J. Bras. Nefrol. 2017;39(1):36-41.

Acesso vascular life-saving na exaustão do capital vascular: experiência de um centro com cateteres intra-auriculares para hemodiálise

Marta Pereira, Noélia Lopez, Iolanda Godinho, Sofia Jorge, Estela Nogueira, Fernando Neves, Alice Fortes, António G. Costa

DOI: 10.5935/0101-2800.20170006

Introdução:

A colocação de cateteres intra-auriculares (IAC) tem surgido como uma técnica life-saving nos doentes em hemodiálise (HD) com exaustão de acessos vasculares.

Objetivo:

Analisar as complicações decorrentes da colocação de IAC, assim como a sobrevivência dos doentes e do acessos vascular após este procedimento.

Métodos:

Os autores analisaram retrospetivamente sete doentes com exaustão de acessos vasculares para HD, sem alternativa imediata de terapêutica substitutiva renal, submetidos a colocação de IAC entre Janeiro de 2004 e Dezembro de 2015.

Resultados:

Os sete doentes foram submetidos à colocação de doze IAC. A hemorragia (6/7) e as infeções (3/7) foram as principais complicações no pós-operatório imediato. Dois (2/7, 29%) doentes faleceram por complicações precoces e 5/7 tiveram alta com cateter funcionante. A complicação tardia mais frequente foi a exteriorização acidental do cateter em todos os doentes, seguida da trombose e infeção relacionada com o cateter, na mesma proporção (2/5). Durante o seguimento, dois dos cinco doentes faleceram por complicações associadas com o acesso vascular. Após a falência do IAC, um doente foi transferido para diálise peritoneal e outro foi submetido a transplantação renal. Apenas um doente permanece em HD após o terceiro IAC, com uma sobrevivência de 50 meses. A sobrevivência média dos doentes após colocação de IAC foi de 19 ± 25 (0-60) meses e a patência média do IAC foi de 8 ± 11 (0-34) meses.

Conclusão:

A colocação de um IAC para HD esteve associado a riscos significativos e mortalidade elevada. Contudo, quando as terapêuticas de substituição renal alternativas estão esgotadas, ou como uma ponte para outras modalidades, esta opção deve ser considerada.

Acesso vascular life-saving na exaustão do capital vascular: experiência de um centro com cateteres intra-auriculares para hemodiálise

Comentários