J. Bras. Nefrol. 2015;37(3):306-14.

Estado nutricional e ganho de peso interdialítico de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise

Sanzia Francisca Ferraz, Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, Inaiana Marques Filizola Vaz, Marta Isabel Valente Andrade Morais Campos, Maria do Rosário Gondim Peixoto, Edna Regina Silva Pereira

DOI: 10.5935/0101-2800.20150050

Introdução:

O estado nutricional (EN) de pacientes em hemodiálise (HD) é motivo de preocupação e de desafio. A desnutrição é comum nestes pacientes e relaciona-se com pior prognóstico clínico.

Objetivos:

Avaliar a associação entre o EN e o ganho de peso interdialítico (GPID) de pacientes com doença renal crônica (DRC) em hemodiálise (HD).

Métodos:

Estudo transversal realizado com 322 pacientes maiores de 18 anos. O EN foi avaliado por meio do índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura corporal estimado pela somatória de quatro dobras cutâneas (tricipital, bicipital, suprailíaca e subescapular), massa corporal magra (MCM), creatinina e albumina sérica e a taxa de aparecimento do nitrogênio (PNA). O GPID foi avaliado a partir da somatória da diferença de peso de 12 sessões de hemodiálise (GPIDm).

Resultados:

Considerando-se a amostra em quartis de GPIDm, verificou-se que o IMC, MCM, creatinina sérica (p < 0,001) e PNA (p = 0,011) estavam diretamente correlacionados. Não foi verificada associação entre o GPIDm e os níveis de albumina sérica. Por meio de análise multivariada, verificou-se que a prevalência de pacientes com adequação ao IMC e a creatinina sérica foi significativamente maior para pacientes do último quartil de GPIDm em relação ao primeiro.

Conclusão:

O EN associou-se positivamente ao GPID. Os resultados apontam para necessidade de avaliação individualizada e cautelosa do GPID, a fim de não se generalizar uma recomendação que não satisfaça as expectativas de manutenção e promoção do estado nutricional desses pacientes.

Estado nutricional e ganho de peso interdialítico de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise

Comentários