J. Bras. Nefrol. 2018;40(1):10-7.

retirarA ingestão prévia de castanha-do-brasil atenua a lesão renal induzida por isquemia e reperfusão

Natassia Alberici Anselmo, Leticia Colombo Paskakulis, Renata Correia Garcias, Fernanda Fortuci Resende Botelho, Giovana Queda Toledo, Maria Fernanda Ribeiro Cury, Natiele Zanardo Carvalho, Glória Elisa Florido Mendes, Tatiane Iembo, Thaís Santana Gastardelo Bizotto, Patricia Maluf Cury, Agnaldo Bruno Chies, Carla Patrícia Carlos

DOI: 10.1590/1678-46a85-JBN-3819

RESUMO

Introdução:

a lesão por isquemia-reperfusão (IR) resulta, entre outros fatores, de inflamação e estresse oxidativo. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a castanha-do-brasil (BN) pode atenuar a lesão renal causada por IR.

Objetivo:

O objetivo foi investigar se a ingestão prévia de BN reduz a lesão e a inflamação renal causadas por IR, melhorando a função renal e o estresse oxidativo.

Métodos:

Ratos Wistar machos foram distribuídos em seis grupos (N=6/grupo): SHAM (controle), SHAM tratado com 75 ou 150 mg de BN, IR, e IR tratado com 75 ou 150 mg de BN. O procedimento de IR consistiu na nefrectomia à direita e oclusão da artéria renal esquerda por 30 minutos. A castanha foi administrada diariamente e individualmente por sete dias antes da cirurgia (SHAM ou IR), e mantida até o sacrifício (48h pós-cirurgia). Os seguintes parâmetros foram avaliados: creatinina, ureia e fósforo plasmáticos; proteinúria, volume urinário e depuração de creatinina; TBARS e TEAC (capacidade antioxidante) plasmáticos; expressão renal de iNOS e nitrotirosina, e influxo de macrófagos.

Resultados:

O pré-tratamento com 75 mg de BN atenuou os parâmetros de função renal alterados pela IR, com elevação da depuração de creatinina e o volume urinário, redução da proteinúria, ureia e fósforo plasmáticos, e diminuição da expressão de iNOS, nitrotirosina e da infiltração de macrófagos.

Conclusão:

A ingestão de baixa quantidade de BN, previamente ao processo de IR, melhora a função renal pela inibição da infiltração de macrófagos e do estresse oxidativo.

retirarA ingestão prévia de castanha-do-brasil atenua a lesão renal induzida por isquemia e reperfusão

Comentários