J. Bras. Nefrol. 2017;39(2):196-204.

Práticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde: uma revisão sistemática

Roxana Claudia Condori Iquize, Fabrício Claudino Estrela Terra Theodoro, Karla Andréa Carvalho, Manuela de Almeida Oliveira, Jônatas de França Barros, André Ribeiro da Silva

DOI: 10.5935/0101-2800.20170034

Esta revisão sistemática procurou identificar a produção científica multiprofissional, que aborde fatores para o adequado manejo do diabetes mellitus com enfoque na educação em saúde, na perspectiva do paciente e do profissional. O objetivo foi sintetizar o conhecimento produzido e apontar suas implicações na prática do atendimento ao doente. Foi realizada uma busca nas bases de PubMed, Medline, SCOPUS, LILACS e BIREME. Os programas de intervenção apresentam metodologias e estruturas distintas, embora a base teórica seja a educação para autogestão. As metodologias de avaliação da eficácia dos programas educativos incidiram no número de adesões e permanência nos grupos. Alguns estudos também avaliaram parâmetros psicológicos, fisiopatológicos e sociais. Os resultados mostram ganhos qualitativos no autocuidado, na humanização do atendimento, e na qualidade de vida dos pacientes. As evidências apontam que parece haver uma resposta positiva aos programas de intervenção quando comparados os parâmetros fisiológicos, psicológicos, educativos e sociais, iniciais e finais dos estudos.

Práticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde: uma revisão sistemática

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