J. Bras. Nefrol. 2017;39(4):398-405.

Ensaio EPIC: impacto do programa de educação no controle de fósforo sérico em pacientes com DRC 5D em hemodiálise

Carmen Tzanno Branco Martins, Bárbara Margareth Menardi Biavo, Clarissa Baia Bargas Uezima, Jacqueline Alves Pereira dos Santos, Camila Machado de Barros, Elzo Ribeiro Júnior, Paul Clesca Troconis, Cristoforo Scavone, Marcus Vinicius de Souza João Luiz

DOI: 10.5935/0101-2800.20170072

Introdução:

nos pacientes com insuficiência renal crônica no estágio 5D (DRC 5D), o incentivo à adesão ao tratamento pelos profissionais de saúde é um desafio clínico significativo.

Objetivos:

Este estudo avalia o impacto de um programa de educação nutricional em hiperfosfatemia, utilizando o modelo transteórico de mudança de comportamento (TMBC).

Casuística e métodos:

estudo prospectivo de intervenção que incluiu 179 pacientes com DRC 5D com hipofosfatemia. O programa educacional de 4 meses ocorreu durante as sessões de diálise. Os dados demográficos e laboratoriais foram avaliados, enquanto o TMBC foi utilizado tanto antes, quanto após a intervenção.

Resultados:

132 pacientes apresentaram variação positiva e redução significativa nos níveis de fosfato, enquanto 47 pacientes apresentaram variação negativa e pouca redução nos níveis de fosfato. Mudanças positivas foram identificadas em diferentes níveis de alfabetização. 117/179 participantes foram submetidos a tratamento contínuo com sevelamer ao longo do estudo. Tivemos 61 pacientes com hormônio paratireoidiano intacto (iPTH) < 300 pg/ml que apresentaram redução do nível de fosfato, enquanto 118 pacientes com iPTH > 300 pg/ml também mostraram uma diminuição nos níveis de fosfato.

Conclusões:

os programas de educação nutricional podem produzir excelentes resultados quando adequadamente empregados. Um programa de educação pode ser efetivo em diferentes níveis de alfabetização.

Ensaio EPIC: impacto do programa de educação no controle de fósforo sérico em pacientes com DRC 5D em hemodiálise

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