J. Bras. Nefrol. 2015;37(1):64-71.

Sobrevida de pacientes em hemodiálise em um hospital universitário

Fernanda Ismaela Rolim Teixeira, Maria Lúcia Holanda Lopes, Giselle Andrade dos Santos Silva, Ricardo Ferreira Santos

DOI: 10.5935/0101-2800.20150010

Introdução:

A doença renal crônica (DRC) apresenta altas taxas de morbidade e mortalidade, especialmente na população em diálise.

Objetivo:

Determinar a taxa de sobrevida; caracterizar o perfil epidemiológico e clínico; identificar as comorbidades e as variáveis associadas à sobrevida dos pacientes submetidos à hemodiálise.

Métodos:

Trata-se de um estudo de natureza descritiva e longitudinal constituído por 162 pacientes submetidos à hemodiálise, em um hospital universitário. As variáveis categóricas foram descritas por meio de frequências e porcentagem e as numéricas por meio de média ± desvio padrão. A análise por meio da regressão de Cox foi utilizada para estudar a influência de diversas variáveis clínicas e demográficas. Foram construídas as curvas de sobrevida das variáveis significantes com o método de Kaplan Meyer.

Resultados:

A idade média foi de 48,09 anos, a renda familiar mensal e o nível de instrução mostraram-se reduzidos na maior parte dos estudados. A hipertensão arterial mostrou-se a principal comorbidade associada à insuficiência renal crônica terminal, seguida pelo diabetes mellitus. Os fatores que comprometeram significativamente a sobrevida dos pacientes foram a idade avançada no início da terapia, a hemoglobina e a albumina. A taxa de sobrevida global foi de 84,71% e 63,32% em um e cinco anos, respectivamente.

Conclusão:

A taxa de sobrevida foi considerada baixa e mostrou-se decrescente ao longo dos anos, não representando melhorias apesar dos avanços tecnológicos, diagnósticos e terapêuticos. A idade avançada, a hipoalbuminemia e a anemia são fortes preditores de mortalidade.

Sobrevida de pacientes em hemodiálise em um hospital universitário

Comentários