J. Bras. Nefrol. 2016;38(4):403-10.

Ácido úrico sérico e sua associação com hipertensão, nefropatia precoce e doença renal crônica em pacientes diabéticos tipo 2

Mohamed Fouad, Hoda Fathy, Amal Zidan

DOI: 10.5935/0101-2800.20160065

Introdução:

A detecção precoce da nefropatia diabética (ND) é importante. O ácido úrico sérico (AUS) tem um papel ainda desconhecido no desenvolvimento de ND.

Objetivo:

Estudar a relação entre AUS e hipertensão, nefropatia precoce e progressão da doença renal crônica (DRC) no diabetes mellitus tipo 2 (DM2).

Métodos:

O estudo contou com 986 participantes, de acordo com a presença e a duração do diabetes, os pacientes foram classificados em três grupos. O Grupo I incluiu 250 participantes saudáveis. O Grupo II incluiu 352 pacientes com início de diabetes < 5 anos. O Grupo III incluiu 384 pacientes com o aparecimento de diabetes > 5 anos. Todos os participantes foram submetidos a exame clínico completo, medidas antropométricas, exames laboratoriais – incluindo hemoglobina glicosilada (HbA1C), bem como a razão entre triglicérides e lipoproteína de alta densidade (TG/HDL-C), AUS, razão creatinina/albumina (RCA) urinária, e taxa estimada de filtração glomerular (eTFG).

Resultados:

A razão AUS, PA, HbA1c, TG/HDL-C e RCA foi significativamente maior no grupo III do que no grupo I, II e em II do que I. A eTFG foi significativamente menor no grupo III do que nos grupos I, II e no II do que no I (p < 0,001). Idade, IMC, PA, HbA1c, razão TG/HDL-C, RCA, foram positivamente correlacionados com AUS, enquanto que a TFG esteve negativamente correlacionada. O AUS a níveis > 6,1 mg/dl, > 6,2 mg/dl e > 6,5 mg/dl apresentou maior sensibilidade e especificidade para identificar hipertensão, nefropatia precoce e declínio da eTFG, respectivamente.

Conclusão:

Mesmo elevados níveis de AUS, foi associado ao risco de hipertensão, nefropatia precoce e declínio da eTFG. Além disso, o nível de AUS pode identificar o início da hipertensão, nefropatia precoce e progressão da DRC em DM2.

Ácido úrico sérico e sua associação com hipertensão, nefropatia precoce e doença renal crônica em pacientes diabéticos tipo 2

Comentários