordo com a população. Diabetes, insuficiência cardíaca e insuficiência renal foram fatores de risco independentes para o desenvolvimento de NIC. Mais estudos são necessários para melhor entendimento e tratamento da NIC relacionada à tomografia computadorizada.

Nefropatia induzida por contraste (NIC) em pacientes adultos internados submetidos à tomografia computadorizada por contraste

Comentários