J. Bras. Nefrol. 2016;38(2):234-44.

Qualidade de vida, nível cognitivo e desempenho escolar em crianças portadoras de distúrbio funcional do trato urinário inferior

Lorenna Andrade Veloso, Maria Júlia Gonçalves de Mello, José Pacheco Martins Ribeiro Neto, Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa, Eduardo Just da Costa e Silva

DOI: 10.5935/0101-2800.20160033

Introdução:

Distúrbios do Trato Urinário Inferior (DTUI) de causa funcional são disfunções vesicais sem defeitos anatômicos ou neurológicos. O diagnóstico é principalmente clínico, com sintomas padronizados pela International Children’s Continence Society. Poucos estudos relacionam qualidade de vida destes pacientes ao nível cognitivo e aproveitamento escolar.

Objetivos:

Avaliar marcos do controle miccional, dificuldades cotidianas, qualidade de vida (QV), nível cognitivo e desempenho escolar de crianças portadoras de DTUI.

Método:

Série de casos de pacientes acompanhados na Nefrologia Pediátrica de hospital terciário com avaliação da QV (Pediatric Quality of Life Inventory – Peds-QL), Teste de Desempenho Escolar (TDE) e teste de matrizes progressivas de Raven.

Resultados:

Meninas de classe social menos favorecida foram 90,9% das crianças elegíveis. A média de idade foi 9,1 ± 4,8 anos. Os sintomas mais frequentes foram urge-incontinência (81%), manobras de contenção (77,3%) e enurese (59,1%) associados à síndrome do distúrbio de eliminações (63,6%). Cuidadores consideravam as perdas urinárias e/ou sintomas como voluntários, brigavam e/ ou batiam na criança. As crianças já tinham sido submetidas a situações constrangedoras e advertências de professores, escondiam sintomas e/ou roupas sujas. O escore médio de QV foi 71,0 ± 12,6 com menor média na dimensão escolar. No TDE 55% tiveram desempenho inferior e nas Matrizes de Raven 60% estavam intelectualmente em nível médio. Observaram-se escores menores de QV no nível médio e inferior do TDE e capacidade intelectual média/abaixo da média nas Matrizes de Raven.

Conclusão:

DTUI pode influenciar negativamente relações familiares e sociais, desempenho escolar e qualidade de vida das crianças portadoras.

Qualidade de vida, nível cognitivo e desempenho escolar em crianças portadoras de distúrbio funcional do trato urinário inferior

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