J. Bras. Nefrol. 2016;38(2):209-14.

Desenvolvimento de competências para o uso da ultrassonografia point-of-care em Nefrologia

Aida Aguilar Nunes, José Muniz Pazeli Júnior, Anderson Tavares Rodrigues, Ana Luisa Silveira Vieira Tollendal, Oscarina da Silva Ezequiel, Fernando Antonio Basile Colugnati, Marcus Gomes Bastos

DOI: 10.5935/0101-2800.20160030

Introdução:

O uso do ultrassonografia (US) por não radiologista tem aumentado e decorre da necessidade de o médico integrar “novas” informações clínicas ao processo diagnóstico. Na Nefrologia, ainda não foi estabelecido um currículo de treinamento em US definido e que tenha sido validado. O objetivo do estudo é apresentar os resultados do desenvolvimento de competências para o uso do ultrassom point-of-care (POCUS) em Nefrologia.

Métodos:

Nove residentes, quatro de Nefrologia e cinco de clínica médica, frequentaram um curso de ultrassom teórico-prático de 16 horas. Foram abordados temas de ultrassom relacionados ao trato urinário, pulmão, coração, vasos sanguíneos, biópsia renal e inserção de cateter venoso central. A avaliação constou de testes cognitivos (TC) de múltipla escolha e associação de imagens antes e após o curso e de avaliação prática de competências na geração de imagens ultrassonográficas e realização de procedimentos pelo Exame Estruturado de Habilidades Clínicas (OSCE).

Resultados:

Todos os residentes concluíram o curso. Observou-se melhora significativa dos conhecimentos quando se compararam as notas obtidas pelos residentes antes e após o TC de múltipla escolha (p < 0,004) e de associação de imagens (p < 0,02). A avaliação de competência dos residentes pelo OSCE, com exceção da estação sobre pulmão, foi considerada muito boa.

Conclusão:

Um curso de POCUS em Nefrologia de apenas 16 horas, não limitado aos temas do trato urinário, possibilita o desenvolvimento de competências na obtenção de imagens e a realização de procedimentos nefrológicos. O currículo desenvolvido pode servir de modelo para o aprendizado do POCUS em Nefrologia.

Desenvolvimento de competências para o uso da ultrassonografia point-of-care em Nefrologia

Comentários